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Marketing odontológico nas redes sociais - o que funciona de verdade?



As redes sociais são um fenômeno no Brasil. Todos os dias milhões e milhões de pessoas acessam o Facebook, o Instagram e outras redes em busca de diversão, informação e também, para comprar.


Diante da adesão em massa do brasileiro as mídias sociais os dentistas começaram a investir massivamente em marketing odontológico nas redes sociais.


Mas, pensando no momento atual (segundo semestre de 2022), será que ainda vale a pena investir em marketing odontológico nas redes sociais?


A respota é sim, mas com um porém. E é para falar sobre esse "porém" que resolvemos escrever essse artigo.


Marketing para dentistas nas redes sociais - O que funciona e o que não funciona mais?


Veja, nos primórdios das redes sociais os algoritimos dessas mídias entregavam as postagens para o maior número possível de pessoas que estavam conectadas a sua conta e também, a potenciais seguidores.


Era um momento em que as redes sociais estavam criando sua audiência e o objetivo é atrair o maior número de pessoas para a rede.


Esse objetivo foi atingido e as redes sociais alteraram seu mecanismo de busca, visando agora a monetização das contas (ou seja, eles querem faturar).


No momento que escrevemos milhões e milhóes de postagens são publicadas nas principais redes sociais sem atingirem um público expressivo.


Muito conteúdo de boa qualidade fica a deriva nas redes sociais por falta de impacto nas pessoas.


Calcula-se que apenas cerca de 5% dos seguidores de uma rede social são impactados organicamente atualmente.


Isso significa que para cada 1000 seguidores da sua conta, cerca de 50 serão impactados por um post na sua conta.


Isso é muito pouco, pois sabe-se que o marketing na odontologia trabalha o conceito de amplitude para atrair mais potenciais pacientes.


Então, será que não vale mais a pena investir em marketing odontológico nas redes sociais?


Como usar as redes sociais para atrair mais pacientes?


Bem, você já viu que o algoritmo das redes sociais estão preparados para monetizas contas cadastradas nas redes.


Na prática, isso significa que sem investir (patrocinar) suas postagens o alcance tender a ser bem limitado.


Se você tem um consultório odontológico e deseja captar pacientes pelas redes sociais siga as dicas abaixo:


01 - Defina o perfil do paciente ideal


Não adianta falar de qualidade se o o seu perfil de cliente é majoritariamente formado por pessoas focadas em preço baixo.


Saber o que o seu paciente quer ouvir aumenta as chances de produzir conteúdo que seja relevante para os seus atuais e potenciais seguidores.


Se você trabalha com muitos procedimentos, tente segmentar as características pessoais de cada um dos seus públicos.


Pense bem, um paciente jovem de ortodontia tem necessidades e interessentes distintos de pessoas acima de 50 anos com perda dentária.


É preciso mapear as suas personas e entender quais são as necessidades, dores e desejos que seu paciente ideal busca suprir.


Uma vez que você tenha clareza do seu público alvo, poderá passar para o próximo passo da sua estratégia de marketing odontológico nas redes sociais.


02 - Crie um calendário de publicações


As pessoas buscam informações de várias formas. Alguns gostam de vídeos, outros de analisar casos realizados e ainda existem aquelas pessoas muito interessadas em fazer parte de um grupo de aspiração, como por exemplo, pacientes de procedimentos estéticos.


De posse da informação de quem é seu público, com a ajuda de uma agência de marketing digital para dentistas, crie um calendário de google atrativo para os seus pacientes.


O que seria um conteúdo atrativo? Trata-se de todo conteúdo que responde as dúvidas, aumenta o desejo e diminui as dúvidas dos seus potenciais pacientes.


Por exemplo, uma pessoa que pensa em colocar lentes de contato dentais vai ter muitas dúvidas sobre o procedimento em sí, além dos resultados que poderá alcançar.


Criar vídeos, material rico como e-books e depoimentos de pacientes vai ajudar a quebrar as objeções e dúvidas de potenciais pacientes.


Ter um calendário mensal de publicações traz ainda outras vantagens como um direcionamento lógico de publicações, organização e previsibilidade.


03 - Invista em campanhas patrocinadas


Como você viu mais acima é muito díficil hoje em dia atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório utilizando as redes sociais de forma orgânica.


Entenda, em marketing, seja digital ou offline, o retorno é proporcional aos seus investimentos.


Não existe almoço grátis. As ferramentas como Facebook e Instagram não cobram nada para que você abra uma conta, mas cobra um valor relevante para dar visibilidade a sua marca.


Separe uma verba mensal para investimento em campanhas pagas nas redes sociais, tratando sempre estas como um canal de aquisição de clientes e não somente um canal de propaganda.


A diferença está no objetivo. Quando você usa as redes sociais para fazer propaganda seu objetivo é branding, ou seja, divulgação e fortalecimento da sua marca. Os efeitos desse tipo de ação levam mais tempo para se consolidarem.


Já quando as redes sociais são olhadas como um canal de performance e de captação de leads, todo o trabalho é focado em resultados de curto prazo, na captação de pacientes e na conversão.


Conclusão


Você deve sim fazer marketing odontológico nas redes sociais. Mas, atenção! Cada vez mais a visibilidade de postagens nas redes sociais tem alcance menor, existe muto ruído nas redes sociais demonstrando mais do mesmo e, principalmente, trate de enxergar as redes sociais como um canal de captação de leads e não somente de branding, ou conhecimento da marca.


Se você quer saber mais sobre marketing odontológico nas redes sociais, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing para clinicas e consultórios odontológicos.


Senior Consulting

+55 11 3254-7451


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