top of page
  • Foto do escritorAdmin

10 maneiras de médicos divulgarem seus serviços em 2023


Marketing Médico

Como alguém que precisa encontra o médico que procura? Provavelmente, essas pessoas vão realizar pesquisas on-line, pedem recomendações a amigos ou visitam uma clínica e pedem para entrar em contato com um especialista. Mas e se eles procuraram e seu nome nunca apareceu nas suas buscas?


Em um mundo ideal, abrir sua clínica e oferecer um atendimento excelente seria o bastante para divulgar seus serviços e os pacientes o encontrariam automaticamente. Mas no mundo real, no cenário competitivo que vivemos, você precisa promover sua clínica se quiser ser visível. É aqui que entra o marketing médico.


E, por mais assustador que marketing possa lhe parecer, não se preocupe, fizemos o trabalho braçal e preparamos um guia extenso sobre como você pode começar a divulgar sua clínica médica para expandir seus negócios e, ao mesmo tempo, fornecer o melhor atendimento ao paciente, sempre dentro dos limites do código de ética médica.


Aqui está o que vamos cobrir nesse artigo:


A. Por que o marketing é importante para os médicos hoje?

B. 10 melhores maneiras de propaganda para clínica médica


 

A. Por que o marketing é importante para os médicos hoje?


Como profissional de medicina, com várias coisas que ocupam a sua rotina, o marketing da sua clínica pode não ser sua maior prioridade. Mas no mundo atual, a primeira interação que alguém tem com sua clínica médica é provavelmente o resultado do que eles veem na mídia, seja ela uma busca no Google ou um post no Instagram.


Portanto, torna-se fundamental para você, como profissional de medicina, usar um chapéu empreendedor e divulgar seus serviços, porque é isso que pode ajudá-lo a se destacar entre as mais de 500 mil médicos no Brasil.


A única coisa que você precisa ter em mente é que o marketing para médicos não se trata de autopromoção e de "aparecer" no sentido negativo da palava. Em vez disso, o seu foco deve ser na ética, na transparência e o fornecimento de informações de qualidade e valiosas aos seus pacientes. O objetivo é ajudar seus pacientes potenciais e atuais a conhecer você e passarem a confiar em você.


Dica de marketing médico profissional: uma das melhores formas de criar confiança e uma conexão instantânea com alguém que nunca interagiu pessoalmente com você antes é falar com essa pessoa por meio de um vídeo. Um pequeno vídeo institucional apresentando-se (em seu site ou redes sociais) vai ajudar muito a criar uma conexão com as pessoas que te assistirem.


Felizmente, atualmente com o avanço dos celulares e com programas gratuitos você não precisa gastar horas fazendo vídeos - você pode fazer isso facilmente usando uma ferramenta como o InVideo, que permite criar vídeos de maneira rápida e fácil, mesmo que você nunca tenha feito isso antes.


De fato, os vídeos são uma maneira de divulgar seus serviços e que exploraremos com mais detalhes ao longo desse artigo, mas, vamos começar com algumas outras formas eficazes de comercializar sua clínica médica para atrair novos pacientes e fortalecer o relacionamento com os atuais.


 

B. 10 melhores formar de divulgar sua clínica médica


Em se tratando de marketing para médicos, existe uma variedade enorme de estratégias que você pode usar para alcançar pacientes novos e existentes e aumentar a conscientização sobre sua clínica. Nós os agrupamos em seções com base no objetivo principal que eles ajudam a resolver. Vamos lá!


1. Preencha a página da sua clínica médica do Google meu negócio


Uma das melhores formas de divulgar sua clinica médica é configurar um perfil comercial no Google. Se você já tiver um perfil no Google, ainda assim sugerimos a leitura de todo este ponto para saber como otimizar sua página e colher todos os seus benefícios.


Um perfil comercial da sua clínica médica no Google é o primeiro resultado que aparece quando alguém pesquisa diretamente pelo seu nome no Google. Portanto, é uma excelente maneira de fornecer a qualquer pessoa interessada todas as informações necessárias sobre sua clínica, como onde você está localizado, em que se especializou, qual é seu horário de trabalho, como as pessoas avaliaram seus serviços e muito mais. Você pode até mesmo compartilhar suas informações de contato e quaisquer links importantes para os quais deseja direcionar as pessoas aqui.


Isso ajuda a colocar sua clinica médica na frente das pessoas na área que procuram um serviço ou tipo de tratamento que você oferece. E se você otimizar seu perfil de forma completa, também terá a chance de aparecer nos três primeiros resultados de pesquisa no Google (Google 3-pack), ajudando você aparecer bem cada vez mais.


2. Crie e otimize seu site de clínica médica


Quer os pacientes descubram sobre você por meio de amigos, familiares, redes sociais ou perfil comercial do Google, é provável que eles acessem seu site para avaliar se você é a pessoa certa para eles.


Um site de clínica médica com aparência séria e profissional pode ajudá-lo a criar uma excelente primeira impressão e construir credibilidade na mente dos visitantes. Mas apenas criar um site não é suficiente – você também precisa olhar para aspectos como otimização de mecanismo de busca (SEO) e melhorar a experiência do usuário para que você realmente apareça na primeira página quando alguém estiver procurando por você.


3. Cadastre sua clínica em sites de diretórios online


Quando uma empresa faz uma busca no Google por médicos – sejam profissionais especializados ou por tratamentos específicos – você notará que muitos diretórios médicos online também aparecem nos resultados.


Criar contas nesses sites,especialmente no Doctoralia, é uma maneira sólida de divulgar sua clinica, aumentar sua visibilidade online e ajudar os pacientes com o perfil do seu público-alvo a encontrá-lo.


4. Aproveite os depoimentos e avaliações dos clientes de forma inteligente


Nada gera mais credibilidade do que pacientes satisfeitos falando da sua cl[inica.


Mas aqui muito cuidado! Não é viável e nem possível utilizar depoimentos de pacientes sejam escritos ou em vídeo abertamente na propaganda da sua clínica.


Essa prática não é aprovado no Brasil pelo código de publicidade médica. Entretanto, você ou a sua equipe comercial pode e deve utilizar os depoimentos e outros comentários de outros pacientes na negociação um a um com seus pacientes.


E ter pouca ou nenhuma avaliação (ou apenas negativa) pode custar clientes e negócios. Então, é hora de mudar isso - e o processo é bastante simples. Simplesmente peça por avaliações. Não precisa ser você o médico, mas alguém da sua equipe.


Um bom depoimento pode ser o fator decisivo entre a escolha de um profissional ou outro.


5. Use o poder das redes sociais a favor da sua clínica médica


O marketing nas redes sociais para médicos é uma excelente maneira de se conectar e educar seu público e pode ajudar a criar confiança e aumentar a percepção de valor do seu trabalho.


O Google também rankeia bem páginas de redes sociais com bom engajamento.. Isso pode ajudar ainda mais a estabelecer credibilidade, pois ver conteúdo de qualidade em seus feeds pode aumentar a confiança dos pacientes em seu trabalho.


Para implementar essa estratégia, você pode começar com plataformas como Instagram (crie uma página de negócios) para compartilhar dicas de saúde com seu público, as últimas notícias ou atualizações médicas e suas opiniões sobre elas.


Veja, existe um equivoco muito grande de parte da classe médica quanto ao uso das redes sociais. Alguns não querem usar de jeito nenhum, o que é uma pena, pois perde-se uma oportunidade impar de aumentar a visibilidade do seu trabalho. Já outros, utilizam as redes sociais como uma extensão do seu ego. Esses ganham muitos likes e elogios e raros pacientes.


As redes sociais são para os médicos um canal de relacionamento e também de posicionamento. Um cirurgião plástico ganha muito credibilidade ao postar uma nota sobre o treinamento que está fazendo de uma nova técnica cirurgica e seus benefícios para os seus pacientes.


Já um post do mesmo cirurgião na primeira classe de um voô para o exterior traz notoriedade, mas será que traz de fato pacientes? Na nossa observação do dia a dia com centenas de clientes da área de medicina, esse lifestyle marketing não tem resultados nenhum. Mas, como cada caso é um caso, pode ser que funcione para você. Cabe verificar quem é seu público e o que eles valorizam.


6. Lembretes e comunicação com o paciente por WhatsApp


Utilziar e-mails, SMS ou WhatsApp para enviar lembretes de consultas ou até mesmo mensagens de aniversário é uma exceletne prática para manter contato com seus pacientes e adicionar um toque pessoal à experiência do paciente.


Lembre-se, para que o paciente lembre de você é preciso que você esteja presente na vida dele.


Um fator importante sobre os lembretes de compromissos é que eles também podem ajudar a evitar no show dos pacientes e demonstrar aos pacientes que você se preocupa com a saúde deles. São sempre positivos os efeitos gerados quando você buscar melhorar a experiência deles com sua clínica aumentando confiança e lealdade ou, melhor ainda, incentivá-los a encaminhá-lo para pessoas que eles conhecem.


A melhor parte é que essa estratégia é bastante simples de implementar, mas ainda pode ajudar a criar uma ótima impressão entre os pacientes.


7 . Criar um blog com conteúdo de qualidade


Depois de criar o seu site institucional, inicie um blog para compartilhar dicas, conselhos e informações úteis sobre o seu campo de atuação. Essa é uma ótima maneira de criar credibilidade e mostrar seu conhecimento e experiência no seu setor.


Além disso, conteúdo de qualidade acoplado ao seu site vai ajudar a posiciona-ló cada vez mais rápido e mais acima nas buscas do Google.


Você pode usar as perguntas que seus pacientes costumam fazer na sua rotina diária de consultório como um bm ponto de partida para debater os tópicos do blog.


Você também pode criar artigos sobre os tratamentos que oferece, seus procedimentos, problemas médicos típicos, dicas de prevenção de lesões, notícias ou tendências do setor ou inovações no campo.


8. Mantenha panfletos e folders no seu consultório


Parece meio antiguado falar de publicidade médica no papel, certo? Mas, você se lembra de ir ao seu médico quando criança e ver um monte de folhetos na recepção? Eles forneciam uma leitura interessante enquanto os pacientes esperavam - mas também ajudavam a educar os pacientes e aumentar sua credibilidade como médico.


Você também deve implementar a mesma estratégia tendo panfletos e folders em seu consultório, informando os pacientes sobre sua clínica, as condições que você trata e seus serviços e tratamentos.


Folhetos informativos também são uma ótima maneira de explicar aos pacientes (especialmente os mais medrososos) como você lida com os tratamentos usando linguagem clara e ilustrações.


Você pode até mesmo usá-los para educar os pacientes sobre doenças comuns ou as diferentes opções de tratamento disponíveis para uma condição específica, para que possam fazer uma escolha bem informada.


9. Invista em brindes que representem sua marca (canetas, canecas, blocos de notas etc. que os clientes possam levar)


Marketing para médicos não é apenas para captar novos clientes, mas também nutrir o relacionamento com aqueles que já entraram em contato com você. Uma ótima maneira de fazer isso, adicionando um toque pessoal à sua clínica médica e criar uma impressão positiva e duradoura nos pacientes é distribuir brindes e itens de marca.


Você não precisa gastar muito dinheiro com eles - São exemplos de brindes válidos: canetas, blocos de notas, canecas ou relógios personalizados com o nome de sua clínica e detalhes de contato são relativamente baratos de produzir, mas funcionam igualmente bem.


10. Invista em anúncios off-line pagos


Embora o marketing digital na medicina esteja crescendo, os anúncios pagos tradicionais estão longe de morrer.


Para muitos tipos de especialidades, assim como, para vários tipos de localidades, anúncios em jornais, panfletos, comerciais de rádio ou TV e outdoors são ótimas maneiras de alcançar novos potenciais pacientes, especialmente seu público local ou aqueles que não usam a Internet.


Apesar de muita gente, mesmo nas pequenas cidades estarem conectadas a internet, um canal não elimina o outro. Invista sempre que puder em mídia offline na sua região como jornais de bairro e revistas locais.


Acabou?


Bem, nos poderiamos (e quem sabe vamos) escrever um livro sobre publicidade na medicina.


Nesse momento você pode estar se pergutando: Qual a melhor forma de fazer propaganda da minha clínica?


Sabe, aqui na Senior temos a cultura de planejar, executar rápido, corrigir, adaptar e executar de novo em ciclos curtos.


A mentalidade que você deve ter com o marketing médico é semelhante aquela que você tem com seu paciente. Procure se cerca de um bom diagnóstico, estudar cada caso com muito cuidado, buscar ser conservador no início e acompanhar de perto os resultados.


Esse é o marketing que nos acreditamos. Personalizado e de acordo com o momento de vida da sua clíncia, do que já foi realizado e do que você pode fazer para melhorar, sempre!


Se você busca a assessoria de uma empresa de marketing médico profissional, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.






Senior Consulting

Especialistas em marketing médico

+55 11 3254-7451



bottom of page