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Sênior Marketing

3 das mais efetivas táticas de marketing para dentistas


3 táticas de marketing na odontologia

Todo mundo no mercado de odontologia já sabe: É preciso investir em marketing para divulgar sua clínica, atrair e converter mais pacientes.


Nesse artigo vamos abordar 3 das mais efetivas táticas de marketing para dentistas que você poderá aplicar na sua clínica e começar a atrair mais pacientes, aumentar a taxa de conversão e fechamento dos seus planos de tratamento, e com isso, aumentar seu faturamento e lucratividade.


O que vamos ver:


Introdução: Qual a função do marketing na odontologia?

01 - Google Ads para dentistas

02 - Redes sociais para captação de pacientes

03 - SEO - Seu site pode ser um motor de captação de pacientes



Se você está animado e quer começar um novo ciclo na sua clínica, está na hora de aprender um pouco mais sobre marketing na odontologia e as 4 das mais efetivas táticas de marketing para dentistas. Vamos lá!!


Introdução - Qual a função do marketing na odontologia?


Diferente do que muita gente ainda pensa, o marketing não tem função de vender, muito menos é uma questão somente de propaganda na odontologia.


O marketing na odontologia tem a função de descobrir, entender e atender necessidades e desejos de um grupo específico de pacientes, de forma lucrativa para você proprietário da clínica.


É isso, marketing na odontologia tem que gerar: caixa, lucro, dinheiro...


Mas, para que o marketing na odontologia de fato gere resultados financeiros, é preciso ter um perfeito alinhamento entre os desejos dos seus pacientes e a forma como você entrega seus serviços.


Portanto, caro leitor, o marketing na odontologia vai além do que simplesmente fazer propaganda na odontologia.


Marketing na odontologia envolve desde a escolha do ponto comercial da sua clínica, da sua carteira de serviços oferecidos, passando pela precificação e chegando as estratégias de marketing odontológico para captação, retenção e fidelização de pacientes. Ufa...


Hoje, vamos focar exclusivamente em 4 das melhores táticas de marketing odontológico para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.


01 - Google Ads para dentistas


Provavelmente você já leu alguma coisa sobre Google Ads e seu potencial de atração de pacientes para odontologia.


De fato, o Google Ads é uma ferramenta sensacional. Mas é preciso entender o contexto e de que forma ela deve ser utilizada para atrair mais pacientes e aumentar suas vendas.


Lembrando, no Google Ads você faz alguns anúncios que são acionados por palavras ou expressões sobre tratamentos ou problemas dentários que sua clínica resolve.


No Google Ads sua clínica só paga pelo clique, ou seja, por quem se interessou pelo seu anúncio.


Uma vez clicado o anúncio deve direcionar seu potencial paciente para uma página de conversão, ou Landing Page.


É aqui que a mágica acontece, porque muitas pessoas, quase 97% na verdade, vão abandonar sua página sem ao menos pedir maiores informações.


E é nesse ponto que muita clínica de odontologia falha. Ao não observar vários critérios da criação dessa Landing Page, perde-se muitos dos potenciais pacientes. Isso acontece porque a página de destino não gera desejo, ou interesse no visitante.


Outro fator que limita o potencial do Google Ads para dentistas é a "potência" insuficiente de alcance.


É que muitos dentistas investem R$ 500,00, R$ 1.000,00 no Google Ads e esperam te um retorno de 10 X, ou até mais. Isso nunca vai acontecer!


Especialmente em grandes capitais o custo de um clique tem ficado cada vez mais caro, bem como a competição pela atenção dos visitantes.


Isso faz com que uma mesma pessoa tenha que ser impactada 7 x, ou 8 x até realmente agendar uma consulta.


Se a verba de publicidade da sua clínica é muito limitada, dificilmente você vai conseguir atrair o volume de pacientes necessários.


Entretanto, uma vez que seja feita uma boa pesquisa das melhores palavras-chaves para o seu negócio, que anúncios criativos sejam montados e que a landing page de destino seja b boa o suficiente para gerar interesse no visitante, espere uma taxa de conversão (agendamentos) de 2% a 3%.


2%? Você deve estar pensando: "muito baixa"! A decisão se vale ou não a pena investir no Google Ads na odontologia leva em consideração alguns fatores:


A - O ticket médio da sua clínica. Se for de R$ 80,00 em uma manutenção ortodôntica provavelmente não valerá muito a pena, mas se for uma reabilitação oral de R$ 50.000,00 a história muda completamente.


B - A verba disponível para investimento.


C - O tipo de procedimento a ser oferecido. Dificilmente procedimentos como curirgias e endodontia terão um bom resultado através de propaganda no Google Ads. Por outro lado, procedimentos como aparelhos estéticos (Invisalign), botox e implantes dentários são ótimos candidatos para anunciar no Google.


Enfim, o Google Adwords para odontologia é uma ferramenta poderosa de atração e captação de pacientes. Mas, você precisa fazer da forma certa conforme explicamos acima.


02 - Redes sociais para captação de pacientes


Ah, as redes sociais! Quase todos os dentistas estão lá, mas poucos, muitos poucos fazem algo de fato relevante.


Para fazer propaganda de dentista nas redes sociais e atrair mais pacientes é preciso partir de algumas premissas:


  1. Posts institucionais (O que é implante? Tipos de aparelhos, etc.) não convertem.

  2. Querer resultados na captação de pacientes via redes sociais sem investimento em anúncios é ilusão.

  3. O gerenciador de anúncios do Facebook é seu melhor amigo. Domine-o ou contrate alguém que domine.


Anúncios genéricos não convertem. Um tema (Ex: Implantes) = uma campanha

Captação de pacientes no Instagram e Facebook é possível, mas não acontece em uma única tacada.


As pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem, não para comprarem. É comum que os resultados em redes sociais aconteçam em virtude de ações de captação realizadas em outros canais.


Por exemplo, você pode ter uma campanha ativa de indicações e uma pessoa que ficou sabendo da sua clínica através de um amigo ou parente, busca mais informações sobre seus serviços e resultados no Facebook ou Instagram.


De novo, da mesma forma que com o Google Ads para dentistas, nas redes sociais o seu criativo de anúncio deve direcionar o paciente para uma landing page e lá capturar dados do potencial paciente para posterior contato.


As redes sociais são um importante canal de captação de pacientes, mas essa captação não acontecerá se tudo que você faz são postagens institucionais.


03 - SEO - Seu site pode ser um motor de captação de pacientes


O que você acharia que iria acontecer com sua clínica se ao digitar no Google a expressão "Ortodontia", ou "implantes dentários" e o seu site fosse listado em primeiro lugar?


Provavelmente você receberia uma explosão de visitas no seu site. Pois, temos duas notícias para você, uma boa e uma ruim.


A boa é que isso é possível. A ruim é que é difícil, caro e demorado.


Indo direto ao ponto, SEO são técnicas que designers e programadores aplicam ao seu site que o tornam, vamos dizer assim "o queridinho do Google". E acredite, no mundo digital atual, não existe nada mais importante para seu negócio do que ser "queridinho" do Google.


A fórmula é: Primeira posição do Google gera mais visitas no seu site, mais visitas aumentam as chances de marcação de consultas, mais consultas maior taxa de fechamento de conversão de planos de tratamento, mais faturamento, maior lucro.


Enfim, uma das melhores táticas de marketing para dentistas é investir em SEO do seu site. Estar na primeira ou nas primeiras posições do Google gera resultados concreto na captação de pacientes.


Conclusão


Aqui nos buscamos demonstrar o que é o marketing na odontologia e 3 das melhores táticas de marketing para dentistas.


Nosso conselho, busque sempre uma empresa de marketing odontológico séria e com conhecimento de mercado para assessor sua clínica. Esse é um investimento que dá retorno.


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