Nossa sociedade atual é digital. A globalização e o desenvolvimento tecnológico promoveram um ambiente de integração global sem precedentes.
Entretanto, toda essa evolução trouxe consigo muitos desafios, em especial, para a categoria dos profissionais de odontologia, que precisaram se reinventar.
Se até alguns anos se discutia a possibilidade ou não de um dentista investir em marketing digital, hoje, o que se discute é qual a melhor forma de marketing digital na odontologia.
Tudo anda com muita velocidade no dia a dia do marketing online e dentistas antenados com essas mudanças pulam na frente e tomam atitudes assertivas em relação ao marketing na odontologia.
Aqueles que ainda ficam presos a um passado que não existe mais, em que suas agendas eram preenchidas por indicações de outros pacientes estão ficando para trás e perdendo cada vez mais espaço.
Franquias de odontologia, clinicas populares e planos de convênio odontológico dificultam ainda mais a atuação de dentistas atualmente.
Diante desse cenário existem duas opções bem claras: Reclamar ou atuar.
Para todo que querm atuar e se difenciarem nesse mercado complexo, escrevemos esse artigo que vai te ajudar a escolher ações de marketing digital para sua clinica odontológica atrair mais pacientes, chamar pacientes para o consultório e converter em mais planos de tratamentos realizados
5 ações de marketing digital para clínicas odontológicas
Quando se trata de marketing digital para dentistas podemos pensar em dois grandes grupos de ações de marketing odontológico, a saber:
01 - Branding
02 - Performance
As ações de branding odontológico tem o foco em criar consciência no seu público-alvo de que sua clinica existe no mercado, o que ela oferece em termos de tratamento e qual sua proposta de trabalho.
Já as ações de performance visam a captação de pacientes que estão procurando por um tratamento hoje mesmo.
Com base nessas grandes categorias vamos verificar 5 ações de marketing odontológico para você implementar na sua clinica ou consultório o mais rápido possível. Vamos lá!!
Branding para dentistas
São ações de marketing para dentistas que visam o branding do consultório ou clinica:
01 - Facebook e Instagram
Criar uma conta para sua clinica no Facebook e no Instagram são açõe básicas e que precisam ser realizadas se você ainda não tem.
Use o Facebook e o Instagram como canais de relacionamento com quem já é seu cliente e também, com aqueles que entram em contato com sua marca pela primeira vez.
Publique fotos da atividade diária no seu consultório, grave pequenos vídeos de pacientes felizes e referendando seu trabalho,
Tente criar uma identidade única, que seja facilmente reconhecida pelo seu público. Isso pode se materializar através de uma introdução padrão em cada post, em cada vídeo, ou mesmo, no formato dos posts.
É importante que você saiba que o objetivo primordial das redes sociais é relacionamento e não vendas.
Então, não aposte todas suas fichas em marketing odontológico nas redes sociais. Entrento, dada a quantidade de pessoas que acessam essas redes diariamente, ficar de fora não é uma opção.
02 - Blog
As pessoas estão na internet buscando por solução de problemas, não por tratamentos.
Sua clincia pode criar um blog corporativo, onde através de textos, e-books e mesmo vídeos responda as principais dúvidas dos seus potenciais pacientes.
Postar o conteúdo que as pessoas procuram e com a frequência adequada é uma ótima forma de fazer o branding da sua marca.
A cada artigo ou vídeo postado você cria um novo ativo para sua clinica. O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para gerar autoridade perante a potenciais pacientes ao longo do tempo.
Novamente, assim como as redes sociais, nem sempre as pessoas estarão prontas para agendar uma consulta no momento em que veêm um vídeo ou artigo do seu blog. Mas elas vão se lembrar de você quando estiverem prontas para agendar!
Marketing de performance para dentistas
Diferente do branding a ideia aqui é captar novos pacientes todos os dias.
03 - Google Ads
Pague hoje ao Google a amanhã de manhã sua marca já vai estar aparecendo para as pessoas do seu público-alvo.
Claro, investir em Google para odontologia tem ficado cada dia mais caro. Mas, já que você paga somente pelo clique, tem grande chances de aparecer para mais pessoas com uma verba menor.
Sem dúvida nenhuma, uma vez que você tenha um site pronto vai precisar divulga-ló com uma ferramenta como o Google Ads já que existem milhões de sites publicados e aparecer organicamente (sem pagar) no Google tem ficado cada vez mais difícil.
O Google tem uma ferramenta, o Google Ads que permite com que sua clinica invista em anúncios patrocinados para um público segmentado por área geográfica.
Dessa forma, você consegue divulgar sua clinica de forma online e obter resultados mais rápido do que investindo em mídias convencionais (rádio e TV).
04 - Links patrocinados em Facebook e Instagram
Aqui a abordagem não é relacionamento com os clientes, mas sim, utilizar o Instagram e o Facebook como canais de aquisição de leads.
Leads são pessoas que demonstram interesse no serviço que você esta oferecendo.
O bacana das redes sociais é que é possível segmentar o público dos seus anúncios de forma a atingir pessoas com certos padrões de comportamento, além da segmentação geográfica (área).
Além disso, o custo por clique nos Ads de redes sociais costuma ter um custo médio menor do que no Google.
A desvantagem é que diferentemente do Google onde as pessoas estão de fato procurando por um serviço com o da sua clinica, nas redes sociais as pessoas são "interrompidas" na sua navegação para visualizarem os seus anúncios.
De qualquer forma, as redes sociais devem sim serem utilizada para a captação de pacientes através de um direcionamento dos seus anúncios para páginas de relacionamento onde serão "esquentados" para aumentar sua intenção de compra.
05 - Lives
Você deve estar pensando que lives estão batidas e que não valem mais a pena. É um engano.
Lives do jeito que são feitas hoje pela maioria dos dentistas não tem mesmo efetividade.
Mas na nossa abordagem as lives levam a cadastro de leads que são pessoas interessadas no seu trabalho.
Para que funcionem como canal de performance precisam ser bem planejadas, divulgadas com atencedência e entregarem valor real aos pacientes.
Lives são sim um bom canal de obteção de pacientes pois permitem a um custo baixo esclarecer dúvidas em comum de diversas pessoas e move-lás para o próximo passom, o agendamento de uma consulta.
Conclusão
Existem dezenas de ações de marketing digital para dentistas que podem ser colocadas a favor da sua clinica.
Cada situação é única e se sua clinica precisa aumentar a atração de pacientes, conte com a Senior e sua experiência de mais de 20 anos em marketing odontológico!
Senior Consultoria
Marketing para dentistas
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