Você tem um consultório odontológico e precisa aumentar o número de pacientes? Já tentou de tudo para atrair mais pacientes e não conseguiu bons resultados? Talvez você já tenha lido muitos artigos sobre captação de pacientes e se sente perdido?
Bem, se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, você está no lugar certo.
Vamos tentar em uma linguagem clara e objetiva te explicar como você pode atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico de uma forma prática.
Mas é importante frisar que as dicas de captação de pacientes passadas aqui não são uma receita de sucesso ou dicas infalíveis para "bombar sua agenda".
Entenda que cada mercado é diferente, cada consultório é diferente um do outro, você como profissional tem as suas forças, seus diferenciais, mas também suas limitações e fraquezas.
É importante ser bastante franco e começar o trabalho já com o primeiro passo:
01 - Faça uma análise SWOT
SWOT? O que significa isso? O artigo não ia ser simples? Calma. Não tem nada demais aqui. Você já vai entender.
Veja, a análise SWOT é uma técnica que tem por objetivo fazer com que você conheça quais são os seus principais pontes fortes, as oportunidades que o mercado ai da sua região onde sua clínica está instalada apresenta e também os pontos fracos e ameaças que esse mesmo mercado local te apresenta.
Quer alguns exemplos de pontos fortes e oportunidades na prática?
Pontos fortes
Sua clínica está localizada em um imóvel de rua em um ponto de grande circulação de pessoas e veículos. Uau!! Isso é uma baita ponto forte!!!
Você e o colega que trabalha com você são especializados em universidades de renome. Outro ponto forte
Oportunidades
Na sua região existem muitas escolas. Será um mega forte se você trabalha com Odontopediatria e Ortodontia, concorda?
As pessoas na sua região tem um poder aquisitivo alto e o comércio local tem muitas lojas de grife e o comércio é bastante sofisticado. Se você trabalha com procedimentos de alto valor (alto ticket médio) isso pode ser uma grande oportunidade, correto?
Legal, agora que você já sabe que esses são pontos fortes e oportunidades que seu consultório pode explorar e aproveitar para atrair mais pacientes para seu consultório, que tal analisarmos os pontos fracos que você apresenta e a as ameaças do ambiente?
Pontos Fracos
Você tem pouco dinheiro para investir em propaganda. Pode ser um problema concorda? Afinal, do que adianta ter boa formação e um bom serviço se ninguém fica sabendo, certo?
Ameaças
Muitos dentistas perceberam o potencial da sua região e abriram clínicas e consultórios na região. Muita competição pode gerar uma guerra de preços não é verdade?
Então, você agora sabe que tem alguns pontos que precisa melhorar. No caso do nosso exemplo, vai precisar de capital de giro, ou seja, de dinheiro para investir em propaganda e com isso atrair mais pacientes para seu consultório.
Além disso, precisa neutralizar as ameaças tendo uma posição de mercado forte e uma marca bem definida perante seus concorrentes, não é mesmo?
Como você deve proceder com essa tal análise SWOT? Bom, não é nada demais. Pegue uma planilha do Excel ou se não tiver acesso a uma, use papel e caneta mesmo.
Liste seus 5 principais concorrentes e compare seus pontos fortes e fracos em relação a eles. Selecione critérios que são importantes do ponto de vista dos pacientes.
Esses critérios podem ser:
Ponto comercial;
Investimento em publicidade;
Carteira de serviços;
Formação da equipe;
Preço dos serviços;
Etc;
Análise cada um dos 5 concorrentes a luz dos critérios que escolheu. Não seja parcial. Tente ser isento mesmo. Busque entender onde seus concorrentes são melhores que você e onde você está bem colocado.
Com essa pontuação nas mãos e conhecendo o mercado e também suas forças e fraquezas internas você pode partir para o próximo passo...
02 - Conheça os clientes e suas necessidades
Sabe aquele tempo em que você "achava" que um determinado serviço era muito desejado pela população, escolhia um ponto comercial e começava a oferecer seus serviços no local? Pois é, esse tempo acabou.
Agir assim é totalmente errado. Quem define a demanda é o cliente. Você tem uma oferta a fazer, mas precisa procurar alguém que tenha interesse em comprar.
Tentar "empurrar" um serviço por melhor que ele seja para as pessoas erradas é receita para o fracasso.
Você precisa descobrir o que as pessoas compram, porque elas compram e como elas costumam pagar.
Como fazer isso? Olhando para dentro do seu consultório. Se você já tem um consultório precisa descobrir a partir dos seus atuais pacientes quais são os serviços mais demandados.
Vamos imaginar que no seu consultório você ofereça os serviços de ortodontia, implantes e endodontia.
Fazendo um levantamento de dados dos últimos 6 meses você descobre o seguinte:
60% da sua receita veio de pacientes de implantes;
30% da sua receita veio dos pacientes de ortodontia;
10% da sua receita veio daqueles pacientes de endodontia;
A pergunta que não quer calar? Você deveria correr atrás de mais pacientes de endondontia? Ou deveria focar seus esforços em atrair mais pacientes de implantes e ortodontia?
Acho que fica clara a resposta. Eliminada essa primeira fase, precisamos passar para a segunda etapa, que é saber porque os pacientes compram de você. Novamente, como você vai fazer isso? De novo, perguntando para os seus pacientes atuais.
Faz um breve questionário e entreviste o máximo de pacientes que puder. No final compile a respostas e você vai descobrir que a maioria dos seus pacientes atuais compram de você por um dos motivos abaixo:
Qualidade
Preço
Atendimento
Legal, agora que você já sabe quais os procedimentos são os mais procurados e porque as pessoas compram de você, está na hora de buscar a terceira parte da estratégia para atrair mais pacientes para consultório odontológico...
03 - Divulgue seus serviços
Você sabe que existe um ditado que diz que "quem não é visto não é lembrado". Uma outra verdade universal é que hoje em dia a luta para captar um paciente é "corpo a corpo".
Isso quer dizer que estratégias de captação de pacientes em massa não funciona mais. Com a chegada da era digital a comunicação é um a um.
As pessoas que recebem a sua comunicação, a sua propaganda precisam sentir que você está falando com ela individualmente.
Por isso, aquele velho anúncio genérico onde você se coloca como um "consultório genérico" que faz de tudo um pouco já não funciona mais para atrair pacientes para seu consultório.
É preciso que cada post no Instagram, cada Tweet, cada vídeo no Youtube tenha um único e preciso alvo.
Você quer captar pacientes de ortodontia, então a postagem deve ter uma imagem que remeta a um paciente típico de ortodontia o texto deve ser leve e claro com linguagem jovial e os canais de comunicação devem ser online.
Se você quer captar pacientes de implantes, cujo público-alvo costuma ser mais maduro tudo muda. Percebe como a comunicação tem que ser personalizada.
Você pode estar pensando: "mas isso tudo da muito trabalho e vou gastar muito dinheiro". A resposta é sim e sim.
Você precisa investir (ok no começo é gasto mesmo) para ter retorno concreto. E você não vai ter retorno concreto em captação de pacientes sem investimentos, de tempo, dinheiro e esforço.
Conclusão
Todo mundo quer captar mais clientes, mas nem todo mundo esta disposto a pagar o preço.
Você precisa investir em analisar o seu mercado, analisar as suas potencialidades, suas fraquezas, ver o que a concorrência está fazendo, descobrir as necessidades e desejos dos pacientes para somente depois disso tudo montar as estratégias mais adequadas para atrair mais clientes para seu consultório odontológico.
Se você precisa de ajudar para atrair mais clientes para seu consultório odontológico, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para dentistas e médicos:
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