top of page
  • Foto do escritorAdmin

Como escolher o nome para clínicas odontológicas

Como escolher o nome de uma clinica odontológica
Como escolher o nome de uma clinica odontológica


A escolha do nome de uma clínica odontológica influencia desde o seu logotipo até a impressão que seus pacientes vão ter sobre sua marca, portanto, listamos nesse artigo os pontos mais importante a considerar ao escolher um nome para sua clínica odontológica.


Escolher um nome para sua odontológica não é um passeio no parque e deveria ser considerado com seriedade pelos sócios do negócio.


  • Você vai usar seu nome próprio na sua clinica?

  • Você deve usar de alguma forma o identificação da área em que atua (implantes XYZ, por exemplo)?

  • Você escolherá algo que permitirá que as pessoas saibam que o nível de odontologia você pratica (prime, premium, pop, etc)?


Existem abordagens diferenciadas a serem adotadas que influenciam diretamento na escolha do nome da sua clinica odontológica. Pode ser desafiador escolher!


Enxergar de forma mais ampla o papel do nome da sua clinica no contexto do marketing odontológico é o que fazemos todos os dias aqui na Senior Consulting. Aqui vão alguns pontos a considerar ao escolher um nome para sua clínica odontológica.


1. Vai ser uma clínica local ou você pretende expandir para outro lugares?


Você já viu uma placa de uma empresa ou escritório que parece que alguém não conseguiu se decidir ao escolher um nome, então escolheu três ou quatro?


O resultado é que a clínica tem três nomes. Um é o nome do profissional . Um é o nome da especialidade . E um (e este é o meu favorito), é o nome “SEO” que algum guru de marketing para dentistas lhes disse para ter. Exemplo: Dr. José das Couves - Implantodontista - Odontologia Premium"


Não faça nada isso.


É provável que esses três nomes existam apenas porque você estava ouvindo o conselho de alguém (um guru fajuto) em quem confiava para aconselhá-lo bem.


Infelizmente, os possíveis benefícios dessa escolha de nome não superam os efeitos negativos para a sua clinica. Você não precisa de três nomes diferentes para ser relevante. O primeiro a abandonar deve ser o nome de SEO falsamente chamado. Essa prágtica não vai te ajudar a conseguir captar novos pacientes e é confuso para o paciente.


O nome deve permitir que os pacientes em potencial saibam que você é um consultório ou clínica odontológica.


Não seja muito obscuro na escolha do nome da sua clinica. Não tente ser muito esperto e criar um enigma.


A maioria das clínicas de dentista consegue isso. Seu nome deve ter alguma variação das palavras “dentista”, “dentista”, “dentes” ou “sorriso”. ou "odontologia". As pessoas precisam saber o que você é imediatamente.


Já vimos exemplos de clínicas odontológicas com o sobrenome da família e pronto.


O cidadão médio dedica cerca de duas horas de sua vida todos os anos pensando em odontologia, a maioria das quais ocorre enquanto está em sua cadeira fazendo algum tipo de tratamento.


Dada essa curta janela de tempo , procure se certificar de que seu logotipo e nome da sua clínica facilitem a compreensão do que você faz rapidamente. Este conselho também se aplica à presença do seu site. Seu nome deve exalar profissionalismo, confiança e creditibilidade.


Pacientes em potencial precisam sentir confiantes e segurança sobre a sua clinica. E o nome desempenha relevante papel para gerar segurança. Você não terá a chance de se envolver com eles por mais um ano inteiro (ou nunca, se eles gostarem do primeiro dentista que escolherem).


02 - Nomes curtos são melhores


As pessoas tem dificuldades de memorizar nomes longos. Algo como "Instituto moderno de odontologia Prates" é muito dificil de gerar lembrança.


Opte por nomes curtos, mas nós sabemos que com mais de 400 mil dentistas no país fica muito díficil escolher um nome que já não esteja registrado.


Faça uma brainstorming com sua equipe, amigos ou familiares e tente listar 10 nomes inicialmente que você aprecia.


Com essa lista em mãos vá ao Google e procure se já existe alguma clinica ou consultório com esse nome ou semelhante.


Verifique se o nome já não estão registrado a nível municipal, estadual, federal, na internet (domínio) e também no registro nacional do marcas e patentes do INPI.


Lembre-se que mesmo estando em estados diferentes, caso sua clinica registre um nome que já tem uma marca patenteada no INPI, orgão que regula o registro de marcas e patentes no país, corre-se o risco de a qualquer momento ser acionado e perder o direito de usar o nome que você talvez esteja praticando a anos,


Não confunda o registro do nome na junta comercial da sua cidade, com o registro da marca.


Ambos são fundamentais, mas a grande maioria dos profissionais de odontologia no Brasil não registram suas marcas no INPI.


Já vimos vários processos se arrastando por anos entre empresas de odontologia que buscam provar a propriedade de uma marca.


03 - Usar nome próprio ou nome de fantasia na clinica?


Uma pergunta que sempre nos fazem: É melhor usar nome próprio ou um nome de fantasia?


Bom, pense no longo prazo...daqui há 10, 15, 30 anos você ainda vai estar na frente do negócio? Vai querer criar uma reputação pessoal ou uma marca forte que independa de você?


Se a idéia é ter um autoemprego e não uma empresa, utilize o seu nome e tente fazer de tudo para juntar o máximo de dinheiro que puder, porque vai precisar quando para de atuar. Recomendamos fortemente que você busque uma assessoria financeira para criar seu "colchão" financeiro nesse caso.


Agora, se você pensa em expandir para um rede de clínicas, formatar uma franquia, ou mesmo manter as portas abertas recebendo parte do faturamento gerado por outro colegas quando resolver parar, definitivamente você deve ir para a escolha de um nome de fantasia.


04 - Não esqueça de sempre andar em dia com as regras do CRO


Sabemos que não é fácil e nem simples seguir todas as regras do seu conselho de classe, mas somos aqui na Senior muito rigorosos nas orientações aos nossos clientes.


Sempre busque orientação junto a sua regional do CRO para verificar se o nome escolhido não fere alguma regra do seu código de ética profissional, ok?


05 - Exemplos de nomes de clinicas odontológicas


Agora o principal, o motivo que te trouxe até aqui: Exemplos de nomes de clinicas odontológicas!


Vamos ficar devendo!! Seria uma perda de tempo fazer uma lista de nomes de clinicas odontológicas, porque simplesmente existem nomes demais por ai e náo queremos cair em chavões e listar obviedades.


Quer criar um nome para sua clíncia odontológica? Nosso conselho: busque um empresa de marketing odontológico séia que ofereça o serviço de naming, um brao do marketing que cuida de elaborar nomes de acordo com o perfil dos clientes alvo e da sua intenção quanto a pretensões futuras.


Para mais informações sobre como escolher o nome da sua clinica odontológica e uma assessoria completa para clinicas odontológicas, entre em contato e converse com um de nossos consultores.


Senior Consulting

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniorconsulting.com.br

bottom of page