top of page
  • Foto do escritorAdmin

A jornada do paciente na clínica médica


A jornada do paciente

Comrpeenda a importância da jornada do paciente como o principal caminho para ter sucesso na área da saúde atualmente.


Tema altamente relevante para a medicina, médicos, clínicas e hospitais se deram conta de que todo paciente passa por uma jornada de consumo de um serviço médico.


Neste artigo você vai ver:

O que é a jornada do paciente?

Os mais desafios da jornadado paciente?

A importância da jornada do paciente?

Quais etapas da jornada do paciente?

Como maper a jornada do paciente na minha clínica ou consultório?

Como otimizar a jornada do paciente na minha clínica ou consultório?


O que é a jornada do paciente?


A jornada do paciente na clínica médica é um processo complexo que envolve diversas etapas, desde a marcação da consulta até o retorno para casa com o tratamento adequado em mãos. Por isso, é fundamental entender cada uma dessas etapas para garantir que todo o processo seja eficiente e eficaz.


Quais os maiores desafios na jornada do paciente?


No mapeamento da jornada do paciente é comum encontramos diversos gargalos e pontos que geram potencias problemas na experiência de consumo do seu paciente.


Alguns pontos a destacar:


Manter o engajamento do paciente ao longo do seu tratamento;

Otimizar o tempo de espera do paciente;

Performar de forma ótima todas as atividades em cada etapa da jornada do paciente;

Fortalecer o relacionamento com o paciente;

Buscar um equilíbrio entre desempenho e humanização;

Resolver os problemas dos pacientes de forma eficiente;

Etc.


A importância da jornada do paciente


O paciente é o centro e a razão da existência de qualquer serviço de saúde. Sendo assim, devemos de todas as formas entender as interações entre a sua clínica e os seus pacientes, de forma a busca a melhoria contínua da entrega do serviços da clínica dentro da jornada do paciente.


Quais as etapas da jornada do paciente?


A primeira etapa da jornada do paciente começa com a marcação da consulta. É importante que a clínica ofereça um meio fácil e acessível para que os pacientes possam agendar suas consultas, seja por telefone, site ou aplicativo. Além disso, é necessário que sejam fornecidas informações claras sobre os documentos necessários e quaisquer instruções específicas.


Após a marcação da consulta, chega o momento da recepção. É importante que os profissionais tenham um atendimento acolhedor e simpático para recepcionar o paciente já na entrada da clínica. A primeira impressão conta muito e pode ajudar a criar um ambiente confortável para o paciente.


Na sequência, ocorre a consulta propriamente dita. O médico deve se dedicar completamente ao paciente, escutando suas preocupações e avaliando seus sintomas cuidadosamente. É essencial realizar exames complementares ou solicitar documentações importantes caso seja necessário.


Após essa parte mais técnica, vem a fase de retorno do paciente à recepção para se encaminhar à próximas etapas: exames complementares ou agendamento de novas consultas. É nessa hora que profissionais capacitados devem ter muita atenção à ficha do paciente para evitar equívocos ou esquecimentos importantes.


Por fim, quando todos os exames são concluídos (caso esse seja o caso) e não há mais nenhuma etapa pendente, chega o momento de retornar ao médico para buscar as orientações finais sobre o diagnóstico e tratamento proposto para seu quadro clínico.


Em suma, prestar atenção em cada detalhe dessa jornada pode ser decisivo não só no estabelecimento de uma relação saudável entre pacientes e equipe médica mas também garantir uma boa experiência em saúde.


Como mapear a jornada do paciente na sua clínica médica ou consultório?


Mapear a jornada do seu paciente é percorrer junto ao mesmo todas as etapas que ele realiza desde o momento que entra em contato com a sua clínica até a conclusão do seu tratamento.


Existem diversas metodologias de mapeamentos de processos operacionais e administrativos, mas o que realmente importante não é a notação utlizada (gráficos, fluxograma, etc.), mas sim a clareza sobre as etapas da jornada do paciente na sua clínica em específico.


Você pode se colocar no lugar de um paciente e percorrer todas as fases que um paciente típico percorre na sua clínica para ser atendido.


Essa atividade é muito interessante pois dará uma prespectiva externa, uma visão de paciente da sua clínica, aproximando-o da realidade vivenciada pelo seu paciente.


Como otimizar a jornada do paciente na sua clínica médica ou consultório?


Após o mapeamento das etapas da jornada do paciente na sua clínica, é preciso fazer uma análise críticas dos processos que estão sendo seguidos.


Será que existem etapas que podem ser eliminadas? Alguma etapa pode ser executada de forma menos burocrática ou mais rápida?


É possível automatizar parte dos processos realizados? Existe espaço para a racionalização de custos com corte de pessoal, ou deslocamento destes para outras tarefas que agreguem mais valor ao paciente?


Responder a essas perguntas vai ajudar sua equipe a introduzir melhorias nos processos de trabalho.


Lembre-se, o paciente é a razão da existência da sua clínca médica, e tudo aquilo que facilita sua vida e entrega uma experiência melhor deve ser priorizado na sua clínica.


A Senior Consulting é uma consultoria premium internacional com escritórios em New York, Miami, Londres e São Paulo. Somos especialistas em empresas do setor de saúde.


Entre em contato e converse com um consultor do nosso time de especialistas em gestão de clínicas médicas!


Senior Consulting

Consultoria médica

+55 11 3254 7451


bottom of page