Qualquer empresa necessita fazer ações de marketing. Nesse artigo vamos sintetizar as ações necessárias para a criação de um campanha de marketing.
Tudo começa com a fase de planejamento. É nessa fase que vamos pensar no público alvo, na concorrência, nos objetivos a serem alcançados, na mensagem que vai ser elaborada e nos canais que serão usados. Sem esquecer que tudo isso tem um custo associado.
Para que você entenda corretamente a montagem de um campanha de marketing deve pensar que em toda ação de marketing é necessário pensar no que gostamos de chamar de 3 M's do Marketing, a saber:
Mercado
Aqui é definido qual o público alvo da campanha. Serão homens ou mulheres? Qual a faixa etária? Eles são moradores de qual região? Qual o comportamento de consumo deles? E a renda familiar?
Detalhe e colete a maior quantidade possível de informações a respeito do seu público alvo. Entender para quem você realmente quer levar sua campanha é o ponto principal de qualquer ação mercadológica.
Mensagem
Definido o público alvo da sua campanha de marketing é chegada a hora de pensar em qual sera a mensagem promocional.
Vai ser uma mensagem direcionada a dar mais visibilidade a empresa? A intenção é gerar vendas diretas em resposta a campanha? É uma campanha de lançamento de um novo produto ou serviço? É uma campanha de branding?
Meio
Por fim, mas não menos importante é hora de escolher os canais de mídia que você vai utilizar para levar sua mensagem promocional até o seu mercado alvo.
Perceba que a escolha errada do canal de mídia pode por a perder toda a estratégia da campanha.
Para cada perfil de público alvo e objetivo promocional existe um ou mais canais de mídias adequados.
Concluindo
Se você puder conte sempre com a ajuda de uma empresa de marketing que possa orienta-ló no processo de criação de sua campanha de marketing. Ela pode te ajudar a ir mais rápido pelo caminho das pedras e orienta-ló nas melhores práticas de marketing de acordo com o mercado que sua empresa atua.
Sênior Marketing