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Estratégia de marketing médico: o que é e como funciona?


Estratégia de marketing médico: o que é e como funciona?


Toda clinica médica, todo consultório médico deseja melhorar seus resultados, atrair novos pacientes, e logicamente, alcançar o sucesso empresarial.


Um dos pilares fundamentais do sucesso empresarial de qualquer tipo de empresa, mesmo que seja um pequeno consultório, é o marketing.


Dominar as estratégias de marketing ajudará sua clinica a não somente atrair bons pacientes particulares, mas também a definir o melhor ponto comercial para sua clínica, a precificar estrategicamente seus serviços e melhorar a qualidade dos seus serviços.


Para que você possa aprende mais sobre estratégias de marketing médico, como elas funcionam e como aplica-las na sua clínica, nós escrevemos este artigo.


Boa leitura!


A importância do marketing médico


Antes de começar a detalhar as estratégias de marketing para clínicas médicas, é fundamental que você profissional de saúde ou gestor de uma clínica esteja consciente do que é o marketing na medicina e sua importância para o desenvolvimento da sua clínica / consultório.


Marketing é um daqueles termos que todo mundo acredita que entende o que é, mas poucos o compreendem de verdade.


Independentemente das especialidades médicas que sua clínica oferece, o marketing médico vai ajuadar a tornar sua clínica mais conhecida, atrair novos pacientes, e claro, aumentar o faturamento.


Desenvolvendo uma estratégia de marketing para sua clínica médica, metas de vendas são desenvolvidas, padrões de atendimento são definidos e métricas de qualidade estabelecidas.


É atráves de estratégias de marketing médico que você consegue demonstrar o valor embutido no seu trabalho, explorando seus diferenciais competitivos, seja atráves do domínio de uma técnica específica, de uma tecnologia ou mesmo do nível do atendimento ao paciente.


Mas o que são estratégias de marketing para clínicas médicas?


Estratégia de marketing médico é um conjunto de ações criadas com a finalidade de atingir um objetivo concreto.


O objetivo pode variar, indo desde dar maior visibilidade para um tipo de tratamento oferecido na sua clínica, até o aumento da captação de pacientes particulares, por exemplo.


As estratégias de marketing médico se desdobram em ações de proganda propriamente dita, como o marketing digital na medicina, e também, indicadores de desempenho.


Afinal, só é possível verificar se as estratégias de marketing da clínica estão gerando resultados observando indicadores de desempenho.


Esses indicadores se assemelham aos sinais vitais como temperatura e pressão. Sabemos que estamos próximos ou distantes de atingir um objetivo analisando os indicadores associados a uma meta específica.


Assim, para dar um exemplo claro, uma clínica de cirurgia plástica pode ter como objetivo realizar 10 cirurgias novas por mês. Um indicador válido seria a quantidade de cirurgias realizadas por período, mas outro indicador muito útil nesse caso seria acompanhar um indicador de ticket médio das cirurgias.


Perceba que para desenvolver uma boa estratégia de marketing médico é preciso partir do macro, ou seja, de objetivos, desdobrando esses objetivos em metas e criando e gerenciando indicadores de desempenho.


Passo a passo para criar uma estratégia de marketing para clínicas médicas de sucesso


Se você chegou até este ponto do artigo, já entendeu o que significa uma estrate´gias de marketing médico e sua importância.


Agora é hora de entender com criar uma estratégia de marketing para clínicas médicas na prática.


Abaixo você encontra um passo a passo para colocar em prática e alavancar os resultados da sua clínica com uma boa estratégia de marketing médico. Acompanhe!


01 - Objetivos de marketing claros


Como dissemos mais acima é preciso ter objetivos claros. E além disso, priorizar e dar ordem e direção aos objetivos.


Quem tem muitos objetivos acaba perdendo o foco e não atingindo nenhuma ação efetiva com seus investimentos em marketing na clínica.


Como dissemos objetivos são mais genéricos. Por exemplo:

Aumentar o número de pacientes particulares

Captar novos pacientes para o tratamento XYZ

Atrair novos clientes para nossa carteira


Objetivos são um direcionador genérico de qual o caminho sua clínica deseja trilhar para o sucesso empresarial.


02 - Análise e conheça a concorrência


O mercado de medicina no Brasil é extremamente competitivo, especialmetne nas regiões metropolitanas de grandes cidades.


É exatamente por isso que você precisa estar a par de quem disputa os pacintes com sua clínca, que estratégias de marketing médico eles executam e os seus diferencias competitivos.


03 - Faça uma análise SWOT da sua clínica


Sigla em inglês que significa: Forças, fraquezas, oportunidades e ameças, a técnica SWOT é amplamente utilizada durante a fase de diagnóstico de marketing de clínicas médicas.


É necessário avaliar as forças e fraquezas da sua clínica em relação aos concorrentes, e acompanhar as oportunidades e ameças do seu mercado.


Um bom diagnóstico de marketing da sua clínica médica vai indicar os passos a seguir na montagem de um bom plano de ações.


04 - Monte um plano de ações de marketing médico


O plano de ações é um conjunto de atividades de marketing que visam tangibilizar e concretizar os seus objetivos.


Itens que devem constar de todo plano de ações de marketing médico:

  • O que vai ser feito?

  • Por quem vai ser feito?

  • Como vai ser feito?

  • Onde vai ser feito?

  • Quanto vai custar?


Utilize uma tabela do Excel ou software de calendário para detalhar suas ações de marketing.


05 - Acompanhe e monitore seus resultados


Marketing que funciona é aquele que atinge as metas e cumpre seus objetivos. Se não dá resultados não é marketing.


Mas não é tão simples assim. Muito do que é planejado precisa ser alterado devido a forças de mercado que sua clínica não controla, como a economia, fatores locais com desemprego e nível de renda, além de mudanças em leis.


Ao executar seu plano de ações de marketing é necessário acompanhar os resultados diariamente corrigir os rumos, cancelando ações que não estão dando resultados, acrescentando mais enfâse naquelas que estão performando melhor.


Exemplos de estratégias de marketing médico


Uma boa agência de marketing médico vai criar um plano de ações de marketing que seja mais adequado as necessidades, objetivos e orçamento do seu negócio.


Mas, na prática existem dezenas de oportunidades de fazer marketing médico. Algumas delas:


  • Criar um site

  • Investir em conteúdo no blog do seu site

  • Publicar um canal de vídeos no Youtube

  • Disponibilizar e-books para que seus pacientes baixem para saber maiores informações sobre algum tipo de doença e tratamentos

  • Contar com uma boa assessoria de imprensa

  • Investir em mídia paga em revistas que falem com o perfil do seu público

  • Criar programas de fidelidade

  • Incentivar as indicações de pacientes

  • Palestras e eventos

  • Parcerias com outros profissionais

  • Etc, etc, etc.


Como dissemos, a melhor estratégia de marketing é aquela que atrai mais pacients para a clínica, com o menor custo de aquisão possível.


Conclusão


Depois de ler este artigo, esperamos que você esteja mais consciente de que marketing na medicina tem várias funções e que antes de contratar uma de markeign médico, invista em um bom plano de marketing.


Se precisar de ajudar para desenvolver estratégias de marketing para clíncias médicas de acordo com a sua necessidade, entre em contato conosco!


Senior Consulting

Agência de marketing médico

+55 11 3254 7451








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