Você trabalha bastante, movimenta certa quantia de dinheiro todos os meses mas tem dúvidas se sua clínica ou consultório produz lucro ou prejuízo?
A grande maioria dos proprietários de empresas de saúde olha para o fluxo de caixa para determinar se seu negócio teve lucro ou prejuízo, mas o fluxo de caixa apenas reflete a movimentação financeira e não se o negócio teve lucro ou prejuízo.
Muitas vezes o fluxo de caixa demonstra que a clínica esta operando com um caixa extremamente apertado o que não significa prejuízo.
Somente apurando o resultado operacional é possível calcular se uma clínica teve lucro ou prejuízo. A apuração pode ser realizada mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou mesmo anualmente.
É através da apuração dos resultados que a gerência pode apurar falhas na gestão financeira da clínica que podem estar na precificação incorreta dos serviços oferecidos, nos custos da prestação do serviço, nas despesas fixas e também nas variáveis que como o próprio nome diz variam de acordo com a demanda da clínica.
Somente através da apuração dos resultados de um período é possível identificar o ponto de equilíbrio, que vem a ser a quantia monetária necessária para que a clínica opere no azul e gere lucro.
Como apurar o resultado mensal?
O resultado financeiro mensal consiste basicamente na diferença entre todo faturamento e todas as despesas e custos de um período.
É preciso frieza e conhecimento na avaliação dos resultados. Um prejuízo em determinado mês não significa que a clínica seja sempre deficitária. Negócios de saúde também sofrem com a sazonalidade. Por exemplo, clínicas odontológicas costumam ter um volume menor de pacientes em dezembro e janeiro afetando o faturamento.
Portanto, se faz necessário avaliar no mínimo um semestre para a determinação da saúde financeira de uma clínica ou o consultório e a determinação se ela gera prejuízo ou lucro.
Acredito que esteja claro que para a apuração do lucro ou prejuízo é preciso que seu consultório ou clínica tenha um registro da movimentação financeira, de preferência em sistemas informatizados.
Fique atento para evitar uma confusão muito comum dos profissionais de saúde que é confundir faturamento com recebimento.
Muitos serviços de saúde são vendidos em parcelas porém o proprietário da clínica / consultório considera o montante total da venda com parte do faturamento do mês que originou a venda.
Com a devida apuração dos resultados é possível calcular indicadores financeiros fundamentais para a boa gestão de toda clínica e consultório tais como ponto de equilíbrio e lucratividade que são bons pontos de partida para ações de correção caso a clínica / consultório esteja gerando prejuízos.
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