top of page
Sênior Marketing

Como saber se sua clínica ou consultório tem lucro ou prejuízo


Você trabalha bastante, movimenta certa quantia de dinheiro todos os meses mas tem dúvidas se sua clínica ou consultório produz lucro ou prejuízo?

A grande maioria dos proprietários de empresas de saúde olha para o fluxo de caixa para determinar se seu negócio teve lucro ou prejuízo, mas o fluxo de caixa apenas reflete a movimentação financeira e não se o negócio teve lucro ou prejuízo.

Muitas vezes o fluxo de caixa demonstra que a clínica esta operando com um caixa extremamente apertado o que não significa prejuízo.

Somente apurando o resultado operacional é possível calcular se uma clínica teve lucro ou prejuízo. A apuração pode ser realizada mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou mesmo anualmente.

É através da apuração dos resultados que a gerência pode apurar falhas na gestão financeira da clínica que podem estar na precificação incorreta dos serviços oferecidos, nos custos da prestação do serviço, nas despesas fixas e também nas variáveis que como o próprio nome diz variam de acordo com a demanda da clínica.

Somente através da apuração dos resultados de um período é possível identificar o ponto de equilíbrio, que vem a ser a quantia monetária necessária para que a clínica opere no azul e gere lucro.

Como apurar o resultado mensal?

O resultado financeiro mensal consiste basicamente na diferença entre todo faturamento e todas as despesas e custos de um período.

É preciso frieza e conhecimento na avaliação dos resultados. Um prejuízo em determinado mês não significa que a clínica seja sempre deficitária. Negócios de saúde também sofrem com a sazonalidade. Por exemplo, clínicas odontológicas costumam ter um volume menor de pacientes em dezembro e janeiro afetando o faturamento.

Portanto, se faz necessário avaliar no mínimo um semestre para a determinação da saúde financeira de uma clínica ou o consultório e a determinação se ela gera prejuízo ou lucro.

Acredito que esteja claro que para a apuração do lucro ou prejuízo é preciso que seu consultório ou clínica tenha um registro da movimentação financeira, de preferência em sistemas informatizados.

Fique atento para evitar uma confusão muito comum dos profissionais de saúde que é confundir faturamento com recebimento.

Muitos serviços de saúde são vendidos em parcelas porém o proprietário da clínica / consultório considera o montante total da venda com parte do faturamento do mês que originou a venda.

Com a devida apuração dos resultados é possível calcular indicadores financeiros fundamentais para a boa gestão de toda clínica e consultório tais como ponto de equilíbrio e lucratividade que são bons pontos de partida para ações de correção caso a clínica / consultório esteja gerando prejuízos.

Você quer saber se sua clínica gera lucro ou prejuízo? Entre em contato com um de nossos especialistas pelos canais abaixo:

Senior Marketing

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

bottom of page