
Empreender na área de odontologia é uma tarefa difícil. Se você tem formação em odontologia e, de repente, precisa além de atender seus pacientes, se atualizar constantemente e cuidar da gestão, das finanças e da administração de pessoal da sua clínica, sua vida pode ficar bem complicada.
É fato que quando uma clínica nasce o proprietário faz de tudo um pouco e acaba "colocando a mão na massa", mas muitas vezes sem conhecimento sobre os assuntos de que está tratando.
Entretanto, quando o profissional se prepara de forma adequada, os obstáculos sã superados e servem de trampolim para que resultados positivos sejam alcançados.
Hoje queremos falar sobre lucro na odontologia. Especificamente sobre como calcular o lucro de uma clínica odontológica.
Depois de mais de 20 anos atendendo centenas de profissionais de odontologia com nossa consultoria para dentistas, ficou claro que a grande maioria dos profissionais ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto, ou de forma geral, confundem conceitos como lucro, lucratividade e rentabilidade.
O que é lucro?
Lucro por definição, é o retorno positivo de um investimento realizado em um negócio. Portanto, o contrário de lucro é o prejuízo, ou seja, quando o resultado de um investimento é negativo.
Após o investimento em recursos na sua clínica odontológica, você pode calcular todo o montante investido e o resultado final obtido, conhecendo o lucro a partir da diferença realizada.
É possível ter lucro maior que 100% na minha clínica odontológica?
É muito comum irmos a congressos anuais como o CIOSP e encontramos franquias de odontologia e revendedores de equipamentos divulgando números fantásticos de lucro, como 100%, 200%, 300% ou mais. Essa informação é totalmente equivocada.
Você pode estar pensando agora: "Mas, se eu tenho custos de R$ 25,00 para realizar uma limpeza dentária e vendo o procedimento por R$ 100,00, estou ganhando R$ 75,00, ou seja, 3 vezes mais. Meu lucro não é de 300%?"
Na verdade não. O erro aqui está no conceito. O lucro de um serviço ou produto é calculado sobre o preço de venda do serviço, e não no seu custo. O correto no exemplo acima seria dizer que houve um lucro de 75%, que foi a parcela de venda obtida com o retorno líquido do seu investimento.
Qual a diferença entre lucro da clínica e lucro líquido?
Além de arcar com os custos diretos da produção de um serviço (mão-de-obra dos dentistas, ASB, materiais usados no serviço, laboratório, etc.) a sua clínica gera diversas outras despesas para funcionar, como por exemplo:
Contas de água, luz, telefone e internet;
Aluguel;
Contador;
Despesas com marketing;
Insumos básicos para limpeza e manutenção da clínica;
Pagamentos de impostos;
Etc;
Existem dois tipos de lucro em uma clínica odontológica ou qualquer outro tipo de empresa:
O cálculo do lucro bruto em uma clínica odontológica
Quando se calcula o lucro bruto de uma clínica, ou mesmo de um tratamento específico, você está subtraindo o custo dos materiais e mão-de-obra direta da receita total obtida, ou seja, do total geral das suas vendas.
A equação utilizada para cálculo do lucro bruto:
Lucro bruto = Vendas totais no período - custos diretos do serviços
O período aqui pode ser um dia, um mês, um ano. Depende do que você deseja avaliar.
O custos diretos na odontologia são todos aqueles ligados diretamente a produção e entrega do serviço, ou tratamento, para ficar mais claro.
Assim, se você vendeu durante 1 mês 10 tratamentos de implantes dentários, precisa calcular quais foram os custos de materiais empregados durante a cirurgia detalhadamente.
Isso envolve desde os insumos básicos como luvas, campo cirúrgico até as horas utilizadas pelos profissionais que trabalharam na entrega dos serviços, bem como todos os serviços de terceiros como protéticos.
O cálculo do lucro líquido de uma clínica odontológica
Para chegar ao valor do lucro líquido da sua clínica odontológica é necessário considerar todas as despesas fixas e variáveis que sua clínica gera para funcionar (como citado mais acima).
A conta do cálculo do lucro líquido de uma clínica odontológica é o seguinte:
Lucro líquido = Lucro Bruto - Despesas (fixas e variáveis)
Como calcular o lucro de uma clínica odontológica com efetividade?
Efetividade é ser eficiente eficaz ao mesmo tempo. Ter um método para calcular o lucro da sua clínica odontológica vale ouro.
Como você já sabe o sucesso de uma clínica odontológica está muito ligado a como ela é gerenciada. É o grau de boa gestão da sua clínica que determina o seu sucesso.
Pare de tentar achar o lucro da sua clínica odontológica baseada em achismo ou em formas abstratas e empíricas muitas vezes ensinadas por "gurus de marketing odontológico" na internet. Não brinque com o dinheiro.
Na Senior Marketing nós calculamos o preço final de cada tratamento na sua clínica baseado nos seus custos que são customizados e muito particulares em relação aos seus concorrentes.
Saber exatamente o lucro da sua clinica odontológica permite gerar uma serie de ações gerenciais que levarão sua clínica para outro patamar, como por exemplo:
Aumentar o lucro da sua clínica odontológica precificando os serviços com margens de lucro maiores;
Priorizar o marketing de serviços que realmente trazem as maiores margens de lucro;
Renegociar custos com fornecedores críticos para o lucro da clínica;
Diminuir os custos com mão de obra, especialmente dos dentistas que trabalham na sua clínica;
Etc.
Utilizando o conceito de mark-up para calcular o lucro da sua clínica odontológica
Para acertar no cálculo do preço de venda dos seus serviços e ter a margem de lucro esperada, utilize uma definição de preço dos seus serviços baseada em mark-up. Siga o passo a passo abaixo:
Calcule os custos e despesas fixas e variáveis de sua clínica odontológica. Suponha que o resultado seja de 35% do valor de suas receitas;
Some o percentual de lucro que espera. Se for, por exemplo, 30%, seu custo total de vendas fica em 65% (35% + 30%);
Considere que 100% é sua receita total. Calcule seu mark-up divisor usando a fórmula: (RECEITAS - CUSTO TOTAL DE VENDAS)/100. Seu mark-up divisor será (100% - 65%)/100% = 35/100 = 0,35;
Defina seu preço de venda a partir desse número, dividindo o custo do produto pelo mark-up divisor obtido. Se um item tem custo de R$ 20, o cálculo fica: 20/0,35 = 57,14.
Ou seja, o preço de venda do seu tratamento de ser de no mínimo R$ 57,14 para cobrir custos, as despesas e garantir o lucro desejado pela sua clínica.
Conclusão
O tema lucro em clínicas odontológicas é muito relevante e merece um livro inteiro na verdade.
Nesse artigo nos mostramos como calcular o lucro de uma clínica odontológica de uma forma simples e objetiva, mas nós sabemos que muitos profissionais e empresários de saúde vão precisar de ajuda de uma consultoria para dentistas para chegar nesses valores da forma correta.
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