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Sênior Marketing

Como fazer propaganda de clínica odontológica em 8 passos


Como fazer propaganda da minha clínica odontológica

Para fazer uma boa propaganda de clínica odontológica, você tem que estar atento ao fato de que as pessoas sempre estão buscando os benefícios e a solução dos seus problemas.

Por isso, antes de criar anúncios com imagens bonitas e frases criativas e sair publicando por ai nas redes sociais, responda para si mesmo a seguinte pergunta:

- Qual problema dos meus pacientes que eu pretendo comunicar a solução com essa propaganda?

Lembre-se, falar de características e atributos dos seus tratamentos odontológicos ou da capacidade da sua equipe ou das instalações da sua clínica odontológica não vai atrair os potenciais pacientes.

Tenha em mente sempre que se você quer atrair mais pacientes para sua clínica odontológica o foco deve ser sempre no paciente. Na solução dos seus problemas, das suas dores e dos seus desejos.

Nesse artigo, resumimos um passo a passo com 8 etapas que vão te ajudar a descobrir qual a melhor forma de fazer propaganda da sua clínica odontológica e atrair mais pacientes qualificados.

Você verá que há muitos detalhes e coisas a serem feitas, mas os resultados, via de regra são muito positivos, pois uma boa propaganda odontológica atrair mais pacientes qualificados aumentando a lucratividade da sua clínica.

Usar a emoção é uma forma muito convincente de comunicar serviços de odontologia. Lembre-se, as pessoas compram primeiro com a emoção e ratificam suas decisões com a razão.

Vamos então aos 8 passos para fazer a propaganda da sua clínica odontológica:

01 - Alinhe as suas metas com a sua propaganda

Nenhum propaganda da sua clínica deve ser realizada sem antes ter uma meta bem definida. Essa meta ou metas precisam estar bem alinhadas para que norteiem o processo de criação e execução das campanhas de divulgação da clínica.

As metas de divulgação da sua clínica odontológica devem ser bem objetivas, como por exemplo:

  • Atrair 100 novos pacientes de ortodontia em 3 meses;

  • Captar 50 novos pacientes de implantes em 6 meses;

  • Gerar R$ 200.000,00 em faturamento nos próximos 4 meses;

Perceba que metas tem datas e valores associados. Sem metas suas campanhas de divulgação ficam sem um norte e você não terá como avaliar se os resultados foram bons ou ruins.

02 - Defina para quem é essa campanha de divulgação (Público-Alvo)

Sua clínica deve ter um público-alvo bem definido. Ou seja, dentro de um determinado mercado que pode ser uma cidade, uma região (Ex: zona leste de São Paulo) ou bairro é necessário definir claramente quem são as pessoas que serão o alvo da campanha de divulgação da sua clínica odontológica.

Se sua clínica é focada em odontopediatria, por certo, o alvo da campanha serão os pais das crianças, já se o serviço principal da sua clínica é ortodontia você terá como alvo os adolescentes e também os seus pais.

Tenha clareza sobre quem é o seu público-alvo e para quem serão direcionados os esforços promocionais e suas campanhas de divulgação.

Dessa forma, todo o seu esforço de captação de clientes será direcionado para atrair mais pacientes com o perfil do cliente ideal da sua clínica.

03 - Identifique as "dores" dos clientes

Toda campanha de divulgação deve ser endereçada para resolver um único problema específico dos seus clientes.

Se é uma campanha direcionada para o público de implantes o problema a ser ressaltado na comunicação pode ser a perda de dentes naturais.

A propaganda da sua clínica nesse caso deve ser clara, objetiva e atraente mostrando como sua clínica ajuda pessoas que tem um problema com esse (no exemplo, perda dos dentes) a soluciona-ló.

04 - Qual o canal de comunicação será utilizado?

Aqui trataremos de uma fase muito importante que é o da escolha dos canais de divulgação da clínica odontológica.

Existem dois pontos fundamentais a serem considerados aqui:

01 - Que canais de comunicação os seus potenciais pacientes acessam.

02 - Quanto dinheiro você pode investir.

Claro, porque de nada adianta saber que seus clientes em potencial assistem a rede Globo no horário nobre e não ter verba para investimento nesse canal.

Portanto, levante e estude cuidadosamente quais são os sites que seus potenciais clientes acessam, quais a redes sociais que ele assinam, quais blogueiros eles seguem, etc.

Não caia em "verdades generalizadas" do tipo "todo mundo está na internet". Muitas vezes, dependendo do seu público-alvo, da idade e do comportamento social deles é preciso considerar os meios de comunicação offline (jornal, folders, revistas, etc.) para conseguir captar pacientes.

05 - Qual a mensagem ou oferta principal

Agora que você já definiu o público e entende qual a principal dor desse público, além dos canais de comunicação que esse público acessa, precisa definir qual será sua mensagem ou oferta para ele.

Um slogan de posicionamento da sua clínica ajuda muito a estabelecer o seu diferencial. Veja o posicionamento da rede de implantes Oral Sin, uma rede de franquias odontológicas focada em implantes dentários com clínicas em todo o país. Eles se posicionam como a "maior rede de implantes do Brasil".

Sem dúvidas um posicionamento forte e claro. As pessoas sempre querem comprar do melhor. Muitas vezes nós não podemos pagar pelo melhor, mas sempre procuramos comprar o melhor que podemos com os nossos recursos.

Você precisa ter uma mensagem clara, do tipo "Nós somos XXX para YYY". Essa proposta de valor fará toda a diferença no momento de um potencial paciente escolher entre você e seus concorrentes.

06 - Criação da arte publicitária

Aqui muitos acabam trocando os pés pelas mãos. É que muita gente no ramo de odontologia cisma em ser designer ou de colocar essa importante fase da propaganda odontológica em mãos amadoras.

Veja, a criação da arte (banner, logo, folder, etc.) tem que ser executada por um profissional de design que entenda de artes gráficas, de criação publicitária e comportamento do consumidor.

Não economize nessa fase que é fundamental para a boa propaganda da sua clínica odontológica.

07 - Faça um teste

Antes de fazer um investimento maior na divulgação da sua clínica odontológica, faça um pequeno teste prévio.

Aloque uma pequena verba inicial e execute sua campanha para ver como vão ser os resultados apresentados. Nesse primeiro teste você poderá colher importantes informações para corrigir aspectos da campanha que talvez tenham passado despercebidos durante a fase de planejamento.

08 - Lance a campanha de divulgação e gerencie

Agora é a hora de colocar a campanha de divulgação da sua clínica odontológica em ação.

Mas aqui começa uma nova fase muito importante: o monitoramento da sua campanha de divulgação.

Nas campanhas que são online é possível fazer ajustes e correções com a campanha em andamento.

Conclusão

Para fazer a divulgação da sua clínica odontológica e atrair mais pacientes é preciso investir em uma metodologia de planejamento bem cuidadosa.

Muitos investimentos em marketing odontológico e propaganda na odontologia não trazem retorno por falta de um planejamento cuidadoso e não por culpa das ferramentas.

Nós sabemos que você que é profissional de odontologia ou sócio-administrador de uma clínica tem muitas coisas para fazer.

É por isso que nós entendemos que você deixar esse trabalho de propaganda da sua clínica odontológica nas mãos de uma agência de marketing para dentistas especializada em propaganda odontológica.

A Senior Marketing já tem mais de 23 anos de mercado e já auxiliou mais de 500 clínicas odontológicas no Brasil e exterior a divulgarem suas clínicas e maximizarem seus resultados

Entre em contato e converse com um consultor de dentistas!


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