Qual clínica médica hoje em dia que pode abrir mão da propaganda? Provavelmente nenhuma.
Estamos inseridos em um cenário formado por um tripé:
01 - Ambiente econômico restritivo com alto desemprego e crédito baixo;
02 - Alta concorrência no segmento de medicina com milhares de médicos atuando em todos os setores e milhares de novos profissionais entrando no mercado todos os anos;
03 - Pressão dos planos de saúde que controlam as agendas e honorários médicos com tabelas cada vez mais aviltantes.
Se você acaba de abrir um consultório ou clínica médica ou já é veterano nesse setor, com certeza já percebeu as forças do macroambiente acima citadas atuando com maior ou menor intensidade na sua região.
Nesse sentido, aqueles bons tempos em que bastava ao profissional de saúde investir na sua carreira, ter uma formação sólida, abrir seu consultório, aliar-se a outros colegas e desenvolver uma carreira acadêmica já não são credenciais que garantem uma carteira de pacientes perene.
Como a propaganda médica pode ajudar sua clínica
Antes de mais nada é preciso quebrar alguns paradigmas. O ato de divulgar os seus serviços médicos, a propaganda da sua clínica médica tem por objetivo tornar público e conhecido o seu expertise para as pessoas que tem interesse, necessidade e capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.
A propaganda na medicina deve seguir preceitos do código de ética médico, porém ela precisa ser realizada com constância e com propósito.
Então, que fique claro, a propaganda na medicina tem que ter objetivos claros, entre eles:
A - Um público-alvo objetivo (Quem)
B - Uma meta determinada (O Que)
C - Um investimento específico (Quanto)
D - Um tempo (Quando)
E - Um responsável (Por quem)
Claro, se você deseja captar pacientes particulares para sua clínica médica precisa definir quem são esses pacientes, estabelecer uma meta financeira ou numérica de resultados esperados, um investimento de propaganda que vai ser necessário realizar para que a meta seja alcançada, em quanto tempo e quem será o responsável por realizar o trabalho.
A propaganda na medicina é uma parte importante do marketing médico, mas o marketing na medicina é mais abrangente.
O marketing na medicina tem a função de detectar, entender, atender e superar necessidades, expectativas e desejos de um grupo específico de pessoas que vão se tornar seus pacientes.
Ações de propaganda para divulgar clínica médica
Uma vez que fique entendido que a propaganda da sua clínica médica deve cumprir determinados objetivos quantitativos e qualitativos, que ela deve ser realizada dentro de um horizonte de tempo, que necessita de uma verba de um responsável pela execução das ações, podemos pensar em quais são as melhores ações de propaganda que vão captar os pacientes para sua clínica.
Lembre-se, existem centenas de ações de propaganda na medicina que podem ser aplicadas para divulgar uma clínica médica. As melhores no seu caso vão ser aquelas que vão mais tem "fit" com o perfil do seu público-alvo e com suas metas.
Algumas ações de divulgação de clínicas médicas:
01 - Fachada da clinica
Se seu ponto comercial é de rua e tem uma fachada ou vitrine, ela deve ser utilizada como ferramenta de divulgação da sua clínica.
Observe o fluxo do trânsito, qual o sentido que os carros se deslocam, utilize sempre de acordo com o perfil do seu público-alvo totens luminosos, placas, adesivação de vitrines, etc.
02 - Sinalização interna
A estrutura interna da sua clínica deve ser pensada para "vender" os seus serviços. Assim, tudo no interior da sua clínica deve comunicar sua proposta de trabalho, seu portfólio de serviços, sua carta de intenções.
Ter uma televisão corporativa na recepção com programação que intercale informações genéricas e dados sobre seus tratamentos, equipe e bastidores da clínica é fundamental.
Invista também em deixar materiais impressos na recepção para que as pessoas possam pegar e levar consigo.
03 - Material de divulgação e papelaria
É fundamental que sua papelaria seja personalizada com sua logomarca e identidade visual. Se você tem uma pasta com sua identidade visual acondicione os seus pedidos de exame e receitas nela.
As pessoas vão andar por ai com seu material nas mãos fazendo uma divulgação gratuita da sua clínica atraindo a atenção de potenciais pacientes.
04 - Redes Sociais
Ah, as redes sociais, todo mundo fala dela. A maioria dos médicos já tem uma conta no Facebook ou Instagram.
Mas é verdade que a grande maioria não tem uma estratégia de captação de pacientes nas redes sociais. A grande maioria somente posta informações gratuitas nas redes sociais. Isso é insuficiente.
É preciso usar as redes sociais com um motor de geração de agendamento de consultas para que você possa, no caso de clínicas que vendem procedimentos agregados (dermatologistas, cirurgiões-plásticos, oftalmologistas, etc.) conseguirem passar a barreira da consulta inicial.
05 - Google
Estar nas primeiras posições do Google significa ter mais gente visitando seu site, mais gente visitado seu site, são mais possibilidades de pessoas marcando consulta. Mais consultas, mais pacientes, mais pacientes, mais possibilidades de tratamentos. Um ciclo positivo.
A lista poderia continuar e ser bem longa. Mas sabe o que é mais produtivo quando se trata de divulgar uma clínica médica? Fazer um planejamento de marketing médico personalizado.
Um bom plano de marketing médico vai cobrir todos os pontos analisados acima em detalhes. A saído do planejamento de marketing é um plano de marketing médico que vai abranger outros pontos além da propaganda médica, como por exemplo a precificação correta dos seus serviços visando aumentar sua lucratividade e rentabilidade. Afinal, não adianta atrair mais pacientes e vender mais serviços, sem lucro e rentabilidade.
Para saber mais sobre marketing na medicina, propaganda médica de forma ética ou para ter um plano de divulgação de clínica médica personalizado, entre em contato e converse com um dos nossos especialistas em marketing médico.
A Senior Marketing é especialista em marketing médico e propaganda na medicina com mais de 23 anos de mercado e + 500 clientes atendidos em 12 países. Vamos conversar?
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