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5 dicas para administrar uma clínica odontológica de sucesso


Sucesso Odonto


A maneira como você gerencia seu consultório odontológico afeta as taxas de conversão e retenção de pacientes.


Ser proprietário de uma clínica odontológica não é uma das tarefas mais simples do mundo. Embora você possa ser um destaque no seu mercado por oferecer aos seus pacientes cuidados de saúde bucal diferenciados, é muito fácil ficar excessivamente envolvido nas operações rotineiras do dia-a-dia que você se acaba deixando de lado outro ponto vital de uma clínicaodontológica de sucesso: uma experiência de serviço excepcional para o paciente.


De fato, a forma como você gerencia seu consultório odontológico ativa impressões duradouras positivas ou negativas em seus pacientes e afeta significativamente suas taxas de retenção. É fundamental que você se mantenha organizado, atualize-se sobre as melhores práticas e aprenda como administrar uma clínica odontológica sempre visando oferecer a melhor experiência de serviço para os seus pacientes.


Aqui estão 5 dicas para ajudá-lo a melhorar sua experiência dentista-paciente na sua clínica odontológica:


1. O que torna sua clínca única e diferenciada no mercado?


Todas as campanhas de marketing odontológico que são bem feitas e que geram resultados compartilham componentes consistentes, mas, para realmente estabelecer sua clínica odontológica como a principal prestadora de serviços de saúde bucal em sua área.


É preciso sempre buscar um diferencial competitivo no seu mercado, algo que seja valioso aos olhos dos seus pacientes. Isso envolve algum atributo ou característica intríseca ao serviço prestado, ou algo que gira ao redor da prestação de serviço odontológico em sí, como aspectos relacionados ao atencimento, horário de trabalho, localização, facilidade de acesso, tecnologia, etc.


Para aproveitar ao máximo esses atributos de diferenciação, você precisa promovê-los consistentemente em todas as suas campanhas publicitárias odontológicas e interações no dia a dia com os pacientes. Portanto, em vez de confiar apenas nos canais de publicidade odontológica tradicionais, que geralmente são de tamanho único, você deve considerar métodos comprovados que destacam o que diferencia sua clínica .


Boletins informativos odontológicos períodicos personalizados, cartões postais odontológicos, folders informativos na recepção e conteúdo de mídia social são apenas algumas das maneiras disponinvéis pelas quais você pode se envolver com os seus pacientes de alta qualidade, aumentar o nível de conscientização deles sobre sua clínica e o que você oferece e promover seu negócio como a escolha oficial na região que você atua, seja um bairro ou cidade .


2. Crie uma cultura de trabalho na sua clínica odontológica


Depois que você identificou o que diferencia sua clínica odontológica, é hora de mergulhar um pouco mais fundo e descobrir a cultura do seu consultório.


Vários elementos compõem a cultura de uma emrpesa. Até mesmo a decoração escolhida e o ambiente físico do seu consultório desempenham um papel fundamental na cultura da sua clínica.


. A cultura do seu consultório já existe – você só precisa torna-la palpável e percepítve. Está na sua personalidade, no seu estilo de liderança, nos seus valores pessoais, nos seus sistemas de trabalho, nos comportamentos da sua equipe, nas suas expectativas e na forma como os membros da equipe se comunicam uns com os outros e com os pacientes.


De fato, o cerne da cultura da sua clínica é representado pela forma como você administra sua empresa de odontológica. Até mesmo a decoração dos consultórios e ambiente desempenham um papel de destaque na cultura do seu consultório.


Quando bem ajustada, sua maneira única de fazer as coisas tem o poder de aumentar a produtividade, atrair pessoal de qualidade e manter os pacientes voltando para mais, além de trazerem amigos e familiares.


Para desenvolver e fortalecer a cultura do seu consultório, reuna-se peioridicamente com todos os membros da sua equipe e tenha uma discussão aprofundada sobre as operações diárias da sua rotina, bem como seus objetivos de longo prazo.


Peça a todos os envolvidos (dentistas, secretárias, ASBs, etc.) que escrevam o que acreditam ser os fatores de identificação e, em seguida, trabalhem juntos para que cada funcionário esteja na mesma página que você. Quando cada funcionário / colaborar estiver trabalhando para em direção ao mesmo objetivo, eles ficarão mais felizes e atenciosos e sua clínica odontológica prosperará!


3. Expanda os serviços da sua clínica odontológica


Para aumentar sua base de pacientes, pense em maneiras de expandir seus serviços para melhorar o valor, fortalecer sua posição competitiva em relação aos concorrentes e despertar o interesse de pacientes em potencial no seu mercado.


Talvez seu potencial de produção atual seja limitado pelo tamanho físico de seu consultório odontológico atual e você esteja pensando em mudar para um espaço maior ou incluir mais profissionais especialistas.


Talvez você esteja interessado em melhorar as condições de acessibilidade da sua clínica para pessoas portadoras de deficiências. Ou, ainda, você possa estar pensando em introduzir novas especialidades para atender às crescentes necessidades manifestadas pelos seus pacientes.


Seja qual for a direção que você esteja considerando, certifique-se de não estender demasiadamente sua clíninca! Ao atingir o equilíbrio certo entre tecnologia de ponta e qualidade total, você se tornará um dentista de sucesso com uma forte reputação, clientes fiéis e lucros maximizados.


Todo dentista de sucesso tem no foco um forte aliado.


4. Oferça opções financeiras flexíveis


Toda clínica de sucesso oferece aos pacientes uma ampla variedade de opções de pagamento, para que estejam mais inclinados a aceitar recomendações de tratamento e retornar para atendimento odontológico continuado.


Além de convênios odontológicos, opções financeiras convenientes incluem débito, crédito, cheque, pix e também parcelamento em boletos bancários e até mesmo financiamento bancário.


Lembre-se sempre que quanto maior o financiamento ao cliente maior deve ser sua capacidade de suportar a variabilidade de fluxo de caixa


5. Melhore o processo de indicação de novos pacientes


Quando se pensa em aumentar sua base de pacientes, nenhuma estratégia supea uma indicação boca a boca. Uma recomendação confiável de um amigo, de um familiar, um colega ou até mesmo de depoimentos de desconhecidos da internet pode ser a única razão pela qual um paciente escolhe seu consultório odontológico em detrimento de outro concorrente qualquer.


Por melhores que sejam as indicações dos seus atuaispacientes, os pacientes existentes estão muitos ocupados com suas próprias demandas diárias e nem sempre pensam em apoiar e expandir seus negócios.


Portanto, para ajudar a incentivar os pacientes a contar aos outros sobre seus serviços, você precisará ser proativo ao solicitar referências de pacientes.


Existem várias formas de você conseguir ajuda dos pacientes para trazerem novos clientes a bordo. Você pode distribuir cartões de indicação no consultório, colocar cartões nas correspondências de sua clínica, oferecer um programa de bônus por indicação de novos pacientes, disponibilizar aos pacientes links rápidos para sites de avaliação on-line ou até mesmo incentivar os funcionários a motivá-los a expandir a clientela da sua clínica. Seja qual for o método de indicação que você escolher, não se esqueça de acompanhar, medir e melhorar sempre!


Conclusão


O trabalho de desenvolver e crescer uma clinica de sucesso não acaba nunca. Acima compartilhar várias formas de você crescer a sua clínica odontológica de forma saudável e sustentável, sempre buscando conciliar os interesses dos seus pacientes com os interesses da sua clínica.


Se você curtiu, compartilhe com os seus amigos e volte sempre aqui para ler mais artigos sobre marketing, gestão, finanças e vendas para clínicas odontológicas.


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