top of page
  • Foto do escritorAdmin

Abrir sua própria clínica odontológica ou alugar um consultório pronto?


Clínica nova ou alugar sala?

Além de investimentos diferentes, o propósito de quem abre uma clínica é diferente daquele que toma a decisão de alugar um ponto comercial pronto.


Afinal, o que é melhor para um dentista? Investir em montar sua própria clínica / consultório ou alugar um consultório pronto?


Para tomar a melhor decisão são necessários levar em consideração vários aspectos que envolvem os pontos abaixo:


01 - Capacidade de investimento


Qual o montate de dinheiro que você tem de disponibilidade para investir na montagm da sua própria clínica ou consultório?


Seu orçamento é bastante reduzido? Ou você dispõe de capacidade financeira para montar uma clíncia própria com duas ou três cadeiras.


Diria, pela nossa experiência ajudando dentistas a montarem suas clínicas, que um capital abaixo de 100 mil reais inviabiliza a montagem de clínica com pelo menos duas cadeiras em um imóvel de cerca de 100 metros quadrados.


Além do investimento inicial, leve em consideração também, os gastos mensais para manter a clínica operando. Isso envolve valores com aluguel, água, luz, telefone, contador, impostos (diretos sobre venda), funcionários e marketing.


Faça uma planilha e divida em duas abas:


A - Custos prè-abertura que envolvem equipamentos, mobiliário, regularização da empresa, licenças, marketing inicial, contratação de equipe, aluguel e taxas mensais, reformas no imóvel, etc.


B - Custos de operação - Os famosos custos fixos que vão acontecer todo mês mesmo que você não venda nenhum plano de tratamento. Com já citados, aqui entram contas de luz, água, telefone, aluguel, funcionários, etc.


Se fizer todos os cálculos e perceber que seu orçamento disponível vai ficar todo comprometido com a montagem da clínica ou consultório, melhor optar por buscar um parceiro / investidor, ou então, ir atrás de um coworking odontológico ou sala pronta para alugar.


02 - Qual o grau de liberdade de decisão você deseja ter?


Quando você monta sua própria clínica todo o poder de decisão está nas suas mãos. Isso envolve a decoração, o ponto comercial, o padrão de atendimento, os horários de atendimento, o tipo de equipamento que mais lhe agrada, etc.


Quando você aluga um consultório de outra pessoal, total ou parcialmente, na verdade estará se submetendo aos padrões e protocolos que o proprietário decidir.


Você não vai poder fazer grandes modificações na fachada, no consultório ou mesmo no horário de atendimento.


Por outro lado, várias das preocupações com uma estrutura própria desaparecem. Por exemplo: Se a bomba a vácuo ou o gerador estragarem será responsabilidade do proprietário do consultório resolver o problema e pagar a conta.


Cabe a você pesar na balança o que é mais importante, ter mais liberdade para escolher a hora e o dia, a forma e o modelo de trabalho, ou não ter que se preocupar se a secretaria está doente, se tem café na recepção ou mesmo se o espaço está limpo.


03 - Você quer desenvolver uma marca própria?


Se a intenção é fortalecer o seu nome e criar uma marca própria, é fundamental contar com um espaço só seu.


Afinal, uma marca é a composição de nome, símbolos, processos de trabalho e nível de qualidade e confiança que um profissional transmite ao mercado.


Apesar de alguns espaços de coworking odontológico em grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro permitirem uma customização do seu consultório, você ainda estará sujeito(a) a um padrão da empresa que não é o seu.


Claro, você pode desenvolver sua logomarca e papelaria personalizada, mas fica difícil se tonar uma marca memorável no espaço dos outros.


Agora, se você não está tão preocupado assim em criar sua propria imagem no mercado, alugar um consultório por hora pode ser uma opção interessante.


04 - Você quer montar um consultório em área nobre


O custo do metro quadrado em espaços nobres de grandes cidades costuma ser bastante proibitivo para quem esta começando.


Se o seu público-alvo é formado por pessoas de maior poder aquisitivo, é quase certo de que elas esperam encontrar um dentista em lugares que costumam frequentar.


Isso envolve tanto um capital maior para investir em um local mais nobre, como também custos de aloação e de manutenção mais caros.


Pese novamente, se é possível para você fazer os investimentos necessários e se ele gerará retorno, ou se compensa alugar uma sala pronta em um local de alto padrão que seu público frequenta.


05 - Você já tem uma carteira de pacientes formada?


Se você já é veterano na odontologia e tem um bom número de pacientes, mesmo trabalhando na clínica de terceiros, pode ser interessante investir na sua própria clínica, afinal boa parte da carteira vai migrar para o seu novo endereço.


Agora, se você é um dentista recém formado, talvez compense mais alugar um ou dois períodos por semana em uma sala pronta e a medida que seu nome for se firmando no mercado e a carteira de clientes crescendo investir na sua própria clínica.


Conclusão


Abrir o próprio consultório ou alugar uma sala pronta é uma decisão que envolve vários fatores, como o seu momento de vida, sua capacidade financeira, a experiencia de mercado, e acima de tudo, o seu propósito de vida.


Se precisa de ajuda para tomar a melhor decisão, entre em contato e converse com um de nossos consultores



Senior Consulting

Consultoria para clínicas odontológicas

+55 11 3254 7451


bottom of page