Parcerias são uma ótima forma de aumentar a captação de pacientes. Mas é preciso saber como fazer parcerias que realmente sejam efetivas para os parceiros na captação de clientes.
Nesse artigo vamos te passar algumas ideias sobre como fazer captação de pacientes através de parcerias que você pode adaptar e implementar na sua clínica odontológica ou médica.
Como captar pacientes através de parcerias - Passo a Passo
01 - Captação de pacientes por parcerias: Analise o perfil do paciente ideal
Não tente fazer parceiras na expectativa de captar todo e qualquer tipo de paciente. Para que você consiga captar pacientes através de parceiras, em primeiro lugar você precisa definir QUEM é o paciente alvo que você busca captar na parceria.
Você precisa segmentar o mercado global que você está inserido por algum critério. Esse critério de segmentação dos pacientes pode ser: por sexo, faixa etária, renda, profissão, opção sexual, bairros, momento de vida (casados, solteiros, noivas, etc.), comportamento social (ativos ou passivos), etc, etc.
É primordial que você tenha clareza sobre quem é o paciente ideal que você deseja atrair para a sua clínica através de parcerias e somente depois passar para o ponto a seguir.
02 - Captação de pacientes por parcerias: Mapeie potenciais parceiros
Uma vez que você sabe QUEM você quer captar, precisa começar a olhar no entorno da sua clínica, na sua região, locais de comércio e serviços que os seus pacientes com o perfil ideal costumam frequentar.
Se por exemplo, você é um profissional que trabalha com harmonização facial e deseja captar pacientes de procedimentos estéticos para sua clínica, procure por locais onde nas sua região onde as pessoas vão cuidar da beleza.
Isso envolve locais como: academias, salões de beleza, spas, médicos ou dentistas de outros segmentos, centros de estética, lojas de grife, etc.
Note que você sempre vai encontrar nas pessoas com determinado perfil certo padrão de consumo.
Uma pessoa com comportamento mais social e que gosta de sair, vai procurar se vestir bem, se apresentar bem e naturalmente estará frequentando restaurantes, boates e outros estabelecimentos do gênero.
Por outro lado, pessoas de grupos específicos como idosos, ciclistas ou mesmo executivos costumam ter associações e frequentarem pontos de encontro direcionados para seus interesses.
O segundo e importante passo na captação de pacientes através de parcerias é identificar o parceiro correto, que atende ao mesmo perfil de clientes que o da sua clínica, não concorre com o seu serviço e muitas vezes presta um serviço complementar.
03 - Captação de pacientes por parcerias: Costurando a parceria
Se o seu conceito de parceria é aquele de deixar um panfleto no balcão do parceiro, preciso fazer uma atualização.
Uma boa parceria tem data e hora para começar, resultados a alcançar e um propósito bem definido.
Se você não sabe o que, quando e como pretende alcançar com uma parceria, nem comece!
Voltando a exemplo do profissional de estética, uma meta poderia ser atrair 15 novos pacientes de preenchimento labial por mês vindos de parcerias.
A estratégia poderia ser identificar 5 salões de beleza próximos da sua clínica que atendam o perfil do seu paciente ideal.
Uma ação prática seria fazer um "Beauty Day" nas instalações do parceiro comissionando o parceiro com 10% do valor de cada paciente convertido.
O resultado desse tipo de ação de parceria é concreto e válido para ambos. O seu parceiro comercial que ganha um diferencial competitivo no seu salão por trazer um profissional de alto nível como você para passar informações relevantes para os seus clientes e ainda oferecer-lhes um desconto. E sua clínica ganha no formato de novos pacientes.
Conclusão
Existem literalmente dezenas de ações possíveis para serem realizadas em parcerias para captação de pacientes, mas todas tem que partir do princípio de qual o resultado que se deseja alcançar e é preciso desenhar uma estratégia e ações para alcançar esse resultado.
Se você quer conversar sobre como implementar um programa de parcerias para captação de pacientes na sua clínica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para saúde.
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