top of page
  • Foto do escritorAdmin

5 passos para não errar na hora de montar seu consultório


5 passos para não errar na hora de montar seu consultório

Você está animado para abrir seu primeiro consultório? Acredita que chegou a hora de ter um consultório somente seu?


Então, vamos te ajudar a dar os passos certos para minimizar problemas e maximizar suas chances de ter sucesso com seu novo consultorio.


Esse artigo se aplica a qualquer profissional de saúde (médicos, dentistas, psicológos, etc.) que estão em buscar de orientações para montar o seu consultório.


Vamos lá!!


01 - Escolha do ponto comercial - Muita calma nessa hora


Errar no ponto comercial pode ser fatal para o sucesso do seu consultório. Muitas pessoas nos procuram e perguntam como devem identificar o melhor ponto comercial para abrir o seu consultório.


A resposta que sempre damos é: Abra seu consultório onde existe um grande números de pessoas com os problemas em potencial que você resolve.


Quer um exemplo? Um odontopediatria deveria buscar uma localização próxima a uma escola, um bairro com muitos casais com filhos, etc.


Claro, se você investir bastante em marketing poderá atrair pessoas de outras regiões, mas via de regra, vale a pena investir em buscar locais com alta concentração de pessoas que tenham o perfil do seu público-alvo.


02 - Alugar ou comprar?


Se você tem capital suficiente ou não, nossa sugestão negocie um contrato de dois anos. Não sabe como fazer isso? Contrate um consultor imobiliário que vá correr atrás de um imóvel com essa condição de saída.


Não imobilize seu capital em uma sala ou casa comercial logo de cara. Dedique seu capital para outras atividades nesse momento, como marketing e assessoria contábil.


03 - Sala de prédio ou imóvel de rua?


Denistas e médicos tem muito a ganhar com a exposição natural de uma rua de alto fluxo de pedestres ou automóveis.


Portanto, sempre que a condição permitir nossa sugestão é que você invista em um imóvel de rua. Especialmente em ruas de alto tráfego de pessoas e veículos.


O motivo é simples: Mais pessoas vão ver a sua marca, com um custo mais baixo e seu investimento em publicidade e propaganda do consultório pode ser muito menor ou mesmo inexistente.


04 - Qual o melhor momento do ano para abrir meu consultório?


No momento que estiver preparado. Nunca vai existir momento perfeito. Crises, pandemias e outras interpéries vão ocorrer e estão totalmente fora do nosso controle.


Logicamente, observe as características da sua cidade. É notório que algumas cidades brasileiras ficam praticamente vazias em Janeiro, Julho e Dezembro, ou seja, nos meses de férias. Isso é normal em cidades pequenas com universidades que atendem pessoas do Brasil todo.


05 - Abrir o consultório sozinho ou ter sócios?


Se for para te sócio, ele deve saber coisas que você não sabe. Mas não estamos falando de coisas da sua área (medicina, odontologia, psicologia, etc.).


Se você é um dentista e não sabe nada de administrar uma empresa, deveria buscar alguém que tenha essa competência, não outro dentista. Entendeu?


Conclusão


Não temos a fórmula do sucesso para abrir um consultório, mas para além dos aspectos jurídicos e fiscais de abertura de uma empresa, existem outros critérios que devem ser muito bem avaliados, conforme listamos acima.


Se precisar de ajuda para abrir o seu consultório, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!



Senior Consulting

Assessoria abertura de consultórios

+55 11 3254 7451



bottom of page