Os profissionais de medicina já perceberam que não basta mais ser competentes. É preciso que os pacientes em potencial saibam dessa competência e os escolham com seus prestadores de serviço de saúde
De fato, existe uma quantidade enorme de médicos concentrados nas grandes cidades brasileiras, e como todos nos sabemos, existe uma lei de economia que também se aplica aos prestadores de serviços médicos, que é a lei da oferta e da demanda.
Quando a oferta de um determinado bem ou serviço é maior que a procura, os clientes passam a ter mais poder nas mãos.
Com a proliferação dos planos de saúde, especialmente com o crescimento dos planos empresariais e também das clínicas populares, torna-se ainda mais relevante o investimento em marketing médico.
Em nossa consultoria de marketing para médicos nos estudamos as particularidades do consultório do profissional ou da clínica e montamos um plano de marketing médico personalizado que gere resultados concretos na captação de pacientes particulares aumentando a receita e a lucratividade da clínica.
Entretanto, existem algumas estratégias de marketing médico, que executadas corretamente geram resultados concretos. Vamos discutir 3 dessas estratégias:
01 - Ações de marketing de relacionamento
Estudos comprovam que captar novos clientes é até 7 x mais caro que vender para um cliente que já foi atendido pelo sua clínica.
Claro que você já ouviu falar isso. Mas por que você não põe em prática? Na nossa experiência em centenas de projetos de consultoria de marketing médico, o problema é muito mais de falta de organização e pró-atividade do que de falta de recursos (financeiros e tempo).
Tudo começa com a definição de que informações devem ser guardadas sobre os pacientes. Esse "dicionário de dados" sobre os clientes deve conter não somente os dados em si, mas a "inteligência" sobre o que eles significam.
Aqui é extremamente importante contar com a ajuda de uma empresa de marketing médico que tenha conhecimento em planejamento de campanhas de marketing na medicina.
Muitas vezes o gestor da clínica acredita que não vale a pena investir 10 a 15 mil reais em um projeto de marketing de relacionamento.
Talvez não valha realmente se você tem um consultório pequeno cuja renda vem somente de consultas.
Mas se você trabalha com venda de procedimentos e cirurgias, esse é o tipo de projeto que se paga em questão de meses.
Marketing de relacionamento envolve pessoas, ferramentas e processos. No fundo, o objetivo é cativar, fidelizar e rentabilizar em cima de pacientes que já são seus.
Nos já executamos projetos de consultoria de marketing de relacionamento para clínicas médicas que aumentaram em 30% o faturamento da clínica sem acrescentar um novo paciente sequer na carteira. Apenas monetizando sobre pacientes já existentes.
02 - Trabalhe com empresas
Planos de saúde empresariais estão ai para comprovar. O crescimento de consultas e acesso a medicina particular só cresceu no Brasil via planos empresariais.
Se você tem uma pequena clínica multidisciplinar regional, ofereça parcerias com sindicatos, associações, clubes e empresas da sua região.
Basta contar com uma pessoa comercial que possa fazer a ponte entre as empresas e sua clínica.
Logicamente que existem alguns macetes aqui para que as regras do CFM não sejam maculadas, mas é perfeitamente possível e viável.
Muitas pequenas empresas com até 10 funcionários querem oferecer atendimento médico de qualidade para seus funcionários, mas não querem arcar com custos mensais de planos de convênios médicos.
Esta ai uma oportunidade mercado. Pense fora da caixa. Avalie como você empresário da área de saúde pode aproveitar essa oportunidade.
03 - Torne seus colegas fontes de indicação
Se você é um cirurgião e os pacientes vem através de outros colegas, você precisa fomentar sua fonte de indicações.
Crie um portfólio que apresente o seu trabalho, sua formação, sua experiência sua proposta de trabalho e a missão, visão e valores do seu consultório ou clínica.
Levante via Google, site do CFM, catálogos de planos de saúde ou qualquer outra fonte de referência, uma lista de nomes de profissonas de saúde que seriam potenciais candidatos a enviarem pacientes para você.
Em seguida, entre em contato com seus colegas e peça licença para enviar esse material (portfólio) para eles.
Nos sabemos que os médicos não gostam de fazer esse tipo de abordagem, mas acredite, todas as vezes que vimos isso acontecer os resultados foram extremamente positivos e favoráveis para todos os envolvidos (indicado, indicador e paciente).
Conclusão
Não existe almoço grátis quando se trata de divulgar serviços médicos. O caminho natural e mais tradicional é investir no combo Site + Google + Redes Sociais.
Acontece que isso TODO mundo já faz. Você vai encontrar uma estrada lotada se pegar esse caminho. Não que ele não dê em nada, apenas não é o suficiente.
Se você quer montar uma estratégia de marketing médico customizada para sua clínica, entre em contato conosco. Somos a mais especializada e com maior know-how consultoria de marketing para médicos do Brasil e uma dos top 3 do mundo.
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