top of page
  • Foto do escritorAdmin

Como as eleições interferem na saúde financeira da sua clínica e na captação de pacientes


Foto: Agência Brasil - Como as eleições interferm na saúde financeira da sua clinica e na captação de pacientes
Foto: Agência Brasil - Como as eleições interferm na saúde financeira da sua clinica e na captação de pacientes


Estamos em setembro de 2022. Se você está lendo esse artigo sabe que os dois anos e meio anteriores não tem sido nada facéis.


Depois de uma mega pandemia em escala mundial que dizimou vidas, empresas e esperanças, vivemos agora um período de economia estagnada mundialmente, com inflação alta e taxa de juros de dois digítos.


E para completar o quadro ainda temos até o final de 2022 eleições e copa do mundo. Ufa!!!


Nesse artigo queremos fazer algumas considerações sobre como o período eleitoral afeta a saúde financeira das empresas, e em especial, na captação de pacientes.


Como as eleições intereferem na captação de pacientes e na saúde financeira da sua clínica?


O período eleitoral, ainda mais em um cenário muito polarizado como o que presenciamos traz alguns impactos imediatos em diversas dimensões da economia afetando diretamente as empresas.


Vejamos algumas dessas dimensões diretamente afetadas pela expectativa das eleições presidenciais:


Eleições x Contratações


Durante o período que antecede as eleições presidencias, o clima de instabilidade toma conta dos investidores, que diminuem o ritmo de contratações, causando o desaquecimento da economia, a diminuição das contratações devido as incertezas pelo futuro do país, reduzindo a circulação de dinheiro na economia, prejudicando diretamente a contratação de serviços especializados como medicina e odontologia.


Bolsa de valores e dólar


Pouco antes das eleições, os índices das ações em bolsa de valores e da cotação do dólar apresentavam flutuações positivas ou negativas, De acordo com as pesquisas de intenções de votos realizadas por diversos institutos de pesquisa, isso acontece devido principalmente a diferença de propostas apresentadas pelos dois principais candidatos que concorreram no segundo turno.


Quanto maior a competição, maior a sensação de instabilidade econômica. Independentemente do presidente a ser eleito, a tendência aponta que após uma definição do ganhador  de que haja uma estabilidade desse cenário e, consequentemente, uma previsão como maior grau de assertividade

sobre o futuro do país. O mercado financeiro é extremamente sensível a movimentação política, afinal essa pode alterar marcos regulatórios, criar novas regras, impostos e taxações criando grande instabilidade na movimentação de dinheiro das grandes empresas, refletindo em uma grande cadeia de valores que chega até o trabalhador e prestadores de serviços.


Investimentos


A recomendação para quem deseja investir em novos negócios durante as

eleições é cautela. O cenário ideal não é o de paralisar os investimentos, mas de contar com análises de cenários mais detalhadas com ajuda de uma consultoria empresarial que entenda o mercado e possa te ajudar a investir ou não com base em dados, infomração e análise criteriosa.


De todo modo, são aqueles que investem em momento de incertezas que tendem a ter ganhos futuros maiores, pois na prática, a grande maioria dos investidores paralisam e esperam ver o que vai acontecer. O excesso de prudência e falta de atitude empresarial pode levar a perda de oportunidades.


Balancear riscos e oportunidades tomando a decisão de investir ou não deve sempre ser precidido de um bom plano de negócios.


Captação de pacientes


Em um cenário de pós-pandemia, com as cadeias de valores globais desajustadas, e com o oferta de serviços em recuperação, quem mais sofre são os trabalhadores.


De fato, sempre em momentos de recuperação econômica, o ritmo de recuperação de empregos e do poder de compra dos trabalhadores é o último fator a voltar a subir.


Pelos dados do governo federal o emprego tem voltado a crescer, porém com valores baixos ceifando a capacidade das pessoas e famílias de fazerem novos investimentos, principalmente aqueles de maior ticket médio e de pagamentos em longo prazo.


Qual cenário podemos esperar para as clinicas médicas e odontológicas após as eleições?


É um consenso geral entre economistas a esquerda e a direita de que o próximo governo não terá espaço para fazer grandes "malabarismos" na economia, devido a fragmentação da base política, assim como o endividamento monstro que o estado brasileiro contraiu devido principalmente ao período pandêmico.


Como pequenos e médios empresários, sócios de clinicas médicas e odontológicas devem buscar sempre o controle de custos, a precificação correta dos seus serviços e novas formas de captar pacientes, sempre gerenciando os fatores dentro da sua zona de controle.


De qualquer forma, a Senior como consultoria experiente no mercado de saúde acredita que o ano de 2023 pode ser consolidar como um ano de crescimento e retomada gradativa da economia, o que favorecerá de forma direta o crescimento da venda de serviços.


Se você precisa de ajuda para alvancar sua clinica conte com a gestão profissional de empresas de saúde da Senior Consulting.


Ligue e converse com um de nossos consultores!


Senior Consulting

+55 (11) 3254-7451

bottom of page