top of page
  • Foto do escritorAdmin

Médico - como fidelizar seus pacientes


Médico - como fidelizar seus pacientes

Como fidelizar pacientes do seu consultório médico


O papel do médico no cuidado da saúde dos pacientes é fundamental. Além de acompanhar o progresso dos tratamentos e realizar diagnósticos precisos, é importante estabelecer uma boa relação com os pacientes para fidelizá-los. Afinal, a fidelização impacta na continuidade do tratamento e na possibilidade de novas indicações.


Médico - Como fidelizar seus pacientes?


Para criar um vínculo mais forte com os pacientes, alguns aspectos são essenciais. O primeiro é a empatia.


O médico deve se colocar no lugar do paciente, compreendendo suas necessidades e ouvindo atentamente suas queixas. A comunicação clara e objetiva também é importante, para que o paciente entenda as recomendações, exames e tratamentos prescritos.


A disponibilidade também faz a diferença. O paciente precisa sentir-se acolhido pelo médico, seja por meio de canais de comunicação como telefone ou email, seja por meio da marcação rápida de consultas ou retornos para sanar dúvidas.


Outro aspecto relevante é o ambiente da clínica ou consultório. Um espaço confortável e organizado ajuda a garantir uma experiência positiva ao paciente no momento em que ele procura ajuda médica.


Por fim, investir em inovação pode ser um grande diferencial para fidelizar pacientes. Utilizar tecnologias que facilitem o acesso às informações sobre o próprio tratamento ou que permitam a marcação online de consultas são exemplos de práticas modernas que podem proporcionar mais segurança aos pacientes.


Fidelizar um paciente exige comprometimento do médico com a qualidade do atendimento e com as necessidades individuais de cada pessoa. Investir em relacionamento pode ser uma grande vantagem competitiva em um mercado tão concorrido.


Dois aspectos fundamentais para fidelizar pacientes em consultórios médicos


Entenda que para manter uma carteira de pacientes fidelizados é preciso manter um relacionamento constante com eles.


Não limite seu contato com seus pacientes apenas ao momento das consultas eletivas ou de urgência.


Pelo contrário, mantenha um canal ativo de comunicação com seus pacientes. Atualmente isso é muito mais fácil e acessível de fazer.


Você deve permanecer na mente dos seus pacientes se quiser que eles lembrem de você nomento que mais precisarem.


Uma das melhores formas de fazer isso é se concentrar nos aspectos abaixo:


01 - Manter uma base de dados ativa com informações pertinentes a cada paciente como sexo, idade, região onde mora, tipo de patologia que apresenta, etc.


02 - Criar conteúdos relevantes segmentados pelos perfis de pacientes na sua clínica e disponibilizar esse conteúdo para seus pacientes seja nas suas redes sociais, no seu site, e diretamente no WhatsApp do paciente.


Mas, atenção! A ideia aqui não é se autopromover ou fazer propaganda do seu consultório.


Na verdade manter-se útil para seus pacientes mesmo quando eles não estão necessitando da sua assistência imediata é uma ótima forma de fazer marketing médico e fidelizar seus pacientes.


A Senior Consulting é referência em marketing e gestão para medicina no Brasil e mais 12 países.


Se você quer melhor os resutlados do seu consultório ou clínica médica, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas em marketing médico.


Senior Consulting

Marketing médico

+55 11 3254 7451



bottom of page