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Como calcular o CSV - custo do serviço vendido de uma clínica odontológica?


Como calcular o CSV - custo do serviço vendido de uma clínica odontológica?

Custo de serviço vendido em odontologia


O Custo do Serviço Vendido é uma métrica financeira que se refere ao custo incorrido para prestar um serviço a um cliente.


É uma das principais preocupações dos gestores financeiros, especialmente em odontologia, onde uma série de variavéis pode afetar o cálculo correto de um serviço.


Entenda que cobrar o preço errado do serviço tem um efeito direto na rentabilidade do seu consultório ou clínica odontológica.


O custo do serviço vendido inclui todas as despesas diretas associadas à produção e entrega do serviço, como mão de obra do dentista e ASB, materiais diretos utilizados na prestação do serviço, equipamentos e outros custos relacionados.


Entender o custo do serviço vendido é fundamental para ajudar as clínicas odontológicas a determinar os preços dos serviços e maximizar a lucratividade.


Como é calculado o custo do serviço vendido em odontologia?


O cálculo do custo do serviço vendido em uma clínica odontológica pode variar dependendo do tipo de tratamento realizado. No entanto, em geral, o cálculo do serviço vendido é feito levando em consideração os custos diretos associados à produção e a entrega do serviço.


Para calcular o custo do serviço vendido de um tratamento, é preciso somar os custos diretos, que podem incluir:

  • Mão de obra direta: salários da equipe, encargos sociais e benefícios dos funcionários que trabalham diretamente na produção e entrega do serviço, como, por exemplo, o salário da sua ASB.

  • Materiais diretos: matérias-primas como implantes e fios de sutura, insumos e outros materiais utilizados diretamente na produção do serviço, como luvas e anéstesicos, etc.

  • Custo de terceiros: Aqui entra, em geral o maior custo associado a prestação de serviço de odontologia. Os custos de serviços prestados por terceiros, como dentistas comissionados e protéticos que foram diretamente utilizados na produção e entrega do serviço.

  • Despesas de manutenção: despesas com equipamentos, como reforma de cadeiras e conserto de geradores e máquinas utilizados na produção do serviço, como manutenção e reparos.

Depois de somar esses custos diretos da produção do serviço, o resultado deve ser dividido pelo número total de serviços vendidos no período (um mês, por exemplo). Isso vai lhe permitir determinar o custo do serviço vendido por unidade, ou seja, o custo de uma protese, de um implante, de uma limpeza e assim por diante.



Mas fique atento: Lembre-se que, além dos custos diretos, há outros custos indiretos que também afetam a rentabilidade da clínica, como custos administrativos, de investimentos em marketing e de montagem e manutenção da infraestrutura da clínica. Esses custos também devem ser considerados na hora de determinar o preço final do serviço.


Exemplo de cálculo do custo de serviço prestado para um tratamento odontológico


Para calcular o custo do serviço prestado em um tratamento odontológico específico, é necessário levar em consideração todos os custos diretos relacionados à produção e entrega desse serviço, ou seja, do tratamento odontológico.


Vamos supor que o tratamento odontológico em questão seja uma obturação dentária. Os custos diretos envolvidos na prestação desse serviço podem incluir, como vimos anteriormente, custos de mão de obra direta, materiais diretos, custos de terceiros e também despesas de manutenção dos equipamentos utilizados para a prestação do serviço.


De forma didática, se no período em questão (1 mês), foram realizados 50 tratamentos de obturação dentária, com um custo direto total de R$ 15.000,00, o cálculo do custo do serviço prestado por unidade fica da seguinte forma:


Custo do serviço prestado por unidade = Custo direto total / Número de serviços prestados

Custo do serviço prestado por unidade = R$ 15.000,00 / 50 Custo do serviço prestado por unidade = R$ 300,00


Assim sendo, o custo do serviço prestado por unidade de obturação dentária é de R$ 300,00. Esse valor pode ser usado como uma referencial base para determinar o preço final do serviço, que leva em conta não somente os custos, mas estes somados a uma margem de lucro desejada.


Quais os reflexos para a sua clínica de calcular errado o custo do serviço vendido?


Calcular o custo do serviço vendido de forma errada pode ter vários reflexos negativos na gestão financeira da sua clínica odontológica. Alguns dos principais reflexos imediatos são:

  1. Prejuízos financeiros: Se o custo do serviço vendido for calculado abaixo do patamar correto, a clínica pode estar vendendo seus serviços a preços abaixo do custo, o que resultará em prejuízos financeiros imediatos. Por outro lado, se o custo for superestimado, ou seja, se o cálculo induzir a um custo mais alto que a realidade, a clínica pode estar cobrando preços excessivamente altos e perdendo clientes por isso.

  2. Desvalorização da clínica: Se a clínica não estiver sendo gerenciada de forma eficiente e não estiver habilitada a gerar lucro, isso pode desvalorizar o negócio e torná-lo menos atraente para investidores ou compradores em potencial. afinal de contas, o fluxo de caixa é o rei!

  3. Dificuldades para fazer reinvestimentos: Se a clínica estiver gerando prejuízos ou lucros abaixo do necessário, a empresa pode ter dificuldades para investir em melhorias, treinar funcionários, comprar novos equipamentos, expandir, entre outros.

  4. Falência: Se a clinica não estiver gerando lucro necessário para se sustentar, pode acabar falindo, resultando em perda de investimento, empregos e oportunidades, entrando para a triste estátisica de empresas que fecham a cada ano em virtude de um má gestão financeira.

Portanto, é fundamental que a sua clínica faça uma gestão financeira eficiente e calcule de forma correta e precisa o custo do serviço vendido, para garantir a rentabilidade da da empresa e evitar problemas financeiros futuros.


Sobre a Senior Consulting


Somos referência em marketing e gestão de empresas de saúde. Temos nossa matriz em São Paulo e escritórios em Miami, Nova York e Londres.


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