Os últimos dez anos marcaram a adoção em massa do marketing pelo profissionais de odontologia.
São motivos que levaram os dentistas a investir em marketing:
Concorrência;
Busca por pacientes particulares mais qualificados;
Fuga da dependência de convênios odontológicos;
Abertura de novas unidades;
Lançamentos de novos tratamentos;
Etc.
Claro, o marketing na odontologia tem diversas funções, como a da publicidade e propaganda da clínica, assim como determinar o melhor público-alvo e também o preço adequado da sua tabela de serviços.
É muito divulgado o conceito de marketing digital odontológico, mas é preciso que você dentista entenda que marketing digital é apenas um conjunto de estratégias e ferramnentas utilizando a internet para atrair mais pacientes.
Nesse artigo vamos explicar 5 ações de markeitng em odontologia que vão ajudar sua clínica ou consultório a atrair mais pacientes. Confira!
Marketing em odontologia: 5 ações para atrair mais pacientes
Ter novos pacientes iniciando tratamentos diariamente é fundamental para conseguir manter uma clínica lucrativa e rentável.
Para que você tome a decisão correta detalhamos abaixo 5 ações de marketing para atrair mais pacientes:
01 - Marketing de conteúdo
Trata-se uma estratégia de marketing que visa conscientizar potenciais pacientes sobre problemas odontológicos e suas alternativas de tratamento.
O foco desse tipo de ação de marketing odontológico é no médio a longo prazo. A ideia por trás do marketing de conteúdo é que através da exposição da sua marca e do seu conhecimento sobre um determinado tema, as pessoas visitem regularmente seu site em busca de mais informações, transformando assim a sua clínica na referência deles quando necessitarem de um serviço odontológico.
Marketing de conteúdo funciona sim, mas é necessário ter o auxílio de uma agência de marketing em odontologia que tenha profissionais capazes de redigir textos com técnicas de escrita persuasiva.
Na prática, sua agência de marketing vai montar pautas de conteúdos que devem abordar temas como tipos de doenças odontológicas, técnicas de tratamento e novidades sobre sua clínica.
Esse conteúdo vai ser divulgado nos canais da sua clínica, como veremos a seguir.
02 - Youtube para clínicas odontológicas
Quando falamos na produção de conteúdo não devemos esquecer que vídeos são o conteúdo mais consumido do mundo.
As pessoas amam ver vídeos curtos que tirem dúvidas pontuais sobre um determinado assunto.
Com o avanço dos smartphones ficou muito mais fácil criar, editar e compartilhar vídeos da sua clínica.
Entretanto, vale lembrar que se sua clínica é de maior porte, vale a pena investir em uma equipe de produção de vídeos.
Criar uma sequência de vídeos informativas por tipo de tratamento, como implantes dentários ou aparelhos invisíveis funciona bem mais do que vídeos genéricos.
Vídeos são altamente indexáveis pelo Google, o que na prática significa que seu canal do Youtube pode aparecer nas buscas do Google com bastante destaque.
03 - Links patrocinados
Sim, ainda vale a pena montar uma estratégia de propaganda da clínica utilizando links patrocinados.
As melhores ferramentas de links patrocinados para dentistas continua sendo o Google Ads. É verdade que a cada dia mais anunciantes utilizam o Google para divulgar seus serviços o que encarece o preço de cada clique dado em um anúncio.
Entretanto, o Google Ads é uma forma rápida de posicionar sua clínca no topo das buscas do Google Ads.
Ou seja, essa é uma estratégia de curtíssimo prazo, sendo que logo após a montagem da campanha e o pagamento do valor a ser investido no Google, seus anúncios já começam a aparecer.
Google Ads para odontologia é uma ótima maneira de atrair mais pacientes que já estão buscando por tratamentos como os oferecidos na sua clínica.
04 - SEO
O algoritimo do Google está sempre mudando, como forma de melhorar a entrega de conteúdo conforme as pesquisas das pessoas.
Dessa forma, é necessário ter o seu site sempre atualizado com o conteúdo novo publicado periodicamente, conforme o item 1 dessa lista de ações de marketing em odontologia.
Mas, para ir mais a fundo é necessário contratar uma empresa especializada em SEO, pois somente um profissional formado e capacitado conseguirá implementar todas as regras de indexação da plataforma.
Enfim, a estratégia de otimização do seu site pode demorar meses para dar resultados, mas o resultado compensa.
Estatísticas do próprio Google indicam que o primeiro colocado na busca do Google (não paga) recebe cerca de 60% dos cliques!
05 - Muito além do digital
Marketing em odontologia não é somente marketing digital. Você pode atrair pacientes utilizando um conjunto de ações de marketing fora da internet, tais como:
Palestras
Eventos
Stands em feiras
Parcerias com outros profissionais de saúde
Outdoor
Mídia em elevadores, bancas de revistas e pontos de ônibus
Busdoor
Panfletos
Street
Etc.
De fato, não existe uma única estratégia de marketing para odontologia que resolva todos os problemas de captação de pacientes.
Tenha muita clareza sobre quem é o seu paciente alvo, o seu poder compra, que tipo de canal utiliza para buscar informações e, a partir dai, crie um plano de mída com as ações de marketing que fizerem mais sentido para a sua clínica.
Precisa de ajuda para aumentar a captação e fidelização de pacientes na sua clínica odontológica?
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