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4 estratégias de construção de relacionamento com o paciente que aumentam a retenção


Fidelize seus pacientes e faça sua clinica lucrar muito mais
Fidelize seus pacientes e faça sua clinica lucrar muito mais!!

Construir e manter relacionamentos fortes com os pacientes é algo em que toda clínca médica e odontológica deve se concentrar para ter sucesso e fidelizar seus pacientes. Afinal, sem relacionamentos fortes e duradouros, os pacientes não voltaram ao seu consultório, fazendo com que você precise investir sempre em captação de novos pacientes.


Portanto, nutrir o relacionamento com os pacientes é importante! Sua fonte de faturamento não deve ser apenas de estratégias criadas atrair novos pacientes; é mais sobre manter os pacientes existentes. Mas como você vai construir relacionamentos com os seus pacientes? Vamos detalhar isso.


Como construir relacionamentos duradouros com os pacientes?


Você precisa se lembrar sempre – Manter conversas reais e genuínas com os pacientes ajudarão a aumentar sua fidelidade à sua clínica, mesmo que você nunca mencione tópicos como serviços ou retornos de visitas durante essas conversas!


Isso ocorre porque toda vez que você mantêm contato com um paciente, você se comunica e interaje com ele. E esta comunicação desempenha um papel fundamental na melhoria da experiência do paciente com a sua clínica. Isso nos leva à nossa primeira dica para construir relacionamentos duradouos com os seus pacientes:


1. Comunique-se com os seus pacientes de forma eficaz e constante


Relacionamentos de confiança não podem ser construídos e ignorados. Você precisa nutri-los, e isso requer tempo e esforço.


Uma forma de nutrir o relacionamento com seu paciente é garantir que você ou alguém da sua equipe se comuniquem frequentemente com os pacientes em plataformas que sejam relevantes para eles. Quer seus pacientes prefiram receber e-mails, telefonemas, mensagens de WhatsApp ou postagens em redes sociais, manter os canais de comunicação abertos com os pacientes fará uma grande diferença na sua agenda no médio a longo prazo. Essa comunicação ajudará seus pacientes a se envolverem com sua clínica e permitirá que você construa relacionamentos valiosos e duradouros com eles.


Ser presente e consistente na vida dos seus pacientes é a principal lição aqui.


2. Mantenha-se na mente dos pacientes


Depois de estabelecer relacionamentos com seus pacientes, é fuamental aprimorá-los para garantir que você não apenas fique sempre na mentes de seus pacientes, mas que sua clínica médica ou odonto seja rotulada como a referência para eles.


Entretanto, para atingir esse nível de confiança, você precisará se colocar à totalmente á disposição dos pacientes.


A frustração de muitos dos seus pacientes aumentará se eles tiverem que esperar além do necessário para que seus problemas e dores sejam resolvidos ou dúvidas respondidas. Portanto, se você deseja, de fato, otimizar o relacionamento com os seus pacientes, não há existe maneira melhor do que se tornar disponível e mais acessível a eles.


Por exemplo, você pode bloquear um horario na sua agenda semanal para responder a dúvidas enviadas por pacientes via redes sociais. Com opção , você pode capacitar um membro da sua equipe para oferecer suporte instantâneo aos pacientes e melhorar a qualidade das conversas.


Estar disponível aumenta muita a percepção de valor dos pacientes. Claro, isso envolve tempo e custos, portanto, esteja certo de que os pacientes vão apreciar essa disponibilidade ao ponto de pagar por ela.


3. Lide com as críticas do paciente com calma e respeito


Não importa o quão consistente e disponível você seja, às vezes as coisas não vão sair do agrado do paciente. Pode até mesmo não ser sua culpa. O incidente não vai importar muito no final das contas. O que importa é como você lidou com isso e quais passos você deu para se recuperar da situação e consertar seu relacionamento com o seu paciente.


A melhor maneira de corrigir uma situação negativa é falar menos e ouvir mais. Disponibilize canais para que seu paciente possa expressar suas frustrações. E o mais importante: Leve as reclamações a sério dê um feedback ao paciente


A maioria das experiências negativas que muitos pacientes têm com as clínicas médicas e odotológicas aumentam em virtude do sentimento de estarem serem dispensados. Por exemplo, fazer um paciente esperar 20 minutos pode parecer um pequeno contratempo para sua equipe de atendimento, mas pode ser o gatilho para o paciente. E se este paciente tivesse uma importante reunião de trabalho e o longo tempo de espera tivesse uma grande repercussão para ele?


Portanto, fica claro que reservar um tempo para ouvir os pacientes e ouvir seu lado da história pode fazer toda a diferença no relacionamento com ele. Não porque você entenderá a perspectiva deles, mas porque estará melhor posicionado para minimizar sua insatisfação com a situação.


Assim, o que começa como uma experiência negativa para paciente pode se tornar uma oportunidade de crescimento. Seus pacientes, especialmente quando estão chateados, podem apontar coisas das quais você pode não estar ciente.


Ficar atento as reclamações dos pacientes e a chave aqui.


4. Foco na manutenção de relacionamentos criados com os pacientes


Depois de estabelecer um relacionamento saudável, concentre-se em sustentá-lo pensando no longo prazo.



Quantas vezes perdemos amigos na vida só porque estamos ocupados demais para ligar para eles ou convidá-los para tomar um café ou um almoço?


E embora não estejamos sugerindo que você leve seus pacientes para tomar um café ou almoço, sugerimos que você mantenha contato com eles.


Você pode ligar eventualmente para eles para verificar se a medicação ajudou ou se o novo procedimento não estava causando problemas. Você também pode considerar enviar convites para voltarem a clinica e fazerem um check-up apenas para ficar no topo das mentes deles. Tudo isso pode ajudar a manter os pacientes envolvidos com sua clínica.


Existem muitas maneiras de manter os pacientes conectados e engajados atualmente. E tudo que você precisa é um interesse em sua jornada como consumidor do seu serviço! É essencial que você entenda que construir relacionamentos não é apenas sobre você; é principalmente sobre seus pacientes. E, portanto, eles devem ser mutuamente benéficos.


O pensamento de longo prazo é o principal argumento aqui.


Conclusão


Segundo relatos de nossos cliente, ter uma política de retenção e fidelização de pacientes é muito mais barato do que investir pesado em marketing para atrair mais pacientes. Assim, construir relacionamentos não é bom apenas para sua imagem; é ainda melhor para o seu resultado financeiro da sua clínica.


Independentemente de o resultado ser positivo ou negativo, as experiências de seus pacientes são importantes e falam muito sobre o seu negócio. Seus pacientes podem não deixar seu consultório porque tiveram que esperar mais 10 minutos. Mas eles certamente irão abandonar sua clínica se acharem que você não se importa com eles.


Lembre-se, cada clínica tem suas particulares, mas os princípios fundamentais da construção de relacionamentos são quase sempre os mesmos.


Contacte-nos se estiver à procura de um plano personalizado para construir relações de fidelização com os pacientes. Ficaremos felizes em levar sua relação paciente-provedor para o próximo nível.


Senior Consulting

Fidelização de pacientes

+55 (11) 3254-7451


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