Estratégias de marketing para dentistas
- Admin
- 10 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Existe muito conteúdo na internet a respeito de estratégias de marketing para dentistas. Mas, no fundo, a grande maioria do que que chamam de "estratégias" não passam de um conjunto de ações de publicidade e propaganda.
O que você verá nesse artigo é o conceito de estrategia de marketing explicada na prática.
Então, não é sobre:
Marketing digital para dentistas
Facebook para dentistas
Instagram para dentistas
Redes sociais para dentistas
E afins...
Estratégias de marketing para dentistas
Veja, o termo estratégia pressupõe que existam 3 elementos:
Uma meta ou alvo;
Um plano para atingir essa meta;
A execução e gerenciamento do plano
A esse conjunto damos o nome de estratégia. Na prática, imagine a seguinte situação:
Uma clínica odontológica que trabalha com procedimentos de implantes dentários com pacientes de ortodontia vem sentindo uma queda continua do número de pacientes, do seu faturamento e da sua lucratividade.
Diante desse cenário, qual seria a melhor estratégia de marketing para essa clínica odontológica?
Primeiro passo da estratégia de marketing para dentistas:
O faturamento atual da clínica;
Estratificar esse faturamento por tipo de tratamento (no caso em questão orto e implantes);
Avaliar as margens de lucro de cada tipo de tratamento;
Identificar a quantidade atual de pacientes e ex-pacientes de cada tipo de tratamento;
Analisar o perfil do paciente de ortodontia atual da clínica;
Analisar o perfil do paciente de implantes atual da clínica;
Segundo passo da estratégia de marketing para dentistas
Em qual tipo de procedimento vamos investir na captação de pacientes? Implantes? Ortodontia? Os dois?
Qual a meta de faturamento mensal para ortodontia?
Qual a meta de faturamento mensal para implantes?
Quais os melhores canais de divulgação para captar os pacientes de ortodontia?
Quais os melhores canais de divulgação para captar os pacientes de implantes?
Qual a verba disponível para ações de marketing?
Montar o plano de mídia com a distribuição de verbas
Definir os indicadores de performance
Criar o cronograma de execução das estratégias de marketing propostas;
Terceiro passo da estratégia de marketing para dentistas
Treinar a equipe interna para a execução das estratégias de marketing propostas;
Montar e executar as campanhas de marketing nos canais definidos nas campanhas;
Monitorar, controlar, ajustar e corrigir distorções em relação aos indicadores de performance definidos;
Perceba, que estratégia de marketing para dentista é um ciclo, que começa com a identificação do momento atual de uma clínica, passa por definição de objetivos claros, cria ações de marketing alinhadas com esses objetivos, para somente depois partir para a execução.
Uma estratégia de marketing para dentistas não tem não se resume a lançar uma campanha de links patrocinados no Google ou de fazer gerenciamento de redes sociais.
É exatamente essa super simplificação do que é uma estratégia de marketing para dentistas que gera frustração, desânimo e mesmo raiva dos empresários de odontologia em relação as pseudo agências e gurus de marketing para dentistas.
Se você quer saber mais sobre marketing para dentistas realizados com seriedade e resultados, assine nossa newsletter e se mantenha informado.
Senior Marketing
(11) 3254-7451
atendimento@seniormarketing.com.br