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3 fatores que fazem uma clínica odontológica falir


3 fatores que fazem uma clínica odontológica falir

Manter uma clínica odontológica funcionando e gerando lucro é uma questão complexa, que vai além da capacidade técnica dos seus profissionais.


De fato, uma clinica odontológica é uma empresa com características e particularidades do segmento de saúde, portanto é necessário ter um olhar aprimorado para a gestão.


Nesse breve artigo queremos descrever 3 fatores que fazem uma clínica odontológica falir.


01 - Falta de capital de giro


Muitos dentistas e investidores do segmento de odontologia não calculam corretamente a necessidade de capital de giro das suas clinicas.


É comum no segmento de odontologia, o comportamento dos sócios que investem praticamente toda a sua reserva financeira na montagem da clínica.


O foco é ter desde o primeiro momento os melhores equipamentos e instalações mobiliadas com o que existe de melhor.


Ainda que o ponto comercial e sua estruturação joguem um papel fundamental no sucesso de toda empresa, é preciso prudência e provisionar uma boa reserva financeira para os primeiros meses de operação da clínica.


É comum o pensamento entre empresários do setor de saúde de que as vendas dos tratamentos vão gerar o faturamento necessário para cobrir todas as despesas desde o primeiro mês. Não vão.


Calcular a necessidade de capital de giro, ou seja, do volume de dinheiro necessário para que a clínica consiga pagar todas suas despesas e custos até o momento em que a entrada de faturamento se iguale ou supere esses gastos é fatal.


Não cuidar desse aspecto é condenar sua clínica a uma morte prematura que poderia ter sido evitada se esse princípio básico de gestão financeira fosse seguido.


02 - Atrair os pacientes errados para sua clínica odontológica


Muitos consultórios e clínicas odontológicas não se posicionam corretamente no mercado e não fazem pesquisa de mercado antes de abrirem suas clínicas.


Ato seguinte é comum investirem por conta própria o menor valor possível em ações de marketing, ou ainda pior, contratar uma agência de marketing odontológico que não entende bem desse mercado e que promete metas impossíveis de serem atingidas.


No desespero qualquer tipo de propaganda da clínica começa a ser feito de qualquer maneira, atraindo uma profusão de leads que não tem o menor potencial de se tornarem pacientes da sua clínica.


Esse erro é muito comum e leva além da frustração, também a perda de muito dinheiro investido de forma errada em ações de captação que atraem o paciente errado para sua clínica.


Fazer um bom planejamento de marketing com a consutltoria de uma empresa profissional de marketing médico é fundamental para evitar que se gaste muito dinheiro e tempo com ações equivocadas para atrair pacientes.


03 - Precificar seus serviços de forma errada


Um dos erros mais mortais que uma clínica odontológica pode cometer é precificar seus serviços de forma inadequada.


Via de regra, dentistas costumam cobrar baseado no que os concorrentes locais cobram.


Isso é totalmente falho e equivocado, já que os custos, margens de lucro e diferenciais competitivos variam de uma clínica para a outra.


Sendo assim, qualquer preço de serviço deve cobrir quatro aspectos:

  • Custos fixos

  • Custos variáveis

  • Despesas

  • Margem de lucro


Temos vários artigos aqui no blog explicando como calcular os preços dos seus tratamentos, mas não é o foco desse artigo.


Apenas, lembramos que se você calcula seus preços baseado na realidade de outras clínicas estará cometendo um erro grosseiro e que frequentemente leva aquele sentimento de que "você trabalha demais e não vê o seu dinheiro".


Conclusão


Fazer com que uma clínica tenha sucesso é bem mais difícil do que leva-lá a falência. Para literalmente quebrar uma clínica "basta" cometer um ou mais dos erros acima.


Para evitar que isso aconteça com sua clinica, procure uma assessoria especializada em gestão de clínicas odontológicas.


Ligue e converse com um de nossos profissionais.



Senior Consulting

Gestão de clínicas odontológicas

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atendimento@seniorconsulting.com.br

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