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Como encantar os clientes na sua clínica odontológica


Como encantar os pacientes da sua clínica odontológica
Como encantar os pacientes da sua clínica odontológica

O que deixa um cliente da sua clínica encantado? A resposta para essa pergunta vai muito além de prestar um bom serviço.


Para que seu cliente fique encantado com a sua clínica odontológica é preciso conhecer, entender e administrar toda a chamada jornada de compra do paciente na odontologia.


É preciso que desde o contato inicial do potencial paciente com a sua clínica, todos os contatos sejam de qualidade.


Muitos profissionais de odontologia pecam nesse ponto, acreditando que oferecendo um serviço final (odontologia) de alto nível é suficiente. Não é mais.


Atualmente os clientes em potencial tem muitas opções e levam em conta diversos fatores além do preço para a escolha da sua clínica de preferência.


Seguir acreditando que o "profissional faz a diferença" faz sua clínica correr o risco de perder bons clientes que avaliam outros pontos além da competência profissional para a escolha do seu prestador de serviços.


Veja bem, ninguém aqui está questionando que a competência na sua área de atuação não é importante. Não, simplesmente ela é fundamental. Porém, ela não fará com que uma grande quantidade de pacientes opte pela sua clínica se outros fatores não forem considerados.


Como encantar os pacientes na sua clínica odontológica


Bem, em primeiro lugar é bom frisar que não existe uma bala de prata, ou uma receitinha de bolo que você possa seguir e "bum" , garantir que seus pacientes vão ficar encantados com a sua clínica.


Isso é difícil, senão impossível porque pessoas tem expectativas, necessidades e desejos diferentes, além de uma percepção de valor única.


Por isso, o primeiro passo para encantar os clientes é determinar quem são esses clientes?


Em marketing chamamos o processo de selecionar um nicho de clientes, ou um perfil de clientes de segmentação de mercado.


Fica muito mais fácil encantar clientes, quando você sabe quem são eles, o que eles esperam de você e o que dão ou não valor.


Conhecendo os seus pacientes que tem mais adesão com a proposta de trabalho da sua clínica será mais fácil, comunicar com eles, atrai-lós para sua clínica e principalmente superar suas expectativas.


8 ações para transformar o seu cliente comum em um cliente encantado


Existem muitas atividades que você pode implementar na sua clínica para aumentar o nível de satisfação e encantamento dos seus clientes.


Na lista abaixo você encontrará 7 ações para transformar o cliente da sua clínica em um paciente encantado. Acompanhe!


01 - Saiba mais sobre o que ele precisa do que o próprio paciente


É comum um cliente procurar uma clínica odontológica com uma queixa genérica, como "meu dente está doendo", ou "gostaria de alinhar meus dentes tortos".


Cabe a você profissional ter a abordagem correta de apresentação e convencimento do cliente sobre o que ele precisa e não simplesmente entregar o que ele quer.


Para ficar claro a diferença, veja o exemplo do paciente que busca uma clínica odontológica querendo "alinhar seus dentes". Você como profissional pode resolver essa "dor" de várias formas, concorda (com aparelhos ortodônticos convencionais, estéticos, talvez com lentes de contato dental, etc, etc.)


Em alguns casos os desejos dos clientes não estão totalmente alinhados com o que ele deseja alcançar. Com essa percepção em mente fica muito mais fácil entregar o que ele precisa e com isso ficar encantado com seu trabalho.


02 - Aproxime-se do seu cliente


Não importa o quanto você é bom no que faz, nunca adote a postura "eu sou o especialista e você precisa de mim".


Para que o cliente possa potencialmente ficar encantado com o seu trabalho é preciso que ele participe ativamente.


É preciso pensar na prestação de serviços odontológicos como uma parceria para que o tratamento seja eficaz e o paciente fique convencido de que você e sua clínica são a melhor opção.


03 - Empatia sempre


Colocar-se no lugar do cliente é um exercício mais difícil do que se imagina, porém essencial para o sucesso do encantamento do cliente.


Ter empatia é buscar ver com os olhos do cliente. E não nos referimos apenas a parte do tratamento em si. Mas de todo o processo de atendimento.


Coloque-se por um momento na pele do cliente e se imagine sendo atendido na sua clínica. Como você se sentiria? Insatisfeito, satisfeito ou encantado?


04 - Estabeleça as expectativas e supere-as


Em primeiro lugar é preciso deixar claro, de preferência por escrito, qual o trabalho que vai ser entregue e qual a real capacidade de atender os anseios do cliente.


Depois de estabelecida a expectativa, faça o seu melhor para supera-lá. Afinal, apenas satisfazer as expectativas dos clientes não vai fazer com que eles voltem, se fidelizem e recomendem sua clínica para outras pessoas.


05 - Torne fácil fazer contato com sua clínica


Muitos profissionais e clínicas odontológicas perdem várias oportunidades de encantar os seus clientes porque seus canais de comunicação são limitados.


É preciso que o paciente tenha uma linha aberta com sua clínica, antes, durante e depois dos tratamentos.


Afinal, se seu atendimento se resume as vias "normais" de 08 as 18hs dificilmente você será notado como diferenciado.


06 - Invista no pós-atendimento


O que você faz com aquele paciente que acaba um tratamento? Mantêm um relacionamento firme com ele ou apenas se esquece dele?


Se você quer encantar pacientes, mantenha contato com eles, busque saber como estão exatamente naquele momento que ele não espera mais nada de você. Todo mundo gosta de atenção, não?


07 - Faça pesquisas de satisfação na sua clínica


Você quer saber o que deixa os clientes felizes ou infelizes na sua clínica? Pergunte!


Tenha como processo gerencial a meta de entrevistar todos os pacientes que terminarem um atendimento na sua clínica, seja uma consulta única, ou um longo tratamento.


Se você prestar atenção ao que eles falam vai aprender direitinho o que precisa fazer para manter uma clínica funcionando com pacientes simplesmente encantados pelo seu serviço.


Conclusão


O mercado de odontologia é muito concorrido. Existe uma grande concentração de profissionais oferecendo serviços muito parecidos para uma mesma base de clientes.


Se você quer melhorar os resultados da sua clínica comece seguindo as dicas nesse artigo para encanta-lós. A seguir, assine nossa newsletter e receba os nossos últimos artigos.



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