Diariamente somos consultados por dezenas de dentistas em todo o Brasil que buscam novas formas de aumentar a captação de pacientes nas suas clínicas odontológicas, buscando as formas mais efetivas de fazer marketing odontológico.
É fato que todos os dias surgem novas ferramentas e novas técnicas para atrair e converter pacientes, seja online ou oflline.
Com o advento do desenvolvimento das redes sociais e dos mecanismos de busca e a grande adesão dos brasileiros à internet, uma nova categoria de ferramentas começou a ser utilizada intensamente pelos dentistas para captação de pacientes.
Essas ferramentas passaram a serem denominadas genericamente como marketing digital para dentistas.
O marketing digital para dentistas é um conjunto de técnicas e ferramentas online que permite aos profissionais de odontologia um amplo alcance do seu público-alvo com um investimento muito inferior aos meios tradicionais como televisão e rádio.
Marketing digital para dentistas - Isso não é estratégia
Muito se fala sobre marketing digital para dentistas, mas no fundo, os princípios e a filosofia do marketing devem ser seguidas para que a captação de pacientes possa funcionar utilizando as ferramentas digitais.
As ferramentas digitais são de fato excelentes para alcançar um grande público com custo baixo, mas isso não é uma estratégia, isso é a execução pura e simples utilizando boas ferramentas.
Antes de utilizar o Facebook, o Instagram, o Google ou vídeos para captar pacientes é preciso ter uma estratégia de marketing odontológico.
E quais seriam os princípios básicos de marketing que devem ser aplicados a odontologia?
São três os princípios fundamentais de marketing na odontologia que compõem a melhor estratégia de marketing para dentistas:
01 - Segmentar o público-alvo
Pessoas são diferentes, tem motivações, interesses e capacidade financeira diferentes.
O princípio básico da melhor estratégia de marketing para dentistas tem a ver com a segmentação do público-alvo.
Segmentar é escolher os pacientes dentro de um conjunto maior de pessoas que tem mais aderência com a proposta de trabalho do seu consultório ou clínica odontológica.
Nenhuma estratégia de marketing para dentistas vai funcionar direito se você não segmentar detalhadamente o perfil do seu público-alvo.
É preciso definir o que chamamos de Personas. As personas são a representação de um cliente típico com seu nome, idade, profissão, renda salarial, nível educacional, o grau com que se importa com a sua saúde e também com sua estética bucal, etc.
Então, o primeiro passo da melhor estratégia de marketing para dentistas é definir as personas da sua clínica odontológica.
02 - Posicionamento de mercado
Você sabe o que é posicionar sua clínica no mercado? Pense em qualquer marca. Quando você pensa em uma marca conhecida como a Apple que tipo de imagem lhe vem a cabeça? Você acredita que os produtos da Apple são caros? Baratos? De alta tecnologia? De design sofisticado?
Todos esses sentimentos e pensamentos que uma marca como a Apple traz a mente das pessoas representa o posicionamento da empresa no mercado.
O posicionamento de marca no mercado é como você quer que as pessoas lembrem do seu nome, da sua clínica, da sua marca. Que associações elas devem fazer ao seu consultório ou clínica quando pensarem, verem ou consumirem um serviço da sua clínica?
O posicionamento de mercado é um esforço deliberado e planejado da sua clínica para que ela passe uma imagem específica associada a um ou mais parâmetros de qualidade, de preço, de imagem e que fique gravado na mente das pessoas.
O posicionamento de mercado da sua marca determina o tipo de paciente que você vai atrair, o nível de renda deles e o grau de adequação à sua proposta de trabalho.
O posicionamento de mercado é parte fundamental da melhor estratégia de marketing para dentistas.
Sem um posicionamento forte sua clínica passa a ser vista como comum, sem diferencial e acaba sofrendo com a guerra de preços.
Então, para captar mais pacientes para seu consultório odontológico você precisa investir em um posicionamento de mercado que deixe claro para o seu público qual a sua proposta de valor, item que veremos a seguir.
03 - Proposta de Valor
A melhor estratégia de marketing para dentistas é aquela que se baseia em uma proposta de valor clara e apreciada por um parcela importante do público-alvo.
Para que você compreenda melhor o conceito de proposta de valor precisa entender a diferença entre preço e valor.
Preço é a quantidade de dinheiro que uma pessoa paga pelo seu tratamento. Valor é o que ela recebe em troca do dinheiro pago.
Uma pessoa que faz uma aplicação de botox pode pagar o preço, digamos de R$ 1.000,00 e receberá em troca a sua alto-estima de volta. Qual o valor disso?
A melhor estratégia de marketing para dentistas é aquela que consegue mostrar o verdadeiro valor que as pessoas estão recebendo em troca dos tratamentos pelos quais elas estão pagando um preço.
Preste atenção: se você quer aumentar a captação de pacientes no seu consultório odontológico, precisa dominar e saber como apresentar uma proposta de valor que faça realmente a diferença na mente dos pacientes.
Conclusão
Muito se fala em ferramentas de marketing para dentistas, mas isso é só a parte final do processo.
A melhor estratégia de marketing para dentistas é aquela que leva em conta os fundamentos do marketing: segmentação de mercado, posicionamento de oferta e uma proposta de valor apreciada pelos pacientes em potencial.
Se você quer desenvolver uma estratégia de captação de pacientes baseada na melhor estratégia de marketing para dentistas, entre em contato e converse com um dos nossos especialistas em marketing odontológico.
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