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Sênior Marketing

Consultoria odontológica


O dia a dia de um empreendedor na área de odontologia não é simples. Além de buscar se atualizar constantemente nas melhores técnicas e tecnologias do seu segmento, o profissional de odontologia encontra desafios de mercado para os quais não foi preparado.

Mesmo aquele profissional que trabalha em um consultório simples com uma única cadeira está sujeito as mesmas forças e pressões de mercado que grandes clínicas.

É preciso oferecer um bom serviço, comprar materiais de consumo e insumos para a prestação do serviço, fazer seu livro caixa e lidar com o contador, demandas do governo e ainda, promover e vender seus serviços. Não é pouca coisa.

O mercado de odontologia mudou profundamente nos últimos 15 anos com a chegada de grandes grupos empresariais (Bradesco, Unimed, Amil, etc.) que enxergaram a principal dificuldade do prestador de serviço de odontologia que é atrair pacientes e vender os seus serviços.

Essas empresas então, munidas de um bom capital e com poderosos investimentos em marketing montaram um modelo de negócios onde a parte de “captação de pacientes” fica por conta deles e o cirurgião-dentista entra com a mão de obra especializada.

Acontece que nessa relação o profissional de odontologia acabou ficando com uma parte menor dos ganhos e ainda houve outro efeito perverso: a massificação do acesso ao serviço por parte da população (bom para o consumidor) tornou a diferenciação do profissional difícil de ser criada, percebida e valorizada pelos pacientes.

Por outro lado, redes de clínicas “populares” e grupos de franquias de odontologia com modelos comerciais agressivos e ganhos de escala (atendimento em alto volume) pipocaram pelo país corroendo as margens de lucro de profissionais que tentam se posicionar como uma alternativa de qualidade.

A consultoria odontológica

No meio desse cenário nada animador o profissional de odontologia muitas vezes se sente perdido e muitos começam a procurar por soluções.

Nesse contexto aparecem várias opções, sendo as mais comuns:

  • Buscar capacitação em cursos superiores ou de extensão em gestão e marketing;

  • Estudar online em cursinhos direcionados para gestão de consultórios muitas vezes dados por colegas dentistas que supostamente “atingiram o sucesso”.

  • Assistir palestras e vídeos grátis de algum “guru de marketing para dentistas” que na maior parte das vezes da conselhos rasos e genéricos que se aplicam a muitos casos, mas não a maioria dos casos.

  • Buscar a ajuda uma consultoria odontológica;

  • A consultoria odontológica é uma empresa especializada em processos de gestão e marketing para dentistas.

  • Geralmente uma boa consultoria odontológica tem um ou mais dos atributos abaixo:

  • Consultores com formação acadêmica sólida (doutorado / mestrado) em gestão e marketing com especialização na área de saúde;

  • Vivência prática de gestão de clínicas odontológicas;

  • Exemplos práticos de consultórios e clínicas odontológicas que já passaram pela consultoria odontológica em mercados diferentes e contextos diferentes, em clínicas e consultórios de todos os tamanhos e direcionados a todos os segmentos (Classe A, B, C, D, E), em cidades e regiões de portes diferentes para mostrar no seu portfólio.

  • Realizam o trabalho de forma personalizada em cada clínica não replicando fórmulas genéricas e generalistas para problemas específicos.

Um consultor de dentistas é um profissional com vivência prática em clínicas odontológicas. Ele conhece não somente a parte de administração da clínica, como o serviço técnico de odontologia é realizado, as nuances e dificuldades do negócio, mas esta uma camada acima do simples técnico, sendo por isso isento para opinar sobre a melhor forma de resolver os problemas que uma clínica odontológica está enfrentando.

Quando contratar uma consultoria odontológica

a nossa experiência de 20 anos trabalhando com gestão e marketing para dentistas é natural que os profissionais de odontologia somente busquem ajuda quando os problemas já estão sedimentados.

Essa atitude é prejudicial para o negócio e pode mesmo inviabilizar o resgate do negócio e sua sobrevivência.

O momento ideal para a busca de uma consultoria odontológica é quando sua clínica começa a perceber alguma pequena alteração em uma das seguintes áreas:

  • Pessoal

  • Administração

  • Marketing

  • Vendas

  • Faturamento

É nesse momento que um bom consultor de dentistas consegue fazer a sua intervenção com maiores chances de sucesso.

Não é possível afirmar que é sempre possível resgatar e colocar nos trilhos do crescimento uma clínica com dificuldades, mas nos nossos 20 anos atuando com gestão e marketing odontológico nossa taxa de sucesso chega a 70%. Especialmente quando cliente nos procura nos estágios iniciais do problema.

Se você precisa de ajuda em algum aspecto da sua clínica odontológica, seja na captação de paciente, na organização administrativa, na definição correta da sua tabela de preços, na abertura de uma nova unidade ou outro problema qualquer, entre em contato conosco e converse com um consultor de dentistas.

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