Você tem um consultório odontológico, médico ou de outro segmento da saúde? Esta lutando para captar bons pacientes? Sofre com convênios e planos de saúde?
Então, esse artigo é para você!
No nosso dia a dia prestando consultoria de gestão e marketing para médicos e gestão e marketing para dentistas percebemos que cada dia mais os profissionais de odontologia e medicina tem tido mais dificuldades para captar bons pacientes.
Geralmente, os profissionais que nos procuram tem ótima formação acadêmica, seus consultórios são bem montados e eles estão sempre buscando oferecer um serviço de alto nível para seus pacientes.
Então, onde está o problema? É que para vencer no concorrido mercado de saúde atual é preciso desenvolver competências em 3 dimensões.
As 3 dimensões do sucesso para o seu consultórios
Antigamente bastava ter a competência técnica e o profissional de saúde tinha quase que uma garantia de uma vida estável financeiramente falando.
Os pacientes vinham até o consultório do dentista, do médico, muitas vezes cruzando a cidade para fazer uma consulta ou tratamento com aquele profissional.
Vivíamos a era da escassez. Diversos fatores sociais, econômicos e de legislação mudaram esse quadro. O surgimento de planos de saúde e a internet são apenas dois de vários desses impulsionadores de mudanças, muitas vezes não tão benéficas assim para os profissionais de saúde
Mas o fato é que era possível até a algum tempo atrás sobreviver no mercado dominando uma única dimensão: a dimensão técnica.
Esse momento passou. Hoje é preciso desenvolver duas novas dimensões se você quiser que seu consultório tenha sucesso, a saber:
Dimensão de Gestão
Resumidamente, já que não é o foco desse artigo, a dimensão financeira trata de temas fundamentais para o seu consultório: como você precifica seus serviços, de que forma, com qual frequência, como paga os seus fornecedores (de insumos, laboratórios, etc) e os controles financeiros de fluxo de caixa e passivos e ativos.
É um assunto de gigantesca relevância para o profissional de saúde merecendo total atenção de médicos, dentistas, nutricionistas, etc. Temos muita informação sobre esse assunto no nosso blog e você também vai encontrar bastante material na internet.
Dimensão de Marketing
Fazer marketing para consultório é totalmente diferente de fazer marketing de uma loja ou de uma indústria.
O primeiro ponto é que você precisa saber o que é marketing e sua aplicação na odontologia, na medicina e nas demais áreas da saúde. Nossa definição é:
Marketing na saúde é entender, atender e superar expectativas, necessidades e desejos de um grupo muito específico de pacientes.
Então, agora que você já sabe que fazer marketing para consultório é somente fazer publicidade e propaganda do seu consultório pode começar a aprender como fazer o marketing para consultório de forma correta.
Passo a passo do marketing para consultório
Não existem fórmula mágica para fazer marketing para consultório, mas com certeza existe uma sequência básica de passos que precisam ser seguidos para que o seu consultório conseguia atrair os melhores pacientes através das suas ações de marketing.
Essa sequência é composta pelos seguintes passos:
01 - Defina quem é o cliente ideal do seu consultório
Quanto mais específico melhor. Serão mulheres e homens? Qual a faixa etária? Vai atender crianças? Se você é um especialista (cardiologista, urologista, implantodontista, nutricionista, etc) foque nos pacientes por classe social, por localização geográfica, por comportamento social.
02 - Qual o seu posicionamento para esse cliente que você escolheu?
Você tem que deixar claro quem você é e qual sua proposta de trabalho. Imagine um dentista que trabalha na zona leste de São Paulo. Ele vai encontrar dezenas, talvez centenas de outros colegas oferecendo serviços de odontologia. Como ele vai se destacar?
Somente com um Proposta Única de Valor (P.U.V.) bem definida é que ele vai conseguir atrair mais pacientes, ou melhor, um volume de pacientes suficiente para que seu consultório lucrativo.
A P.U.V. é aquele seu "tempero" que te torna único e diferente dos demais. Você não precisa ser o melhor para todo mundo. Você tem que ser o melhor para aquele grupo de clientes ideais que você definiu no passo 01.
03 - Quais os canais que você vai fazer marketing para consultório?
Agora que você sabe para quem e o que você é para eles, tem saber onde você vai divulgar sua mensagem.
Vai ser no jornal do bairro? Vai ser no Facebook? Na rádio local? O melhor local é aquele que seu paciente ideal usa para se informar.
Conclusão
Você viu nesse breve artigo que o marketing para consultório tem que ser realizado em conjunto com outras dimensões como a dimensão de gestão e a técnica.
Somente aliando técnica, gestão e marketing você vai conseguir alavancar seu consultório.
Se você precisa de ajuda profissional para fazer marketing para consultório, entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing para médicos e dentistas da Senior Marketing.
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