top of page
  • Foto do escritorAdmin

Marketing digital para médicos atrairem pacientes particulares


Como utilizar o marketing digital para atrair mais pacientes na medicina
Como utilizar o marketing digital para atrair mais pacientes na medicina

Muitos profissionais de medicina ainda tem medo de associar a sua imagem ao marketing.


Muito desse medo tem origem no desonhecimento do verdadeiro sentido da palavra marketing.


Marketing nada mais é que um processo de satisfazer necessidades.


Portanto, seja você um pediatria, dermatologista ou qualquer outro especialista, seu trabalho é satisfazer necessidades.


Logicamente a medicina não é uma mercadoria e existem regras que devem ser seguidas para fazer uma boa publicidade médica.


Mas antes de mais nada, é preciso que fique claro essa separação entre marketing, uma ciência mais global, e publicidade médica, um dos "ramos" de atuação do marketing.


O que é marketing médico?


Marketing na medicina tem a função de identificar um público-alvo em potencial, entender suas necessidades e desejos e buscar a melhor forma de prover essas necessidades em troca de lucro.


Parece amplo de mais esse conceito? Pois bem, vamos detalha-ló um pouco mais:


Público-Alvo - É composto pelo conjunto de pessoas que tem certas características em comum, como uma patologia, mas que também apresentam características sociais e demográficas.


Portanto, para ficar em um exemplo, dois cardiologistas que trabalham com atendimento a pacientes com problema cardiacos podem ter públicos com perfil bem diferente.


Um deles pode ter um consultório em um bairro períferico que atende a pessoas de baixa renda e que tem na sua maioria, convênios e planos de saúde empresariais.


Já o outro profissional pode também atender pacientes com problemas cardiacos, mas seu consultório está localizado em um grande e imponente edificio totalmente dedicado a medicina, em um centro comercial de alto padrão na sua cidade.


Percebe, que apesar do paciente em sí ter necessidades semelhantes, ou seja, problemas cardíacos, os perfis sócio-econômicos são totalmente distintos?


É aqui que o marketing na medicina começa a fazer diferença. Toda a cadeia de valores para atender cada perfil de pacientes é diferenciada. Partindo do ponto comercial onde o consultório ou clínica será instalado, passando pelo nível dos equipamentos e mobiliário e chegando até a precificação de serviços.


Portanto, nessa introdução, queremos deixar claro que as estratégias de marketing para captar pacientes particulares são bem distintas daquelas destinadas a captação de pacientes de planos de saúde.


Agora que você já compreendeu isso, fica claro que é preciso investir em estratégias de marketing diferenciadas para atrair e converter pacientes particulares, certo?


Como usar o marketing digital médico para atrair pacientes particulares?


Desde a revolução da internet a classe médica passou a contar com uma importante ferramenta de publicidade.


Mas claro, muita gente tem entendido de forma errada o que é o marketing digital e qual a sua função na medicina.


Entenda, ter um site, abrir uma conta no Instagram ou fazer propaganda do seu consultorio médico no Google e publicidade digital.


Marketing digital na prática não existe. O que existe é marketing. Os bons e velhos conceitos que explicamos mais acima que vão muito além da publicidade digital.



O marketing digital simplesmente se vale desse canal fantátistico que é o digital para divulgar, gerar interesse e buscar a ação de potenciais pacientes.


Mas como usar o marketing digital na medicina para atrair pacientes particulares?


Bem, em primeiro lugar confira se o check-list abaixo:


( ) Tenho uma definição clara do perfil do meu público-alvo: Idade, sexo, faixa de renda, principais ocupações, necessidades e desejos?

( ) Minha clínica está localizada em um ponto comercial que tem grande fluxo de pessoas com o perfil do meu público-alvo?

( ) Tenho visibilidade perante esse público?

( ) Minha agenda permanece com muitos horários vagos?

( ) Você tem um posicionamento claro de mercado? Você quer ser reconhecido de que forma dentro do seu campo de atuação?

( ) Você tem uma estratégia de marketing para atrair pacientes particulares?

( ) Você faz as próprias ações de publicidade da sua clínica ou contratou uma agência de marketing digital especializada em medicina?

( ) Qual o seu nível de satisfação com seus investimentos em marketing digital?


Veja, muitos profissionais de medicina que procuram nossa consultoria de marketing acreditam que os resultados não vem porque suas agências de marketing não conseguem entregar pacientes com consulta marcada.


A verdade é que marketing não trabalha sozinho. Sem uma concepção mais ampla do trabalho de marketing na sua clínica, dificilmente você vai conseguir atrair e converter pacientes particulares.


Quantas clinicas anunciam no Google e basta uma ligação telefônica para ver qu suas ações de marketing estão desalinhadas com o treinamento interno da equipe.


Para atrair pacientes particulares para sua clínica médica é necessário um perfeito alinhamento entre: Ponto comercial, perfil do público-alvo, definição do seu posicionamento de mercado e a presença digital da sua clínica.


Para atrair pacientes na medicina utilizando marketing digital não adianta ficar na camada de mídia, ou seja, geralmente, quando uma clínica médica não consegue resultados com marketing, o problema está em outro lugar.


É preciso rever todos os pontos que o marketing trata, partindo da segmentação de mercado, do posicionamento da marca, para somente então entender quais os erros que estão sendo cometidos nos canais de marketing digital.


Se você entende que seus investimentos em marketing digital médico não tem trazido resultados, então está na hora de buscar a ajuda de uma consultoria de marketing médico com mais de duas décadas de atuação.



Senior Consulting

Marketing digital para médicos

+55 11 4354-7451

atendimento@seniorconsulting.com.br


bottom of page