top of page
  • Foto do escritorAdmin

5 principais indicadores de desempenho (KPI) para clínicas odontológicas


Indicadores são fundamentais para todo tipo de empresa. Na odontologia, os indicadores são muito importantes também, pois permitem que um gestor controle a saúde financeira e operacional da sua clínica.


Neste artigo você vai ver:


O que são indicadores de performance?

Por que gerenciar indicadores na sua clínica

5 indicadores de performance para clínicas odontológicas


O que são indicadores de performance?


Um indicador de performance é uma unidade medida que demonstra o quão eficientemente uma clínica está operando para conquistar seus objetivos estratégicos. É uma medida percentual ou númerica que demonstra o nível de sucesso uma clínicaem relação a alguma meta específica previamente definida.


Por que gerenciar indicadores na sua clínica odontológica?


A principal função dos indicadores de performance é medir uma situação específica que o gestor da clínica deseja analisar. O indicador medirá os itens que forem relevantes para a clínica acompanhar, avaliar, evoluir e melhorar. São vários os indicadores que podem (devem) ser acompanhados, tais como: produtividade, qualidade, rentabilidade, despesas, encargos.


5 principais indicadores de performance para clínicas odontológicas


01 - Lucratividade


No final do dia, se sua clínica não for lucrativa o negócio não vai durar muito tempo.


A fórmula para calcular a lucratividade da sua clínica odontológica é:


Lucratividade = (lucro líquido / faturamento total) em um período


A lucratividade é sempre calculada em um horizonte de tempo que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.


Para que fique claro, vamos a um exemplo prático. Você, como gestor da sua clínica deseja saber qual a lucratividade da empresa no ano anterior. Para isso, faça os cálculos (números hipotéticos no exemplo):


Lucratividade = ( R$ 200.000,00 / R$ 1.000.000,00)

Lucratividade = 0,2


Como a lucratividade é dada em percentual, basta multiplicarmos o valor encontrado por 100.


Lucratividade = 0,2 * 100

Lucratividade = 20%


Ou seja, no caso acima a lucratividade da sua clínica ficou em 20% ao ano. Um dos usos mais comuns dos indicadores é para comparação com a lucratividade média do seu setor, ou mesmo, para comparação com a lucratividade de ativos de aplicação financeira.


02 - Ticket Médio


Somatório de vendas em um período divido pelo número de clientes. Ótimo indicador para comparar o resultado entre unidades de uma mesma rede de clínicas ou franquias.


03 -Taxa de conversão de novos tratamentos


Um percentual que indica a quantidade média de conversões de novos pacientes em relação ao número de pacientes novos atendidos em um período. Por exemplo, qual a taxa de conversão de novos tratamentos em um período de 30 dias onde foram atendidos 50 novos potenciais pacientes e a conversão foram de 10 novos pacientes?


Fazendo a conta básica abaixo, chegamos ao resultado:


Taxa de conversão = (Total de conversões / total de atendimento) * 100

Taxa de conversão = (10 / 50) * 100

Taxa de conversão = 20%


Uma taxa baixa, se olhada separadamente. Claro, outros indicadores precisam ser analisados em conjunto para uma perspectiva mais realistas da taxa de conversão.


04 - Assertividade


Indice de acerto de um trabalho. Ou seja, qual o percentual de tratamentos concluidos conforme o tempo e custo planejados. Exige uma boa gestão de custos dos tratamentos por parte dos gestores da clínica, porém é fundamental para determinar se o trabalho está sendo bem feito, no tempo e custos esperados.


05 - Taxa de desistência


Ou seja a quantidade de pacientes que iniciam um tratamento e não concluem o mesmo.


Esse é um indicador que demonstra o nível de aderência e satisfação dos seus pacientes com o serviço oferecido pela sua clínica.


Muitas vezes, muitos pacientes são atraidos por condições promocionais especiais e não tem, de verdade, o perfil da proposta de trabalho da sua clínica, iniciando e abandonando o tratamento logo depois.


Esse indicador pode direcionar melhor o trabalho de marketing para atrair novos pacientes e também a gestão interna da equipe de atendimento.



Saiba mais sobre gestão de indicadores de clinicas odontológicas. Converse com um de nossos especialistas!





Senior Consulting

+55 11 3254-7451


bottom of page