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3 maneiras de atrair mais pacientes

Como atrair mais pacienrtes
Como atrair mais pacienrtes

Se você tem uma clinica médica ou odontológica, a prospecção e captação de pacientes deve ser a sua primeira preocupação diária.


Para atrair novos pacientes é preciso ter uma estratégia de captação de pacientes bem estabelecida.


Hoje queremos ajudar você profissional de saúde a atrair mais pacientes, e em especial, bons pacientes listando 3 maneiras de atrair mais pacientes para que você escolha uma ou todas elas e coloque em ação hoje mesmo na sua clinica.


 

Por que é importante atrair mais pacientes


Em todo negócio, incluindo a odontologia e a medicina, dia a dia pacientes começam e terminam seus tratamentos.


É preciso ter uma estratégia de atração, conversão e fidelização de pacientes para que sua clinica sempre esteja girando, mantendo suas contas em dia e garantindo rentabilidade e lucratividade para sua clinica.


Veja agora como atrair mais pacientes todos os dias:


01 - Foco no perfil do cliente ideal


Não saia atirando para todos os lados. Não pratique o chamado marketing da esperança. Você precisa ter um perfil de paciente ideal bem definido.


Sua clinica pode oferecer múltiplas especialidades, mas seu serviço não deve (e não vai) servir bem para todo mundo.


Comece descobrindo um tipo de dor, ou seja, um problema que um grupo relativamente grande de pessoas possui. Esse será seu nicho.


Existem diversos nichos de mercado. Um ortodontista pode se especializar em atender pacientes com problemas mentais, ou uma dermatologista pode focar em problemas de pele para pessoas de 60 anos ou mais.


O primeiro passo para que você atraia mais pacientes para o seu consultório é saber que tipo de paciente pode usufruir melhor do resultado do seu trabalho.


Pense em coisas como faixa etária, sexo, renda, mas não pare por ai. Tente detalhar o comportamento das pessoas que compõem o perfil do seu público-alvo.


Para fazer uma analogia, quem compra uma BMW esportivo valoriza a estética, a esportividade e o status. São esses os atributos que esses potenciais compradores buscam em uma BMW esportiva. Não é preço baixo, não é economia de gasolina e nem espaço de porta-malas.


Quais são os atributos que seus pacientes de perfil ideal valorizam mais? Descubra isso e terá a porta aberta para captar novos pacientes todos os dias.


 

02 - Faça propaganda da sua clinica


Sabe aquele ditado famoso de "quem não é visto não é lembrado?" Pois é, ele se aplica totalmente ao seu negócio também.


Hoje em dia existem dezenas de formas de fazer propaganda da sua clinica, seja offline ou online.


Mas, tão importante quanto fazer a propaganda da clinica é saber o que você vai oferecer e em quais canais de comunicação levar sua oferta.


Por exemplo, se o público da sua clinica são senhoras com mais de 70 anos, como por exemplo, clinicas de reumatologistas, não adianta muita coisa investir em mídia digital. Ok, os filhos dessas senhoras podem até ser impactados, mas você deveria pensar em outras formas de divulgação para esse público como eventos em centros de encontros da terceira idade ou clubes de viagens de idosos.


Tão importante quanto o lugar para divulgar sua clinica é a mensagem que você vai levar para essas pessoas.


Um dos grandes erros que 99% das clinicas médicas e odontológicas cometem é tentar vender o seu serviço logo de cara para quem acabou de tomar conhecimento da sua existência.


Ora, um serviço de saúde, um tratamento odontológico ou uma cirurgia de joelho não são decididos em uma ligação.


É preciso que você tenha conteúdo e que divulgue esse conteúdo onde seu público se encontra, criando notoriedade e autoridade para você e sua clinica.


O fato é que para atrair pacientes para seu consultório ou clínica é necessária entender quem são as pessoas que você deseja atender (passo 01) e a partir dai divulgar e fazer propaganda da clinica com a mensagem certa no canal de comunicação correto.


 

03 - Eventos são uma fonte de novos potenciais pacientes


Você tem o costume de participar de eventos? Claro, agora em 2020/2021 isso tem sido quase impossível, a não ser que você faça online.


Organizar eventos online no seu canal de Instagram ou Youtube com lives do tipo "Pergunte ao Doutor" costumam ser uma fonte gigantesca de leads.


Leads são pessoas que acessaram sua live, ter um problema que você resolve e estão a procura de esclarecimentos sobre suas dúvidas.


Você pode fazer uma live online com o tema, por exemplo: "Dores na coluna - Pergunte ao Doutor - Hoje as 21:00hs no nosso canal do Youtube.


Ao final da live ofereça um brinde ou bônus a mais para o seu espectador. Pode ser um e-book que será baixado em um link que você vai disponibilizar durante a live, pode ser uma oferta especial para os 100 primeiros inscritos.


Saiba que no começo suas lives poderão ter pouco impacto e poucas visualizações, mas o principal resultado que você quer ter com a live não é um número alto de espectadores, mas sim de leads, ou seja, potenciais pacientes que vão entrar em contato com você depois da live.


E se você esta pensando nesse momento "ninguém aguenta mais ver lives". não estamos propondo esta estratégia para atrair mais pacientes agora, pois essa é uma estratégia de funil de vendas perpetuo, ou seja, ela vai funcionar até melhor depois da pandemia.


E não se esqueça, nada em marketing para médicos ou dentistas deve ser realizado com horizonte de curto prazo. Os resultados concretos costumam vir de um planejamento de marketing de médio a longo prazo.


A pandemia vai passar e a mesma estratégia online de captação de pacientes poderá ser realizada presencialmente.


Ou seja, todo o poder das lives vai ser incrementado com a presença in loco do profissional.


Conclusão


Se você precisa atrair pacientes para seu consultório ou clinica, não basta sair abrindo contas em redes sociais, pagar uma agência de marketing digital para médicos e dentistas "meia boca" que faça um site bonitinho e publique alguns anúncios no Google Ads.


Para atrair pacientes particulares que valorizam, pagam e fidelizam com sua clinica é preciso ter uma estratégia que passa pelos 3 pontos citados nesse artigo:

01 - Definir o perfil do cliente ideal

02 - Fazer a propaganda da sua clinica nos lugares certos e para as pessoas certas

03 - Investir em eventos (hoje online) e no futuro presenciais, não para tentar vender seu serviço naquele momento, mas para capturar lista de leads, ou seja, de pessoas interessadas que vão em algum momento tornarem-se seus pacientes.


Se você quer saber mais sobre atração de pacientes e precisa desenvolver estratégias de captação de pacientes personalizadas para a sua clínica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing e vendas para médicos e dentistas.


Senior Consultoria em Marketing

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