
Muitos profissionais de odontologia e empresários do segmento de odontologia tem nos procurado nas últimas semanas com dúvidas muito semelhantes as seguintes:
Devo paralisar o marketing da minha clínica odontológica nesse momento?
Que tipo de propaganda para clínicas odontológicas vai atrair mais pacientes?
Os pacientes estão como medo de procurar um dentista, o que fazer?
Como atrair pacientes para meu consultório odontológico?
Vale a pena investir em marketing odontológico nesse momento?
Qual a melhor plataforma de propaganda para dentistas?
Que tipo de ação de captação de pacientes podem ser realizadas nesse momento de crise?
O faturamento da minha clínica caiu mais de 80%, como recuperar dessa crise?
Tenho certeza de que você leitor se identificou com uma ou mais das situações acima. Nesse momento acima de tudo é preciso ter um método. E é isso sobre isso que vamos conversar nesse artigo.
Marketing para clínicas odontológicas em tempos de crise
Com receitas decrescentes e custos crescentes a equação fica mesmo difícil de fechar. Sei que você já deve ter lido dezenas de artigos, visto uma quantidade grande de vídeos sobre como diminuir os custos da sua clínica durante a crise de Coronavírus.
Então, vamos partir da premissa que você já fez o dever de casa e reduziu todos os custos possíveis.
Acontece que como você já deve ter percebido, só reduzir custos não vai resolver o problema da sua clínica. É preciso faturar e para faturar é necessário investir em marketing.
Se você vem acompanhando o trabalho da Senior Marketing já sabe que nos advogamos a favor do que denominamos de marketing de resultados na odontologia. Nós nunca fomos uma agência de marketing para dentistas "tradicional".
Nós acreditamos que marketing deve gerar caixa (dinheiro). É simples assim: se não gera fluxo de caixa, não é marketing.
Mas, parece que toda uma indústria de marketing para dentistas vem manipulando na direção errada o que é marketing odontológico.
Muitos desses "experts" formados em consultórios odontológicos advogam com base em 3 falácias:
01 - Marketing é publicidade e propaganda (Acreditam que tudo se resume a anúncios).
02 - Marketing se resume ao uso de ferramentas (Google, Instagram, Facebook, etc.).
03 - Marketing é autopromoção (Fale bastante de você e de as costas para o paciente. O chamado "dentista celebridade").
Bem, como se comprova agora, no ápice da crise, novamente esses "experts" em marketing para dentistas voltam a advogar que tem a "solução mágica" para todos os problemas dos seus colegas.
"Siga a nossa fórmula e você vai sair da crise rapidinho..." Não vai.
Veja, preste bastante atenção: O único marketing que você deve fazer durante o período de crise é aquele que atrai e converte pacientes para a sua clínica. Isso é marketing de resultados.
Esqueça todo o tipo de ação secundário e colateral. Esqueça gestão de redes sociais, esqueça videos bacanas no Youtube e IGTV, pare de publicar bobagens cotidianas do seu dia a dia pessoal. Esqueça os gurus. Eles não sabem o que é marketing de performance. Eles ganham a vida vendendo "fórmulas" para você. Fórmulas que não funcionam.
Pegue toda a verba disponível que você tem e invista em marketing de conversão, geração de leads, agendamento de consultas, ativação da sua base atual de antigos pacientes.
Sem enrolação, sem drama, sem milagres. Não existe bala de prata. Você não tem verba? Ponha sua recepcionista para ligar para sua base de clientes fazendo uma oferta direta para eles. Fluxo de caixa, geração de receita. Esse é o único marketing na odontologia que interessa.
Saia das redes sociais e vá para o mundo real. No seu prédio comercial, tem alguém trabalhando? Vá sociabilizar, ofereça seus serviços. Estamos em crise. Precisa falar mais alguma coisa?
Não fique vendo esses vídeos bem trabalhados de "pseudo gurus de marketing para dentistas" te ensinando o que fazer, sendo que eles não estão fazendo nada, a não ser vender cursos online.
Conclusão
O único marketing na odontologia que você deve fazer na crise é o que traz pacientes para sua clínica odontológica.
Se você não sabe como fazer, se não tem uma direção, busque estudar, busque se informar, estude sobre marketing de performance. Se no final, ainda se sentir perdido busque ajuda de uma consultoria especializada em marketing odontológico.
Mas, por favor, pare de reclamar da crise. Aja!
Se você quer receber mais informações sobre marketing, vendas e gestão para odontologia, assine nossa newsletter e receba mais informações no seu e-mail.
Senior Marketing
(11) 3254-7451
atendimento@seniormarketing.com.br