
Se você é um profissional de saúde ou um empreendedor que vislumbra uma oportunidade para empreender na área de saúde e quer saber como abrir uma clínica médica fique conosco e aprenda nesse objetivo artigo como fazer.
Sempre ressaltamos para nossos clientes que a abertura de um novo empreendimento deve ser precedida da elaboração de um plano de negócios (business plan).
O plano de negócios é a ferramenta gerencial usada mundialmente como a melhor prática para determinar entre outros pontos:
Qual o público-alvo da clínica.
Qual o investimento inicial em equipamentos.
Qual o investimento inicial em mobiliário.
Qual a equipe necessária para dar suporte aos serviços da clínica.
Qual o custo total previsto de investimento.
Qual o custo mensal previsto para execução das atividades da clínica.
Qual o faturamento previsto nos primeiros 3 anos da clínica mês a mês.
Qual o preço deve ser cobrado para cada serviço oferecido, cobrindo os custos e ainda gerando lucro para os investidores.
Qual a melhor localização para estabelecer sua clínica.
Qual a melhor forma de tributação da pessoa jurídica que suportará o negócio da clínica.
Quais os canais de captação de pacientes utilizar, quanto vai custar e qual o retorno previsto do investimento em marketing.
Nesse artigo nós pretendemos mostrar de forma global quais são as atividades que voc~e precisará realizar abrir uma clínica médica e ter sucesso.
Não é nosso objetivo detalhar cada atividade pois para isso poderíamos escrever um livro. Sugerimos que você busque mais informações na nossa consultoria de abertura de clínicas onde você terá suporte total de uma consultoria premium com 20 anos de experiência no mercado de saúde.
Para abrir uma clínica médica podemos agrupar as atividades que são necessárias desde a abertura da pessoa jurídica até a entrada em operação da unidade em 3 grandes grupos de atividades, a saber:
01 - Atividades burocráticas
Aqui estão envolvidas todas as atividades que são necessárias para que uma empresa opere legalmente no país oferecendo os serviços de clínica médica.
Apesar de que possam existir legislações específicas para cidade e mesmo estado, com maior ou menor variação você vai precisar fazer:
Solicitar a certidão de viabilidade e zoneamento do local.
Pesquisar e reservar o nome empresarial pretendido.
Preencher ou redigir o documento de constituição.
Solicitar o CNPJ e registrar a constituição na Junta Comercial.
Solicitar o alvará de funcionamento.
Consultar a necessidade de certificado digital
É importante salientar que uma pessoa jurídica tem enquadramento tributário específico e esse pode ser: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Para a fase burocrática de abertura da pessoa jurídica que será base para a exploração do serviço de medicina que você vai oferecer na sua clínica o profissional indicado para dar suporte é o contador.
É o contador também que vai cuidar da parte de licenças sanitárias solicitadas pela ANVISA para que clínicas médicas possam funcionar.
Não se preocupe, na Senior Marketing você conta com o suporte de contadores para fazer o registro da sua empresa e todo suporte para a abertura da firma em todos os órgãos necessários.
02 - Atividades Estruturantes
Esse grupo de atividades envolve uma série de passos que você precisa dar para estruturar sua clínica fisicamente. Isso envolve:
Localizar um ponto comercial.
Fazer reformas e adequações no ponto comercial seguindo normas de arquitetura padronizadas para construção de clínicas médicas (existem restrições sobre tamanho dos consultórios, zoneamento urbano, área específicas para expurgo de materiais, etc).
Determinar qual a quantidade, tipo e custo de cada equipamento necessário.
Especificar o layout interno e mobiliário necessário.
Definir o padrão de atendimento.
Documentar os serviços a serem oferecidos, a sua tabela de preços, formas de pagamento.
Estabelecer contato, selecionar e contratar gateways de pagamento (máquinas de cartão por exemplo).
Definir os cargos e funções de cada membro que formar a equipe da clínica.
Estabelecer manuais de operação: operação da clínica, processos de cobrança, de atendimento, de recepção, de pós-atendimento, de gerência de estoque, de pagamentos, etc.
Entrevistar, selecionar e treinar equipe inicial da clínica.
Fazer estimativas de gastos mensais por 36 meses ao menos.
Fazer estimativas de faturamento mensais por 36 meses ao menos.
Determinar a necessidade de capital de giro.
Determinar o ponto de equilíbrio (momento em que despesas e receitas se equivalem)
Determinar o retorno do investimento.
03 - Atividades de Marketing
Por último, mas não menos importante é necessário definir como atrair, captar e fidelizar os pacientes da sua clínica.
Afinal, sem vendas não existe negócio! Portanto, nesse momento é criado o plano de marketing que define entre outras coisas:
O público-alvo, ou seja, o mercado que a clínica pretende atingir.
Estudo do mercado - Pesquisas de Mercado.
O posicionamento da clínica. Qual sua proposta única de valor (P.U.V.)
Os canais de marketing que vão ser usados para levar a mensagem da clínica até os clientes em potencial.
Campanhas de pré-lançamento, campanhas pós-lançamento, campanhas em datas comemorativas, etc.
Verba de marketing.
Previsões de marketing: quantos pacientes x especialidade x período - Campanhas x Resultados.
Definição do painel de indicadores de desempenho para acompanhar, medir, gerenciar e corrigir falhas em relação as previsões.
Conclusão
Como se percebe para abrir uma clínica médica são necessárias várias atividades. Essas atividades devem ser dispostas em um cronograma com responsáveis, datas de execução e custos associados.
No cenário extremamente competitivo atual da medicina não é possível mais abrir uma clínica de forma empírica. É preciso metodologia, conhecimento desse mercado e planejamento.
Na Senior Marketing você conta com assessoria completa para abrir sua clínica médica. Desde o momento inicial onde elaboramos o seu plano de negócios (business plan), passando pela abertura da sua empresa, a estruturação interna da sua clínica, o projeto arquitetônico, a definição o modelo operacional, a captação de clientes e o planejamento financeiro.
Se você quer ajuda especializada de quem já tem 20 anos de experiência no mercado de saúde para abrir sua clínica, entre em contato por um dos canais abaixo:
Telefone: (11) 3254-7451
E-mail: atendimento@seniormarketing.com.br
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