top of page
Foto do escritorAdmin

Como preparar sua clinica para o crescimento


Prepare sua clinica para o crescimento
Prepare sua clinica para o crescimento

Quando um médico, dentista, ou mesmo um empreeendor ligado à area de saúde inicia seu negócio, trata-se, basicamente, da construção de um sonho que muitas vezes vem sendo acalentado a muitos anos.


Nesse sonho, essa pessoa investiu seu tempo, seus recursos financeiros e, acima de tudo, toda sua energia. Portanto, você precisa saber como preparar a sua clínica para o crescimento. Torne essa tarefa uma prioriodade se deseja aumentar suas chances de sucesso.


Talvez, se você tem a formação acadêmica que não contemple os temas de gestão e empreendedorismo, essa abordagem de planejamento e preparação possa não fazer muito sentido.


Afinal, você pode estar se perguntando: Por que me preparar para o crescimento?


Na Senior Consulting temos ajudado médicos, dentistas e empresários do setor de saúde nos últimos 25 anos a prepararem suas empresas para o crescimento


Nós auxliamos esses empresários da saúde na definição do posicionamento da marca da sua clinica e na construção da estratégia de mercado, compartilhando formas de estruturar e preparar a sua clincia para um crescimento constante. Com base na nossa experiência de consultoria para dentistas e médicos , compartilhamos abaixo alguns dos principais passos que devem serem seguidos na caminhada rumo ao sucesso. Acompanhe!


Canalize sua energia para impulsionar e preparar sua clinica para o futuro


O trabalho de preparo de preparo para o crescimento de uma empresa se assemelha muito mais a uma maratona do que a uma corrida de 100 metros.


É preciso fôlego, resiliência e capacidade de pivotar rapidamente o seu planejamento para atingir os resutlados que planeja.


Serão frequentes os erros relacionados a escolha de equipe, seleção de serviços, formação de preço, posicionamento de mercado e outras inciativas.


Entender que a estruturação dos próximos 3 a 5 anos vai preparar sua clinica para a prosperidade nos próximos 30 a 50 anos é fundamental.


Portanto, respire fundo e entenda que falhas vão ocorrer e que premissas tidas como verdadeiras hoje vão mudar no futuro.


Pesquise e entenda produndamente seu público-alvo


Trabalhar demais não significa que você terá resultados expressivos. Antes de pensar em volume, seja de horas trabalhadas, de consultas realizadas e de faturamento, é necessário entender claramente para quem você quer trabalhar e qual o seu posiconamento perante esse público.


Ninguem ao Mc Donalds esperando encontrar um lanche gourmet ou de alto padrão nutricional. Entretanto, a fórmula utilizada por essa marca tem funcionado a decádas, muito calcada no profundo conhecimento da marca sobre os desejos e necessidades do seu público-alvo.


Procure entender quem é seu público-alvo, sempre olhando de uma perspectiva externa.


Não tente formular e preparar sua empresa de forma a atender os seus gostos pessoais e sua forma de pensar.


Lembre-se que quem define valor é o cliente e não você. Um erro que vemos repetidamente em clinicas médicas e odontológicas é o gestor preparar o modelo de negócios de forma a repetir a forma como "ele" gostaria de ser atendido. Mas você não é seu paciente.


Portanto, distancie-se um pouco do seus paradigmas e da visão de mundo e tente ao máximo entender o que o seu público-alvo de fato aprecia e esta disposto a pagar.


Planejamento estratégico não é um luxo exclusivo de grandes empresas


Será que uma empresa é grande porque planeja ou planeja porque é grande?


Saiba que toda empresa que deseja crescer de forma sustentável, captando e fidelizando pacientes com lucro, sempre tem um bom plano estratégico.


Sendo uma pequena empresa ou mesmo uma rede de clinicas é necessário ter um bom plano estrategico para os próximos 12 meses, 36 meses e 60 meses.


Esse plano de metas precisa refletir os valores da sua marca, a entrega de valor para seus pacientes e onde você pretende estar em cada horizonte de tempo previsto.


Olhe para o mercado


Como empresário é preciso estar aberto a novos modelos de negócios e olhar para o seu mercado de forma menos críticas e mais reflexiva.


Nada de ficar copiando os outros, mas cuidado também para não tentar reinventar a roda.


Outro ponto diz respeito a como você analisa as forças e franquezas dos seus concorrentes.


Muitos de nós ficamos apaixonados por nossas conquistas, por nossas empresas e acabamos caindo na armadilha de acreditar que somos melhores do que nos concorrentes em tudo.


Esse é um erro perigoso e que pode comprometer o futuro do crescimento da sua clinica.


Fuja dessa mentalidade restritiva e procure ir um passo além, buscando sempre referências de mercado, olhando o que os concorrentes estão fazendo de certo e de errado, buscando trazer para a sua empresa o que for de melhor sempre.


Para crescer uma empresa é preciso humildade, no sentido de saber que sempre existe algo a melhorar, algum processo a aperfeiçoar.


Ponha em prática, avalie, repense e execute de novo


Entenda que o mercado é dinâmico, que a tecnologia avança a passos largos e que os clientes estão cada dia mais conscientes das ofertas de mercado.


Execute seu planejamento para o crescimento da sua clinica, mas não se esqueça de avaliar se os resultados esperados estão acontecendo e não tenha medo de mudar de rota se preciso for.


Se você precisa de ajuda para estruturar sua clinica para o crescimento, entre em contato e vamos conversar!


Senior Consulting

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniorconsulting.com.br


bottom of page