Uma relação em profissionais de saúde e seus pacientes deveria durar anos. Deveria, porque nos dias atuais a fidelidade dos pacientes aos seus médicos e dentistas esta cada dia menor.
Atualmente, para fidelizar pacientes, é preciso mais do nunca, de muito esforço, dedicação e empenho na relação com os clientes.
Não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Nesse artigo vamos te passar 7 dicas para fidelizar seus pacientes.
O que é preciso para fidelizar seus pacientes?
Todo relacionamento humano é um processo de construção. Primeiro as pessoas precisam saber que você existe, depois tem que conhecer sua proposta de trabalho, passar pela experiência e a vivência de ser atendido no seu consultório ou clínica, e muito importante, o que acontece quando ele termina o tratamento.
Cada ponto de contato entre você, sua equipe e seu paciente é uma operação de crédito ou débito na conta de confiança que seu paciente vai construindo em relação a você profissional, sua clínica e sua marca.
São 7 os passos para a fidelização de pacientes:
01 - Ouça o seu paciente
Desde o momento zero, ouça-o atentamente. É preciso entender os detalhes da outra pessoa. Descubra quais são as dores (físicas e emocionais), problemas e sentimentos que levaram o paciente até você.
02 - Use o mapa da empatia
Será que na sua anamnese você está fazendo todas as perguntas que realmente importam para o seu paciente?
Para entender mais sobre como o seu paciente se sente você pode usar o mapa da empatia. O guia sugere que você analise a outra pessoa e responda:
Como ela vê sua situação atual?
O que é mais importante para ela em relação ao que esta sentido?
Qual é a principal "dor" ou queixa fundamental que fez o paciente te procurar?
O que vai lhe trazer felicidade?
03 - Apresente o plano de tratamento claramente
Existem pacientes que reclamam de não terem nem "sido tocados pelo doutor" durante a consulta. Isso é importante para eles ainda que não seja necessário para você chegar a conclusão sobre o tratamento adequado.
Ao apresentar o seu plano de tratamento fale com uma linguagem clara, objetiva, adequada a idade, nível educacional do seu paciente.
Considere a utilização de todos os recursos visuais possíveis para facilitar e demonstrar a sua proposta de solução de problema.
04 - Faça um alinhamento de expectativas
Deixe bem claro em que ponto o paciente se encontra, ou seja, o ponto A, o resultado desejado e possível, ou o ponto B e quais as possibilidades e limites de se chegar lá. Nada frustra mais do que vender expectativas irrealistas.
05 - Seja disponível
De nada adianta dar toda atenção na consulta inicial e depois ser quase impossível falar com o profissional.
Quando se trata da sua saúde é natural que as pessoas tenham dúvidas. E muitas delas vão surgir após o tratamento iniciar ou mesmo após sua finalização.
Uma boa prática é ter documentos escritos ou vídeos com explicações e respostas para as dúvidas mais comuns que acontecem no dia a dia do seu consultório e disponibiliza-lás para seus pacientes sempre que eles tiverem dúvidas recorrentes.
06 - Tempo é fundamental
Adeque sua agenda para que sua consulta tenha a duração necessária para que você possa passar por todas as fases da sua consulta, seja ela uma consulta inicial ou de execução de algum procedimento.
Nada diminui mais a conversão do que a pressa.
07 - Treine sua equipe
É preciso que todo mundo na sua clínica tenha o foco voltado para o atendimento e a fidelização do cliente.
Mas isso não pode ser apenas um refrão escrito na parede. É preciso que você pense em recrutar pessoas que gostem de pessoas. Pessoas com o DNA de servir.
É muito fácil treinar habilidades como aprender a operar um software ou emitir uma guia, mas é praticamente impossível ensinar atitude.
Prepare sua equipe e acompanhe sua equipe com reuniões periódicas sempre com foco em melhor o atendimento ao cliente.
Conclusão
Fidelização de pacientes não tem nada a ver com enviar uma cartinha no dia do aniversário dele ou ligar um dia antes do seu retorno anual.
Fidelização de pacientes é um processo contínuo e que envolve todo mundo na sua clínica ou consultório.
Se você quer saber mais sobre fidelização de pacientes entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão e marketing para empresas de saúde.
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