top of page
  • Foto do escritorAdmin

Como ter um consultório odontológico de alto desempenho


Como ter um consultório odontológico de alto desempenho

Entender como se desenvolve um consultório odontológico pode parecer uma tarefa difícil. Mas, nesse artigo vamos ajudar você profissional de odontologia a adotar estratégias utilizadas por consultórios de alto desempenho.


Nesse artigo você vai ver:

O que é um consultório de alto desempenho?

Como criar um consultório de alto desempenho?

Missão, visão e valores bem definidos

Construa um time de alta performance

Planejamento estratégico do consultório

Solucione as dores do seu paciente

Busca da inovação constante

Conclusão


O que é um consultório de alto desempenho?


Um consultório de alto desempenho é aquele capaz de satisfaze as demandas dos seus pacientes com alto grau de excelência e assertividade, de acordo com metas estabelecidas e dentro dos custos estipulados.


São vários os critérios que determinam o alto desempenho de um consultório: Produtividade da equipe da clínica, estrutura e processos bem definidos.


Um consultório de alto desempenho entrega um serviço de qualidade, dentro do nível proposto e de acordo com os recursos de que dispõe.


Posto de outra forma, podemos dizer que um consultório de alto desempenho entrega os resultados dele esperados, ganhando destaque e visibilidade na sua área de atuação, ao mesmo tempo em que mantêm sua lucratividade e produtividade.



Como criar um consultório de alto desempenho?


Um consultório odontológico de alta perfmonance e desempenho excepcional é criado a partir das premissas abaixo:


01 - Missão, visão e valores bem definidos


Tudo começa com o direcionamento dado ao consultório. Uma missão clara, compartilhada entre os membros da equipe é vital.


Pautar as ações do seu consultórios por valores sólidos como o respeito ao ser humano, a integração e harmonia entre interesses econômicos as necessidades dos seus pacientes são fatores que impulsionam a performance de um consultório.


Um consultório de alto desempenho tem clareza sobre qual a sua razão de existir, o ponto onde desejar chegar, como querem ser reconhecidos no mercado e quais os valores morais, éticos e profissionais devem ser praticados por todos na equipe.


02 - Construa um time de alta performance


Um consultório odontológico de alta performance é formado por pessoas que vivenciam a missão, a visão e os valores do consultório.


Essas pessoas compartilham um crença em comum que as leva a ter um desempenho superior aos demais consultórios.


São pessoas que buscam se aprimorar profissionalmente e pessoalmente, sempre buscando entregar o seu melhor para o seus pacientes.


Gostamos muitos de uma palavra que sempre encontramos em consultórios de alta performance: Capricho.


Pessoas que fazem o que amam, que gostam de pessoas, invariavelmente vão ser bem recompensadas pelo que fazem. O capricho é aquele tempero especial que você encontra somente em pessoas e consultórios de alto desempenho.


03 - Planejamento estratégico do consultório


Não é possível atingir alto desempenho sem metas e objetivos claros.


Metas são direcionadores de onde seu consultorio deseja estar. Para ser válida, uma meta precisa ter um data e um valor associado.


Metas sem prazos e sem grandezas númericas são apenas devaneios, desejos, sonhos que desaparecem com o menor solavanco.


Toda consultório odontológico precisa de um planejamento estratégico. Esse planejamento deve ser um aglutinador das forças da empresa em direção a objetivos estabelecidos.


Todo planejamento passa por uma boa análise das forças e fraquezas internas, assim como pela análise das oportunidades e ameaças do ambiente em que o consultório está inserido.


Todo planejamento gera indicadores de desempenho, que nada mais são do que índices que vão permitir ao gestor do consultório acompanhar o quão perto ou distante das metas o consultório se encontra em um determinado momento.


04 - Solucione as dores do seu paciente


Toda empresa existe para resolver problemas dos seus clientes. Na odontologia não é diferente.


Quais as dores seu consultório resolve? E não estamos falando apenas das dores físicas, mas do conjunto de necessidades que leva uma pessoa a buscar por um tratamento na sua clínica. Isso envolve a preocupação com o risco, com a segurança, com o preço e valor do serviço.


Um consultório de alta performance se diferencia dos demais no mercado não pelo inedistimo do que ele faz, mas sim, pela forma como faz o que faz.


05 - Busca da inovação constante


Todo consultório de alto desempenho está em permanente busca de aperfeiçoamento.


Isso envolve o investimento em pessoas, treinamentos, equipamentos e tecnologia. Nenhuma empresa que para no tempo consegue se destacar dos demais.


Quando um consultório assume esta dinâmica de busca contínua de melhoria e inovação, ela acaba entregando um serviço mais rápido, mais simples e eficiente, o que por sua vez, provoca um desenvolvimento do próprio negócio.


Conclusão


Para entender o que leva um consultório ao alto desempenho é preciso decompo-ló em partes fundamentais: Pessoas, processos, metas e objetivos.


Além disso, sabemos que o mercado de odontologia é extremamente competitivo e vão sobreviver aqueles mais aptos, ou seja, os que resolverem de uma forma melhor os problemas e dores dos seus pacientes.


Você quer elevar a performance e o desempenho do seu consultório? Fale com um especialista em gestão e marketing para odontologia do time da Senior Consulting agora mesmo!


Senior Consulting

Consultórios de alta performance

+55 11 3254 7451

atendimento@seniorconsulting.com.br







bottom of page