top of page
Foto do escritorAdmin

4 estratégias infalíveis para evitar conflitos em clínicas com sócios familiares

Como evitar conflitos em clinics com sócios familiares

Se você é sócio em uma clínica cujos membros sejam da sua própria família, sabe como pode ser difícil evitar conflitos e manter a harmonia, separando o que acontece na vida familiar e profissional.


Mas não se preocupe, pois existem algumas práticas infalíveis que podem ajudar nessa situação complexa.


Como evitar conflitos em clínicas formada por parentes?


1. Transparência


A comunicação clara e fluída é um dos fatores mais importantes no relacionamento humano. Isso vale no ambiente familiar ou profissional, essa troca de informações é fundamental para prevenir evitar mal-entendidos, além de conflitos que podem prejudicar o convívio entre as pessoas na rotina pessoal e profissional. Por isso, é extremamente necessário manter sempre um diálogo franco e honesto com seus familiares ou sócios, sem deixar nada nas entrelinhas.


Para que a comunicação seja efetiva, é necessário ter clareza na expressão das ideias e opiniões. Por isso, é importante se comunicar de forma clara e objetiva, evitando palavras excessivamente complexas ou expressões ambíguas que possam gerar confusão. Além disso, é preciso estar atento às reações do interlocutor, buscando sempre entender seu ponto de vista e demonstrando empatia.


Por fim, vale ressaltar que a comunicação não deve ser apenas uma via de mão única. É importante estar aberto a receber feedbacks e críticas construtivas para poder melhorar continuamente sua forma de se comunicar e evitar problemas futuros. Lembre-se: uma boa comunicação é fundamental para construir relações saudáveis e duradouras.



2. Toda empresa precisa de regras


Quando se trata de negócios,e uma clínica odontológica é um negócio, torna-se essencial definir limites claros desde o início da operação da empresa. Isso inclui horários de trabalho, tarefas e responsabilidades específicas para cada sócio e a divisão de lucros. Ter essas diretrizes bem definidas vai ajudar a prevenir problemas futuros e possíveis disputas judiciais entre os sócios. Portanto, estabelecer essas regras desde o começo pode garantir que as responsabilidades e expectativas de cada um estejam alinhadas.


Em uma empresa em que todos os sócios estão alinhados sobre o que é esperado deles, é mais fácil trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns. Portanto, é extremamente recomendável que os limites sejam estabelecidos com clareza e transparência desde o início da sociedade empresarial. Um bom acordo de sócios é o documento indicado para selar esse pacto entre os envolvidos.




3. Respeite as diferenças entre os sócios


Sem dúvida, mesmo dentro de um contexto familiar, as pessoas são diferentes. É importante lembrar que cada indivíduo é único e possui uma personalidade e forma de trabalhar próprias. O trabalho em equipe, exige respeito as diferenças entre os sócios e a necessidade de saber valorizar as habilidades únicas de cada um.


Essa valorização não apenas contribui para um ambiente de trabalho saudável e estimulante, mas também pode impulsionar o sucesso do negócio, já que a diversidade de ideias e abordagens pode levar a soluções inovadoras e criativas. Portanto, é essencial cultivar a colaboração e o respeito mútuo entre os sócios, reconhecendo que cada um tem muito a oferecer para o crescimento da empresa.



4. Contrate um mediador em caso de disputas


Mesmo que tudo seja combinado, desentendimentos entre as partes envolvidas podem surgir e talvez, se mostre de difícil solução, sendo altamente recomendável que se busque a contratação de um profissional mediador. Esse profissional será capaz de auxiliá-los em todo o processo de negociação, fornecendo orientações e técnicas que visam a busca do consenso e da harmonia entre os envolvidos.


A presença de um mediador pode ser fundamental para evitar possíveis danos às relações pessoais ou profissionais, além de contribuir significativamente para o alcance de uma solução justa e satisfatória para todas as partes.


Portanto, sempre que necessário não hesite em buscar ajuda especializada caso se depare com um conflito que lhe pareça intransponível Seguindo essas estratégias, você pode manter uma relação saudável com seus familiares sócios em sua clínica, evitando conflitos desnecessários e garantindo o sucesso do seu negócio.


Conclusão


Empresas familiares tem características peculiares e precisam ser feitos acordos formais em "tempos de paz", exatamente para evitar o conflito quando discordâncias aparecem.


Sobre a Senior Consulting


Somos referência em marketing e gestão de empresas de saúde. Temos nossa matriz em São Paulo e escritórios em Miami, Nova York e Londres.


Senior Consulting

Gestão de clínicas

+55 11 3254 7451

atendimento@seniorconsulting.com.br

bottom of page