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3 dicas de Instagram para médicos


Dicas de Instagram para médicos
O que um médico deve considerar antes de investir no Instagram?

Será que o Instagram ainda vale a pena para médicos? Essa é uma pergunta que ouvimos quase diariamente durante nosso trabalho de consultoria de marketing para médicos.


A resposta curta é: depende. Depende do que você espera do Instagram. Depende do que você está disposto a fazer. Depende do seu segmento. Dependa suas expectativas.


Onde há pessoas existem oportunidades. E sim, as redes sociais, e em especial o Instgram está cheio de oportunidades de mostrar o trabalho de um médico, de uma clínica ou hospital.


Nesse artigo vamos falar sobre 3 dicas de Instagram para médicos que vão além do lugar comum geralmente encontrados nos artigos de marketing para médicos em redes sociais na internet.


Em um primeiro momento pouco importa que frequência você vai publicar postagens, o horário dessas postagens e o formato dos posts.


Convidamos você médico que está pensando ou repensando o uso do Instagram na sua prática médica a partir dos 3 pontos abordados a seguir. Boa leitura!


3 dicas de Instagram para médicos


Antes de contratar uma agência de marketing digital para médicos ou de começar a fazer você mesmo suas postagens no Instagram pense nesses 3 pontos:


01 - O que você espera atingir com o Instagram?


Antes mesmo de abrir uma conta no Instagram, pergunte-se:


  • O que eu quero fazer no Instagram?

  • Por que abrir uma conta no Instagram?

  • Que mensagem eu quero divulgar?

  • O que será considerado "sucesso" no uso do Instagram?

  • Quais as suas metas?

  • Quais os seus objetivos?


É interessenta que a grande maioria dos médicos e clínicas médicas que utilizam as redes sociais não sabem direito como responder as perguntas acima.


A grande maioria quando perguntado vai dizer algo como "quero captar pacientes", ou "aumentar o número de pacientes no consultório".


Se você está nessa linha de pensamento, cuidado! Marketing não gera vendas. Seja marketing digital em redes sociais ou qualquer outro tipo de ação de marketing, a função dele não é agendamento de uma consulta.


O agendamento de uma consulta pode ser o objetivo comercial final de qualquer médico, mas esperar encher sua agenda com postagens no Instagram pode gerar (e gera) uma série de frustrações.


Então, nosso conselho: Antes de investir em Instagram tenha clareza sobre seus objetivos e qual a capacidade do Instagram de entregar os objetivos que você busca.


02 - Você vai dedicar tempo ao Instagram?


Ok, você pode dizer que vai contratar uma agência de marketing digital para médicos que vai cuidar do seu Instagram.


Sabe aqueles posts genéricos e comuns sobre o que são as patologias que você trata, demonstrações de equipamentos e exibição dos seus diplomas...pois é, isso não gera nenhum ou quase nenhum resultado.


Verdade seja dita, existem milhares de pseudo-gurus e agências de marketing médico que "garantem" que o Instagram vai lotar sua agenda, basta você fazer um storie por dia e mostrar inclusive sua vida pessoal, seus bens, suas viagens, etc, etc, etc. Não vai funcionar!


Muitos pensar agora, mas o Dr. Fulano é "marketeiro", mostra sua vida no Instagram e está bombando sua agenda!!! Será mesmo? Se existe um lugar onde as pessoas vendem uma falsa prosperidade, esse lugar é o Instagram.


Isso não significa absolutamente que você não deva usar o Instagram a favor da sua clínica, mas por favor, calibre suas expectativas de acordo com a realidade do que o Instagram é de fato, uma ferramenta de trabalho, não a solução de todos os problemas...


Uma coisa é certa sobre o Instagram. Para ter resultados com marketing médico no Instagram você vai precisar dedicar tempo, conhecimento e dinheiro.


As pessoas buscam conhecer o profissional, o que ele faz e como o que ele faz pode melhorar as vidas delas. Se você não tem tempo e nem paciência para se apresentar nesse mundo digital, nem comece.


03 - Instagram pessoal x profissional


Eu ficaria petrificado se visse um post no final de semana do meu cirurgião bebendo como um louco em um churrasco.


Eu sei, médicos são seres humanos e tem uma vida como qualquer pessoa. Esse é seu direito, mas se você quer manter uma imagem profissional séria e utilizar o Instagram como ferramenta de promoção profissional, bem, então seja ao menos...profissional!


Nós indicamos seriamente aos nossos clientes que repensem a forma de trabalhar no Instagram. Separe duas contas, uma pessoal e outra para sua clínica ou consultório.


De preferência na sua conta profissional aos posts que remetem a sua melhoria como profissional, ao seu conhecimento e a construção / manutenção da sua autoridades.


Não recomendamos para médicos sérios que invistam no chamado Lifestyle marketing. Posts mostrando você dirigindo uma Mercedes com um relógio de 40k no braço podem até colher muitos likes, mas são de resultado efetivo duvidoso. Não dúvida, não faça.


Conclusão


Fazer marketing médico no Instagram é sim uma opção a ser considerada por profissionais de medicina.


Mas é importante que você tenha metas claras, entenda o que de fato o Instagram é e o que pode entregar, além de criar espaço para na sua agenda para dedicar o tempo necessário para ter presença nessa rede.


Se tudo isso acima fizer sentido para você, então podemos conversar sobre como utilizar o Instagram a favor da sua clínica ou consultório. Se não fizer, ou se não for a forma com enxerga o uso do Instagram por médicos, sem problemas, mas não perca seu tempo nos ligando...


Até o próximo artigo!


Senior Consulting

Marketing para médicos

+55 (11) 3254-7451




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