Agora que você já executou um diagnóstico situacional da sua clínica, montou e executou um plano de ações personalizado, tem que gerencia-ló e fazer as correçoes necessárias.
Claro, todo plano funciona como uma rota, uma bússola, mas ele esta sujeito a forças externas, tais como:
Economia;
Leis e política;
Concorrência;
Serviços substitutos;
Etc.
Um plano de ações não existe no vácuo. Ele funciona dentro de um contexto. Sua clínica vive dentro de um contexto, dentro de um organismo vivo chamado mercado.
Somente gerenciando a execução do seu plano de ações corretivas é que será possível verificar se o que foi previsto esta surtindo o efeito desejado ou não.
Muitas vezes uma ação de marketing prevista não traz o retorno esperado. Pode ser também que sua equipe não corresponda as expectativas do mercado.
É preciso, portanto, fazer as devidas correções de rota. O plano de ações não deve ser visto como uma camisa de força mas sim como um roteiro com as melhores opções levantadas dentro de um contexto para a solução dos problemas encontrados.
Alguém já disse que o "melhor plano de ações é aquele que é bem executado." E para sabermos se estamos indo na direção correta ou não é preciso acompanha-lo utilizando indicadores.
Antes de iniciar a execução do plano de ações é preciso tirar uma radiografia da sua clínica, nos processos que estão tendo problema (captação, faturamento, lucratividade, etc) e a cada intervalo de tempo, conforme definido no plano de ações medir esses indicadores sempre em relação a expectativa de melhoria gerada e o passado.
Somente medindo se pode melhorar o plano e fazer as correções necessárias. Por isso é fundamental o acompanhamento do consultor empresarial junto do cliente durante a execução do plano.
O consultor empresarial é a pessoa capacitada para identificar os desvios e apontar correções, sempre no sentido de perseguir os objetivos da sua clínica.
Se você ainda ficou com alguma dúvida entre em contato conosco e fale com um consultor empresarial especializado em empresas de saúde.
Senior Marketing
Marketing para empresas de saúde