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Como divulgar minha clínica


Como divulgar minha clinica
Como divulgar minha clinica

Como divulgar minha clínica? Você tem essa dúvida? Quer aprender formas de divulgar sua clínica e atrair mais pacientes? Esse artigo é para você. Fique conosco!


Como divulgar minha clínica? Esse é um questionamento que nós aqui da Senior Marketing já ouvimos milhares de vezes nesses últimos 23 anos trabalhando com consultoria de marketing para médicos e consultoria de marketing para dentistas.


Claro, todos os profissionais de saúde além de se capacitarem para a prestação de um serviço de alto nível tem a mesma dúvida: Como divulgar minha clínica?


Antes de tudo você precisa entender como sua clínica funciona quais são os canais de mídia que tem o maior retorno sobre o investimento na captação de pacientes.


Nesse artigo nós discutimos um pouco mais sobre as vantagens do marketing digital para médicos e do marketing digital para dentistas e os dilemas de encontrar a melhor estratégia para responder a pergunta "como divulgar minha clínica?"


Como divulgar minha clínica?


Você sabe que perguntas erradas levam a respostas erradas. A pergunta correta provavelmente seria: Onde divulgar minha clínica?


Divulgação em canais online


01 - Grupos de redes sociais


As pessoas adoram estar com outras que pensam com elas. Essa característica é inerente ao ser humano.


As redes sociais como o Facebook e Linkedin tem o recurso da criação de grupos especializados em determinados assuntos.


Se você vasculhar verá que existem grupos de praticamente qualquer assunto vinculado á área de saúde no Facebook e Linkedin. Grupos para perder peso, para ganhar peso, sobre cuidados com saúde bucal, sobre problemas vasculares, sobre cirurgia bariátrica, sobre harmonização facial, etc. A lista vai e vai.


Sua clínica pode utilizar os grupos especializados participando ativamente das discussões, respondendo dúvidas dos participantes, postando vídeos sobre interesses dos membros do grupo, etc.


Dessa forma pouco a pouco sua clínica se tornará uma referência para aquela comunidade de pessoas interessadas em um tema específico e passará a ver sua empresa como uma referência no segmento.


As pessoas gostam de comprar da referência do setor. Tome a dianteira e use os grupos de redes sociais para divulgar sua clínica.


02 - Blogs especializados


Você pode divulgar sua clínica em blogs especializados no seu segmento. Existem diversos blogueiros no mundo digital que tratam praticamente de todos os temas da área de saúde ou assuntos correlatos.


Se você é um dermatologista pode muito bem buscar blogueiros que tenham como público-alvo pessoas que estão antenadas com dicas sobre cuidados com a pele, dicas de maquiagem e assuntos correlatos.


Veja, você pode participar de blogs influentes na categoria que você tem interesse tanto de forma "orgânica", ou seja, através de parcerias, de preferência, de longo prazo com os blogueiros, como através de posts pagos.


Atualmente o nível de profissionalismo dos blogueiros que tem grande relevância nos seus segmentos de atuação é absurdo. Eles tem equipes que produzem dados relevantes sobre suas audiências e a grande maioria conta com um mídia kit contendo informações detalhadas sobre audiência e formatos de publicidade.


Essa é uma forma excelente de atrair mais pacientes atingindo um público segmentado e com isso responder a sua dúvida sobre como divulgar minha clínica.


03 - Sites especializados no seu segmento de mercado


Seja qual for a sua especialidade existirá ao menos uma revista online ou portal de grande relevância no seu setor.


Da mesma forma que a citada com blogueiros é possível buscar a inserção de matérias gratuitas iniciando um relacionamento com editores e jornalistas da publicação.

Esse tipo de abertura geralmente é realizado com a ajuda de uma assessoria de imprensa especializada para a área de saúde e costuma trazer grande retorno para as clínicas.


Você pode também, se dispor de capital, investir em publicações pagas no formato de publieditoriais no meio escolhido se tornando uma espécie de "colunista" do canal, ganhando visibilidade e autoridade para a divulgação da sua clínica.


04 - SEO e Links Patrocinados


Estar na primeira posição do Google para uma lista de palavras-chave no seu segmento de negócios vale ouro.


As pessoas atualmente buscam sempre por informações sobre profissionais de saúde, tratamentos e especialidades através de motores de pesquisa. No caso do Brasil, isso significa basicamente Google.


Sua clínica pode se posicionar bem no Google de duas maneira: a primeira é de forma orgânica ou natural, onde através de um trabalho técnico, minucioso e contínuo de otimização do seu site, denominado SEO ele vá se colocando cada vez mais a frente, na primeira página de respostas do Google para os termos de pesquisa que seus potenciais pacientes utilizam.


Assim, quando alguém digita "Ortodontia em São Paulo" seu site aparecerá na primeira página logo entre os primeiros lugares.


Esse é o trabalho do SEO. Semelhante proposta tem os links patrocinados do Google, sendo a diferença fundamental que esse se realiza em um sistema de leilão em tempo real através de lances pagos.


Ou seja, o Google Ads é uma ferramenta de publicidade do Google e permite que seu site se posicione rapidamente na primeira página para os termos de pesquisa que você selecionar, mas terá que investir um dinheiro. Dependendo do seu mercado (harmonização facial, estética dental, dermatologia, cirurgia plástica, entre outros) um bom dinheiro...


Mas essa é, sem dúvidas, uma excelente forma para você responder a sua dúvida sobre "como divulgar minha clínica".


05 - Boca a boca online


Sabe aquele cliente que adora o seu trabalho e que fala para um amigo ou familiar? Pois é, você pode potenciar o alcance dele permitindo que ele fale bem de você para milhares de pessoas.


Como fazer isso? Simplesmente pegando um depoimento dele de forma natural nas suas redes sociais. Incentive seus pacientes mais felizes a deixar um depoimento nas suas redes sociais.


Se quiser maximizar esse boca a boca virtual mande para ele um link de avaliação do Google Meu Negócio.


Você pode cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio gratuitamente e toda vez que um paciente estiver prestes a terminar um tratamento peça a ele que deixe um depoimento na sua página do Google Meu Negócio.


Essa é uma ótima forma do Google pontuar seu site e sua clínica colocando sua página nas primeiras colocações e mostrando para potenciais pacientes como seus atuais pacientes estão felizes com seu trabalho.


E nada atrai mais pacientes que outros pacientes falando bem de você!


Conclusão


Toda vez que alguém nós faz a pergunta "como divulgar minha clínica" nos enviamos esse artigo para eles como forma introdutória.


Mas claro, existe muito mais estratégias e técnicas para captação de pacientes. Se você quer uma estratégia de captação de pacientes específica para sua clínica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing para saúde!


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