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Como divulgar minha clínica



Todo dentista, médico ou profissional de saúde de qualquer segmento em todo o país tem se deparado com um fator para o qual ele não foi preparado: divulgar sua clínica e atrair pacientes.

De fato, há 20, 30 anos o roteiro básico seria se formar em uma universidade de primeira linha, abrir um consultório em um ponto comercial de boa movimentação e prestar um serviço de qualidade.


O "boca a boca" gerado pelos pacientes satisfeitos era suficiente para lotar a agenda do consultório e gerar uma vida tranquila para o profissional.


Esse tempo acabou. Hoje existem profissionais demais oferecendo, aos olhos dos pacientes mais do mesmo.


É preciso ter uma estratégia de divulgação da sua clínica ou consultório para que você atraia bons pacientes e consiga manter um bom faturamento e principalmente uma boa rentabilidade e lucratividade que lhe permita prestar um serviço de boa qualidade, reinvestir constantemente no negócio e garantir uma boa qualidade de vida.


Como divulgar minha clínica?


Seja você um médico ou dentista, existem alguns princípios básicos que não podem ser ignorados e etapas a serem seguidas para que a divulgação da sua clínica toque o mercado no local certo e atraia os pacientes que você deseja.


Nada mais desgastante do que investir dinheiro em publicidade e propaganda e atrair os pacientes errados, ou seja, aqueles que muitas vezes até tem o desejo pelo seu tipo de serviço, mas não tem a capacidade financeira para pagar por ele.


Exatamente, para evitar esse tipo de problema é que você precisa seguir as etapas abaixo para divulgar sua clínica da forma correta:


01 - Segmentação do público-alvo

O critério para se tornar o cliente de um cardiologista é ter um coração? Brincadeiras a parte, é comum encontramos clínicas e consultórios com um público com perfil totalmente diverso e disperso.


Vemos profissionais de saúde que atendem a todas as camadas da população, desde os mais simples assalariados aos donos de empresas. Pessoas jovens, adultos e idosos no mesmo local. Pessoas que buscam o serviço somente quando estão doentes e outros que tem consciência da importância da prevenção e mesmo alguns que buscam o profissional de saúde por questões estéticas.


Veja, você tem que concordar que cada grupo de pessoas acima tem um tipo de motivação diferente e vai valorizar e valorar o seu serviço de forma diferente.


Não tem nada errado querer atender a um grupo específico de pessoas, como por exemplo, pessoas de baixa renda, ou a elite da sociedade. O erro é querer agradar e atender a todo mundo. Não vai funcionar!


O critério número 01 de qualquer empresa que tem sucesso na divulgação dos seus serviços ou produtos é a segmentação do mercado.


Pense no mercado como um grupo de pessoas com necessidades e desejos diferentes. Algumas dessas pessoas podem ser agrupadas por similaridades de gostos, necessidades, desejos, potencial de consumo, renda, etc.


Você precisa definir muito bem qual o grupo ou quais os grupos de pessoas com determinadas características semelhantes que você vai focar o seu atendimento na sua clínica.


Sem essa segmentação, dificilmente a divulgação da sua clínica vai funcionar. Veremos porque a seguir.


02 - Atender a necessidades / desejos e não vender tratamentos


As pessoas que você escolheu atender tem necessidades e desejos. Elas não estão buscando tratamentos. Elas buscam soluções para seus problemas, ou até mesmo a realização de sonhos.


Quer ver um exemplo? Uma mulher de 65 anos, casada com filhos criados que tem uma renda de R$ 40.000,00 pode buscar um tratamento de harmonização facial porque ela entende que "merece" aquele presente nesse momento da sua vida. Afinal, ela trabalhou a duro a vida toda, cuidou dos filhos e do marido e agora que cuidar de si mesma. Não tem nada a ver com função ou saúde. É vaidade, ego mesmo!


Se você não entender isso e se não souber comunicar isso de forma eficaz, pelo menos mais eficaz que seus concorrentes vai perder 10 reais em cada 10 reais que investir na divulgação sua clínica.


As pessoas antes de serem pacientes são clientes. Clientes adoram comprar, mas não gostam que vendam para elas.


Elas compram com a emoção e justificam com a razão. Claro, não estamos falando aqui de pessoas que tem doenças, mas mesmo essas precisam "comprar" a ideia de que você é a melhor opção para resolver o problema delas.


E tem um fator fundamental aqui. As pessoas querem resolver suas necessidades e desejos de uma forma específica. Elas precisam pagar de uma determinada forma (crédito), elas querem realizar o tratamento em determinado tempo e com certo grau de garantia.


Por isso é tão importante escolher um grupo de pessoas no mercado e trabalhar para atender as necessidades dessas pessoas.


Pegue por exemplo o mercado das franquias de clínicas populares de odontologia. O que eles entenderam? Qual a oportunidade que eles vislumbraram? Que o mercado tinha uma lacuna. Pessoas de baixa renda que adorariam transformar seu sorriso, mas precisavam de crédito, ou seja, de financiamento. Então surgiram essas empresas que financiam tratamentos de implantes e estéticos em até 48 x. O resultado: Um crescimento exponencial desse modelo de negócios.


Então, entenda que se você quer divulgar sua clínica de forma a obter resultados satisfatórios você precisa entender o que as pessoas do seu mercado desejam, ou seja, quais os problemas elas querem resolver e de que forma.


03 - Escolher os canais certos de divulgação


Tente atrair um grande industrial que tem uma renda anual na casa de bilhões de reais pelo Instagram para sua clínica.


Quais as chances disso funcionar? Negativas, eu diria...


Já um público jovem e antenado de classe média esta imerso nas redes sociais o dia inteiro.


Entenda, escolher os canais de comunicação com o seu público-alvo é fundamental, mas é a parte final do processo.


Escolher os canais certos para levar a mensagem errada para as pessoas erradas vai gerar um retumbante fracasso promocional.


É por isso que vemos muitos profissionais de saúde totalmente frustados com seus investimentos em marketing digital para dentistas e marketing digital para médicos.


Eles fazem cursos online com "gurus" de marketing médico e odontológico, compram livros e assistem vídeos sobre marketing na medicina e na odontologia. Mas nada disso resolve o problema de divulgação das sua clínicas, porque, o marketing de verdade não é ferramenta (Facebook, Instagram Google, etc.).


Marketing na saúde é entender, atender e superar expectativas de um grupo específico de pessoas gerando lucro para sua clínica.


Então, escolha os canais certos para divulgar sua clínica depois de escolher o seu público-alvo e definir quais as dores, necessidades e desejos dessa população.


Conclusão


Nós sabemos que o profissional de saúde não é preparado para divulgar sua clínica ou consultório.


A Senior Marketing é especialista em marketing na saúde e colecionamos casos de sucesso em divulgação de clínicas e consultórios.


Se você precisa de ajuda para divulgar sua clínica, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas em marketing para médicos e marketing para dentistas.


Senior Marketing

Marketing na Saúde

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(11) 3254-7451




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