top of page
  • Foto do escritorAdmin

10 características de médicos bem-sucedidos


10 características de médicos bem sucedidos

Formar em medicina é um sonho de muita gente. Mas, ao mesmo tempo são poucos os que tem as características certas para serem bem-sucedidos na carreira.


Veja bem, não queremos aqui neste breve artigo determinar o que é sucesso. Esse é um assunto muito pessoal, e cada um de nós tem a sua própria definição de sucesso.


Entretanto, quando falamos de ser bem-sucedido na carreira, podemos sim, a partir da nossa experência de mais de 20 anos como agência de marketing médico detectar ações que médicos bem sucedidos realizam com consistência.


Neste artigo vamos listar 12 ações que médicos

bem-sucedidos fazem consistentemente. Boa leitura!


01 - Médicos bem-sucedidos Investem em formação continuada


O médico bem-sucedido é um eterno aprendiz. Existem várias formas de aprender, e hoje, mais do que nunca, com o advento da internet, ficou mais fácil buscar informações e se atualizar.


Claro, é preciso critério para saber filtrar o conteúdo que encontramos em abundãncia na internet, mas é fato que existe muito material de qualidade disponíble para quem busca sempre estar atualizado.


Nesses mais de 20 anos de consultoria médica nunca conhecemos um médico bem- sucedido que não tenha o hábito de estar sempre buscando se atualizar na sua profissão.


02 - Médicos bem-sucedidos são ótimos ouvintes


O ser humano é a matéria prima do médico. Ele precisa entender bastante de pessoas, e não existe melhor forma de fazer isso do que ouvindo com atenção seus pacientes.


Seja na sua anamnese, seja durante a explicação do tratamento para os seus pacientes, a capacidade de ouvir é uma caracterísitica sempre encontrada em médicos bem-sucedidos.


03 - Médicos de sucesso sabem negociar


Nunca conheci um médico bem-sucedido que não saiba vender bem o seu trabalho. Sei que neste momento muitos médicos que estão lendo este artigo vão torcer o nariz porque falamos de "vendas".


Isso acontece porque o conceito de vender foi muito associado ao longo do tempo a incomodar, a enganar, mas não se trata de nada disso.


Vender é solucionar problemas. Se você é um médico bem-sucedido, com certeza é percebido como um solucionador de problemas.


04 - Médicos bem-sucedidos trabalham em equipe


Existem médicos brilhantes mas que não deslancham na carreira porque não tem a competência de trabalhar bem em equipe.


Saber trabalhar com outros profissionais e dar e receber feedbacks sobre a discussão de casos dos seus pacientes e uma habilidade poderosa que alavanca carreiras médicas.


05 - Médicos bem-sucedidos desenvolvem equipes


Da mesma forma que saber trabalhar em equipe é fundamental, identificar talentos e traze-lós para sua equipe é fundamental quando se pretende ter uma carreira exitosa em medicina.


É difícil encontrar médicos bem-sucedidos que trabalham totalmente sozinhos, sem uma equipe de apoio de alto nível.


Desenvolver o olhar apurado de encontrar, atrair e lapidar talentos é uma das características de médicos bem-sucedidos.


06 -Médicos de sucesso não são os que sabem mais


Fale a verdade: Seus professores de faculdade são os médicos mais bem-sucedidos na sua profissão que você conhece?


O fato de deter alto conhecimento técnico sobre um assunto não credencia automaticamente a ser um médico bem-sucedido. Sem as características já listadas acima dificilmente o conhecimento técnico por sí só vai gerar os resultados que você espera.


07 - Médicos empreendedores são mais bem-sucedidos


Empreender é a capacidade que certas pessoas tem, inata ou desenvolvida, de analisar e capturar oportunidades de mercado.


Médicos pioneiros e visionários migram para cidades diferentes, buscam avançar no entendimento e aplicação de novas técnicas, e sobretudo, estão sempre querendo ampliar os seus consultorios e clínicas.


Eles conseguem enxergar que uma carreira de sucesso é formada por pacientes fidelizados e lucro no final do dia.


08 - Médicos bem-sucedidos são indicados e indicam para colegas


Todo médico bem-sucedido possui uma rede de relacionamento e networking ativo com colegas de profissão.


Eles participam de fóruns, grupos de WhatsApp e estão sempre fomentando novos negócios com seus parceiros, seja indicando novos pacientes e recebendo indicações de volta.


09 - A capacidade de expressão é uma característica de médicos de sucesso


Médicos que buscam investir em conhecimentos sobre oratória e ténicas de apresentação costumam ser mais bem-sucedidos que outros colegas menos eloquentes.


Alguns vão dizer que "Dr. Fulano é marketeiro". Mas isso é uma análise rasa de uma capacidade extremamente valorizada na sociedade atual: Saber se expressar bem.


10 - Médicos bem-sucedidos mantêm um pé na academia


Médicos bem-sucedidos costumam sempre estarem de alguma forma ligados as universidades de referência.


Eles entendem que o centro de produção científica continua sendo as universidades que cada vez mais, ligados a grandes laboratórios investem em produção de conhecimento científico de ponta.


Conclusão


A lista acima de características de médicos bem-sucedidos não é uma lista exaustiva, muito menos um manual que "garanta o sucesso" de um profissional de medicina.


Apenas, podemos comprovar após anos e anos de consultoria para profissionais de medicina que aqueles que detêm um número maior de competências, como as listadas acima tem maior probabilidade de serem bem-sucedidos na carreira.


E você, o que acha que torna um médico um profissional bem-sucedido? Uma forma de se desenvolver é contar com uma mentoria de profissionais experientes.


Conheça a mentoria para médicos da Senior Consulting. Um programa completo de assessoria para profissionais de medicina que querem adiquir outras competências para além da medicina. Entre em contato!


Senior Consulting

Mentoria para médicos

+55 11 3254-7451


bottom of page