top of page
  • Foto do escritorAdmin

O caminho correto de criar um site


Para criar um bom site não existe uma fórmula pronta ou receita de bolo. O que existe sim é muito planejamento, dedicação e esforço. Seguir algumas boas práticas vai levar seu site a ter um bom posicionamento nos buscadores, obter visibilidade e desse modo atingir seus objetivos.

Agora, não espere que as coisas aconteçam da noite para o dia. As pessoas as vezes pensam que tudo na internet é muito rápido. Alguns ainda tem a ideia errada de que basta criar um site e aguardar os pedidos chegarem. Não é bem assim. Um site não se divulga por si mesmo. É preciso fazer propaganda, divulgar e mostrar que existe. Por dia, estima-se que entrem no ar cerca de 1,5 milhão de sites no mundo. Imagine o trabalho que dá se destacar no meio dessa multidão?

São vários os passos, que apesar de elementares, contribuem sim para que o site venha a ter sucesso. Escolher um bom provedor onde seu site ficará hospedado é o primeiro passo. Alguns clientes em nosso trabalho de consultoria ficando tentando economizar alguns reais em troca de uma hospedagem mais barata. É preciso que se entenda de uma vez por todas: Não existe mágica. Se um provedor cobra 200 reais ao ano para fazer a hospedagem de um site e outro cobra 100 reais, alguma coisa de diferente tem por ai. Verifique sempre quais serão os recursos disponibilizados para o seu site: espaço em disco, memória do servidor, largura de banda, transferência, etc. São todos fatores muito importantes. É bom que se diga: um site lento para carregar será penalizado pelos motores de busca e também pelos clientes que não tem paciência para esperar pela abertura de um site lento e o vão embora rapidinho, muitas vezes para o site do seu concorrente que esta a um clique de distância.

Investir na estrutura e layout do site é outro fator diferencial. Um bom layout é fundamentado em uma boa estrutura da informação. Permitir que o layout seja o carro chefe de qualquer site é um erro comum para pessoas muito visuais. Muitos clientes tem foco exclusivo em layout. Desejam ardentemente um layout sedutor mas se esquecem de que muitas vezes um bom layout significa algo mais simples e frugal. Lembre-se do ditado "as vezes menos é mais". Isso se aplica muito a criação de sites.

E o que falar do conteúdo? Um site bonito não é nada sem conteúdo. O conteúdo, ou aquilo sobre o que o site vai falar tem que ser o principal elemento de todo site. Investir em conteúdo é investir em vendas. É assim que um site empresarial deveria ser pensado. Mesmo os chamados sites institucionais deveriam ser pensados de forma a gerar vendas. Vender é a missão de toda empresa. Sem vendas não existe empresa e o site deve ser parte integrante da sua equipe de vendas. Ele deve ser pensado para externalizar a sua estratégia de vendas. E o conteúdo é fundamental para realizar as vendas. Na ausência de uma pessoa de carne e osso será o conteúdo do site disposto em um layout funcional que fará o papel do vendedor. O conteúdo captará a atenção do cliente levando a mover para um estado de intenção de compra, despertará seu desejo e o levará a finalizar a compra. Nas diversas etapas desse ciclo será o conteúdo que fará o cliente se mexer.

Concluindo, aposte nas boas práticas acima e invista com tempo, paciência e constância na criação de um site vencedor.

Sr. Site

Agência de marketing digital

Equipes especializadas em criar sites em Belo Horizonte e Criação de sites em São Paulo

www.srsite.com.br

bottom of page