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Em marketing médico e odontológico não vale achar tem que ter certeza


Certa vez participei de uma consultoria com 3 dentistas e suas respectivas esposas que trabalham em cargos administrativos na clínica, na região metropolitana de Salvador.

Apesar de nenhum deles ter formação em marketing e publicidade, todos "tinham certeza que entendiam bastante de marketing". Afinal, a reunião mal começou e já começaram a determinar qual o problema da clínica...

"Nosso problema é de visibilidade, disse uma das esposas." Um dos dentistas sentado ao lado já foi logo sacando: "nosso ponto não é na rua principal, então vou mandar fazer uma placa e coloca-lá na esquina apontando para cá, mostrando que existe dentista aqui." Pronto. Estava tudo resolvido!!

Na singela opinião dos profissionais todos os problemas da clínica seriam resolvidos com a melhoria da visibilidade da clínica. E eu lá pensando, o que estou fazendo aqui? Mas, para valorizar minha presença (afinal eles estavam pagando) saltei a pergunta? "Tem certeza?"

Pronto...foi um festival de "bom, eu acho", "imagino que sim...", "parece que.."

Esse é o problema, em marketing médico e marketing odontológico, muito mais do que marketing no varejo, não da para "achar", tem que ter certeza. Não aquela certeza que todos nos vamos morrer um dia, mas uma certeza baseada em ciência. Sim, marketing também é ciência, inexata é claro, mas passo longe de ser coisa de palpiteiro.

E o que mais temos vistos nos útlimos anos sao "profissonais de marketing médico" e "profissionais de marketing odontológico" surgindo por ai. Gente, que mal abaixou o "pescoço debaixo da superfíce" do universo da administração de marketing e já se intitula consultor ou coach!! Arghh...

Marketing na saúde não é para amador

Quando se trata de aumentar a receita de uma empresa de saúde, de captar bons pacientes, de criar um negócio de 30, 50, 100 anos não se pode basear decisões em ações empíricas, do tipo "ah funcionou para fulano, então vou fazer igualzinho que vai funcionar para mim".

É preciso fazer pesquisa de mercado, coletar dados, conhecer as necessidade de um público alvo, atender um nicho, segmentar, criar serviços que atendam necessidade reais, diferenciar e posicionar...ufa...e ainda tem mais: tem que dar lucro!

Tudo isso é tarefa do marketing médico e do marketing odontológico. E não, não se consegue isso com "sacadas" e "hacks" matadores.

Empresas do segmento de saúde que vem tendo sucesso não entraram e não vão entrar nessa onda de marketing digital, marketing de conteúdo e outras firulas só para entrar porque esta na moda.

Elas sabem muito bem que são seus pacientes, entendem suas demandas, criam serviços que resolvem seus problemas e montam um mix de marketing adequado para atender e superar as expectativas deles.

Se você entende que é necessário investir tempo e dinheiro adequado para que o retorno venha em forma de pacientes satisfeitos e lucros crescentes, sem aventuras, sem modismos, conte com a gente. Fazemos isso há quase 20 anos! Entre em contato e converse um consultor especializado em empresas de saúde!

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