Nem mesmo o profissional mais capacitado vai ter sucesso no seu consultório se as pessoas do seu público-alvo não souberem da sua competência e dos serviços que ele oferece.
Parece que já é ponto pacífico entre os cirurgiões-dentistas que a necessidade de divulgar seus consultórios e serviços é questão fundamental para que obtenham bons resultados.
A questão que gera mais dúvidas, entretanto, entre os profissionais de odontologia é o como. Como divulgar consultório odontológico?
Nós queremos nesse breve artigo ajudar você dentista que está confuso com a quantidade de informações e siglas nesse mundo da publicidade na odontologia para direciona-ló no caminho correto da divulgação dos seus serviços.
Podemos dizer que o trabalho de divulgar um consultório odontológico passa por 3 pontos bem definidos, a saber:
01 - Para quem
Você como profissional de odontologia precisa entender que não é possível atender com o mesmo nível de qualidade e perfeição a todos os pacientes.
Isso acontece porque pessoas diferentes tem necessidades e desejos diferentes e estão mais ou menos propensas a valorizar características e benefícios diferentes.
É fundamental para o sucesso da divulgação do seu consultório que você dedique um tempo a escolher o seu mercado alvo.
Quando dizemos escolher, estamos nos referindo a segmentar o mercado. Existem diversas formas de olhar para um mercado e segmenta-ló. Vamos a alguns exemplos de segmentação de mercado:
- Por faixa etária
- Por renda familiar
- Por localização geográfica
- Por tipo de necessidade
- Por interesse
- Por momento de vida
- Por aspiração
- Etc.
Não é escopo desse artigo explicar exatamente o que significa cada um desses tipos de segmentação de mercado. Existe muito material no nosso blog falando sobre segmentação de mercado. Recomendamos que você busque se inteirar desse assunto.
Por ora, é importante que você saiba que escolher o público-alvo corretamente é determinante para o sucesso da divulgação do seu consultório odontológico.
02 - O que
Uma vez que você determine quem são as pessoas que compõem a fatia de mercado que você deseja atender, precisa ter uma visão dos problemas e desejos que essas pessoas nesse mercado desejam resolver.
O que isso significa na prática? Significa que você precisa olha de fora para dentro para o seu consultório e montar o seu portfólio de serviços de acordo com o que as pessoas do seu mercado estão demandando.
De nada adianta ir no último do congresso do CIOSP e ouvir a palestra magna "dos mestres" da sua especialidade e tentar vender o que eles falam lá em um mercado que não deseja ou não está pronto para comprar determinado tipo de serviço.
Quer um exemplo? Você faz um curso de "lentes de contato de dental" porque percebe que existe uma "grande demanda" no mercado para esse tipo de tratamento. Mas existe demanda no seu mercado?
Tudo depende do perfil do seu público-alvo definido no item anterior. Se as pessoas que compõem o seu mercado não tem disponibilidade financeira para pagar por tratamentos como lentes de contato dental de nada adianta que exista demanda se ela na for compradora, entende?
Então, que fique claro: monte o seu portfólio de serviços, ou seja, o que você vai oferecer na sua clínica de acordo com o perfil e a demanda do seus potenciais pacientes e não nas suas expectativas
e desejos.
03 - Onde
Somente agora é que nos vamos falar sobre como divulgar o consultório odontológico de fato. Se eu sei quem é meu público e o que demanda, fica muito mais fácil descobrir quais os melhores canais de comunicação para levar minha mensagem até eles.
Ou seja, o canal de comunicação é totalmente dependente do perfil do paciente desejado e da oferta.
Nunca, nunca mesmo monte um programa de divulgação do seu consultório começando do Onde. Essa é a parte final.
De prático, nesse momento você poderá determinar que existem centenas de possibilidades de levar sua mensagem promocional de divulgação do seu consultório odontológico até o seu cliente alvo.
Os canais podem ser entre outros:
Site
Facebook
Instagram
Google Adwords
SEO
Linkedin
Twitter
Blogs
Youtube
Newsletter
Parcerias
Prospecção ativa
Endomarketing
Inbound Marketing
Midia Outdoor
Midia Indoor
Jornais segmentados
Revistas segmentadas
Rádios
Panfletos
Assessoria de Imprensa
Influenciadores digitais
Etc, etc, etc.
O melhor caminho aqui é montar um plano de mídia que desenvolva campanhas de captação de pacientes de acordo com metas pre-estabelecidas e levando-se sempre em conta o perfil dos pacientes desejados (segmentação) e as ofertas (O que).
Conclusão
Se você está querendo aprender a como divulgar consultório odontológico precisa entender que esse é um trabalho em 3 fases, a saber:
Determine quem é seu público-alvo, ou seja, segmente o mercado.
Estabeleça seu portfólio de serviços de acordo com os desejos e necessidades desse público
Divulgue seu consultório com um plano de mídia que leve sua oferta aos pacientes corretos no tempo certo e nos canais de mídia adequados.
Caso você precise de ajudar para divulgar seu consultório odontológico não deixe de entrar em contato conosco e converso com um especialista em marketing odontológico.
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