top of page
Sênior Marketing

Como aumentar o faturamento da sua clínica odontológica com 3 estratégias simples


Como aumentar faturamento clinica odontológica

Todos os dias recebemos ligações e emails de proprietários de clínicas e consultórios odontológicos procurando formas de captar pacientes.

Ainda que a captação de pacientes seja uma atividade de vital importância para a manutenção da sua clínica, existe uma outra atividade que é frequentemente negligenciada nas clínicas odontológicas.

Nesse artigo vamos abordar algumas estratégias simples e práticas que você pode (deve) aplicar na sua clínica odontológica para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica:

01 - Crie Combos de Serviços

Os pacientes odontológicos dificilmente tem um único e pontual problema odontológico. Dada a cultura do brasileiro de somente procurar o profissional de odontologia quando tem um incômodo ou dor, é natural que no momento da avaliação odontológica o profissional detecte vários problemas dentários no paciente.

Procure facilitar a decisão do paciente e viabilize que ele possa fazer vários procedimento que ele necessita criando combos de serviços.

Esses combos podem ter um preço total fixo e envolver vários serviços, com facilidade de pagamento. É importante que o combo tenha um nome comercial, como por exemplo, "Reabilitação Oral" ou "Pacote de Estética Dental".

Lembre-se, o paciente de odontologia deseja uma solução dos seus problemas e não a compra de tratamentos. Empacote os seus serviços e torne-os mais atrativos para os pacientes.

Trate de relacionar os benefícios que aquele combo ou pacote de serviços vai proporcionar ao paciente. Quanto mais efetivo você for na venda dos benefícios menor será a objeção do paciente a compra dos serviços.

Deixe claro que a compra de serviços isolados além de não resolver o problema do paciente são mais caros individualmente quando comparados com o mesmo serviço dentro do pacote ou combo da solução que você está propondo ao paciente.

02 - Faça o Upsell

Upsell é uma técnica muito utilizada no varejo e que você com certeza já foi alvo. Quando vai comprar um novo automóvel e o vendedor tenta lhe vender equipamentos e acessórios que vão deixar seu carro mais bonito e possante, por exemplo.

É incrível, mas a grande maioria dos dentistas não utiliza esse tipo de técnica no seu dia a dia, sendo que ela faz o maior sentido para eles.

Ninguém está falando para que você tente vender o que o seu paciente não precisa, ok? Mas veja, que mal existe em um ortodontista oferecer um tipo de aparelho ortodôntico mais leve, transparente e confortável para um paciente?

Muitas vezes, o paciente nem sabia que haviam outras opções e ele estaria disposto a pagar um pouco mais por algum tipo de benefício. Isso inclui benefícios, tais como: tempo, conforto, robustez, segurança, diminuição da dor, etc.

Pense nos seus serviços e no momento de negociar com seus pacientes veja sempre a possibilidade, desde que seja útil para ele, de oferecer serviços de maior valor agregado, aumentando assim a satisfação do paciente e o faturamento da sua clínica odontológica.

03 - Crie mecanismos de recorrência

Existe um boa parcela da população que foge dos dentistas. É verdade, infelizmente. Mas, felizmente, existe uma outra parcela, menor, porém bastante lucrativa que valoriza, aprecia e está disposta a pagar por serviços que lhes valorizem não somente saúde, mas também beleza e estética.

Se sua clínica odontológica está próxima desse público é possível criar mecanismos de renda recorrente que aumentem o faturamento e a lucratividade da sua clínica.

As formas mais simples de se fazer isso são através de cartões de fidelidade, programas de "milhagem" e clubes VIP para sócios.

Monte o seu programa com benefícios reais para seus pacientes mais lucrativos e ofereça na sua clínica. Você verá que terá uma adesão entre 3% a 10% do total da sua base de clientes.

Essa adesão pode render um faturamento mensal recorrente que represente desde uma ajuda simbólica para pagar suas despesas fixas até mesmo uma boa parte do seu faturamento bruto total.

Além disso, esse tipo de cliente que adere a sistemas de fidelidade e recorrência costumam ser bons "advogados da sua marca" , falando bem à seu respeito e trazendo novos pacientes com o mesmo perfil deles, facilitando muito o processo de marketing do serviço.

Conclusão

Como você pode observar pelas informações acima, não é difícil criar formas de aumentar o faturamento da sua clínica odontológica. Basta ter criatividade, disposição e metas bem definidas.

Se você precisa de ajuda para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica, entre em contato conosco e fale com um consultor especializado em gestão e marketing para dentistas:

Senior Marketing

Gestão e Marketing Para Dentistas

atendimento@seniormarketing.com.br

+55 (11) 3254-7451

bottom of page