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Bom atendimento fideliza?


O Brasil é conhecido pelo seu péssimo serviço de pós-venda. Todo mundo que já fez uma compra virtual ou mesmo presencialmente sabe o quanto se investe para atrair a atenção do futuro cliente e para efetuar uma venda. Porém, logo após a compra o cliente se torna um verdadeiro fardo para a maioria das empresas.

Não deveria ser assim, afinal, custou caro trazer o cliente para o seu portfólio. Toda empresa deveria saber que sem clientes não existiria empresa. Então porque os clientes são tantos mal tratados depois que assinam o cheque? Infelizmente essa cultura é reinante no país e é fruto de uma mentalidade empresarial pequena. Sabe-se que conquistar um cliente novo custa 5 x mais caro que manter um cliente existente. A empresa inteira deveria se posicionar de forma a pensar a empresa a partir do cliente e não o contrário.

Entretanto, temos visto algumas empresas com visão gerencial mais moderna praticando uma filosofia mais clara e cuidadosa de gestão de clientes. E essas empresas tem se valido muito das ferramentas de marketing digital para poderem avançar no seu relacionamento com os clientes e com isso fideliza-lós.

Alguns estudiosos americanos publicaram uma pesquisa recentemente na Havard Business Review, influente revista de negócios dos EUA mostrando que clientes satisfeitos com o atendimento de uma empresa não percebem um problema mesmo quando ele acontece. Ou seja, clientes satisfeitos tendem a tolerar melhor pequenos deslizes empresariais, pois afinal, por mais afiada que seja a empresa, os deslizes sempre vão acontecer.

Todo pequeno empreendedor deveria entender que a venda realmente começa quando o cliente assina o contrato ou paga a conta. A experiência que esse terá dai para frente fará toda a diferença no processo de relacionamento que será gerado entre a empresa e o cliente a partir dai.

Pense como cliente e estruture sua empresa a partir dessa visão. Pois afinal, marketing é satisfazer as necessidades humanas a partir de um processo de trocas. Permita que sua empresa estabeleça e mantenha um relacionamento permanente de troca com seus clientes atuais. Caso contrário, ele irá embora e para sempre.

Sr. Site

Agência de marketing digital

Equipes especializadas em criar sites em Belo Horizonte e Criação de sites em São Paulo

www.srsite.com.br

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