top of page
  • Foto do escritorAdmin

3 práticas dos médicos de sucesso


Investimento constante em aperfeiçoamento profissional, habilidade de relacionamento interpessoal e capacidade empreendedora são os pilares de todo médico de sucesso.


Muitos profissionais podem torcer o nariz para a expressão "médico de sucesso".


Mas esse não é um artigo de autoajuda ou motivacional. É apenas uma constatação que nossa equipe de consultores apurou após mais de 20 anos dando consultoria para médicos em todo o país.


É fato que o mercado de medicina mudou, os pacientes estão mais exigente (não necessariamente mais bem informados) e que a formação profissional de ponta já não garante uma boa remuneração ao profissional de saúde.


O que é ser um médico de sucesso?


Bom, em primeiro lugar, quem somos nós para definirmos o que é sucesso para uma pessoa.


Para alguns isso pode significar ser bem sucedido financeiramente, para outros ter uma carreira acadêmica brilhante, e para alguns, ser simplesmente feliz fazendo o que ama.


Aqui nesse artigo queremos falar do médico de sucesso do ponto de vista empresarial. Ou seja, daquele típo de sucesso que se baseia em um tripé formado por: Amar o que se faz, ser reconhecido pelo que faz e ganhar algum (bom) dinheiro pelo caminho.


3 práticas dos médicos de sucesso


Longe de ser uma fórmula mágica ou hacks de sucesso, nós apenas queremos refletir sobre 3 práticas que percebemos em todos os médicos que conhecemos nesses quase 26 anos de consultoria para médicos que consideramos um certo padrão.


Afinal, quais práticas os médicos de sucesso tem em comum?


01 - Investimento constante na carreira


A tecnologia evolui a passos extremamente largos atualmente. Tem uma base sólida dos preceitos da medicina é fundamental, porém, buscar a atualização constante no seu campo de atuação é extremamente necessário.


Seja através de cursos, palestras, eventos ou mesmo online, o profissional de medicina que não busca se atualizar fica para trás na carreira e na vida pessoal.


Todos querem consultar um médico atualizado, independente da sua idade ou tempo de profissão.


Então, o ponto número 01 de todo médico de sucesso é buscar com seriedade o estudo, a disciplina e ter como meta o aprender sempre.


02 - Habilidades pessoais


Existem milhares de médicos brilhantes com doutorado e mestrado, além de serem extremamente competentes nas suas funções.


Porém, muito desse "brilho" se perde pela falta ou incapacidade de desenvolver um relacionamento mais aprofundado e humano com seus pacientes.


Existem ainda aqueles profissionais que não gostam de serem "confrontados" pelos pacientes, nutrindo um sentimento de superiodade que não faz mais nenhum sentido na era da informação que vivemos.


Investir em relacionamento significa desenvolver a empatia, a capacidade de escutar as dúvidas e posicionamentos dos pacientes de forma aberta, sem julgamentos prêvios, modulando seu discurso para cada paciente, que no final do dia é uma pessoa com sua singularidade.


03 - Capacidade empreendedora


Médico que deseja e merece ser remunerado pelo seu conhecimento deve desenvolver uma visão empreendedora da sua profissão.


Todo médico é um vendedor. Se você acha isso ofensivo, experimente trabalhar de graça por alguns meses...


Vender um serviço de saúde significa atender as necessidades dos seus pacientes dentro dos limites da ética e da ténica disponível.


Empreender significa que você olha para seu paciente e enxerga nele mais do que a figura de alguém que busca um médico, mas também a figura de um cliente.


Pacientes e clientes tem visões e necessidades diferentes. O paciente busca acolhimento, conhecimento técnico, credibilidade, solução ou minimização dos seus problemas de saúde.


Já o cliente busca ser bem recebido, facilidades de horário, condições de pagamento, conforto, segurança, etc.


Conclusão


O médico que entende esses fatores tornar-se fatalmente um médico de sucesso. O sucesso aqui é entendido como uma consequência de entender e atender demandas dos seus pacientes.


Se você gostou desse artigo compartilhe com outros colegas que também buscar ser um médico de sucesso, não no sentido pejorativo da palavra, mas como explicado ao longo do texto como alguém que ama o que faz, é reconhecido por isso e tem a devida retribuição financeira pelo bem que faz aos outros.


Senior Consulting

Consultoria para médicos

+55 (11) 3254-7451




bottom of page