Captação de pacientes é uma tema essencial para a vida de qualquer clínica odontológica, médica e de qualquer outra empresa na área de saúde.
Nos últimos 15 anos a internet provocou uma verdadeira revolução na forma como as pessoas buscam, selecionam e tornam-se clientes de profissionais de saúde.
Para entender melhor a força dessas mudanças é preciso entender o contexto que uma pessoa comum vive inserida nos tempos atuais.
A quantidade de canais de comunicação e informação que um cidadão médio tem em suas mãos hoje em dia é 30 a 40 vezes maior do que há 15 anos atrás.
Esse simples fato, o acesso à informação muda completamente o cenário de relacionamento entre profissionais de saúde e pacientes.
O paciente atual é muito mais bem informado, antenado e exigente. Antes de pegar o telefone e agendar uma consulta ele já sabe muitas informações a respeito da sua clínica, dos tratamentos oferecidos e, principalmente, da sua reputação.
Percebendo essa mudança de comportamento nos clientes, muitos profissionais de saúde perceberam que era preciso ter voz ativa nessa comunicação.
Começaram então a ir além da simples produção de conteúdo unidirecional nas redes sociais. Por isso, decidiram começar a produzir o seu próprio conteúdo e a ciar engajamento e relacionamento com o seu público-alvo.
Blogs, post, vídeos, lives, ebooks, tutoriais são apenas alguns exemplos de materiais que profissionais de saúde começaram a utilizar para darem início a um diálogo com seus potenciais e atuais clientes nos mais diversos canais digitais.
Mas, a produção de conteúdo para a atração de pacientes é somente a primeira parte da estratégia.
A segunda parte, muito importante é a de criar relacionamentos, de nutrir diálogos com seus prospectos.
Veja bem, você não pode querer vender um tratamento de saúde para um paciente baseado apenas em conteúdo.
Quanto mais alto o envolvimento do paciente com a decisão de consumo de um bem ou serviço, mais ele precisa confiar no prestador de serviço. E essa confiança vem do relacionamento.
Nesse momento é que entra a automação de marketing na captação de pacientes. Parte da estratégia de inbound marketing, o objetivo da automação é exatamente automatizar e sistematizar a parte operacional do relacionamento com os seus prospectos e clientes.
Vamos a seguir entender melhor o funcionamento da automação de marketing para captação de pacientes qualificados para sua clínica. Siga conosco!
Automação de marketing na captação de pacientes - O que é e como fazer?
Com o aumento da captação de clientes através das estratégias de inbound marketing, com a publicação de conteúdo relevante que atraia a atenção de potenciais clientes, surgiu a necessidade de automatizar parte do relacionamento com essa base de potencias clientes, também conhecida com o nome de leads.
Imagine que você tenha uma campanha de captação de pacientes de ortodontia para sua clínica odontológica que atraia centenas de potenciais interessados.
Entrar em contato manualmente com cada um desses potenciais clientes pode ser problemático. Talvez, sua clínica não tenha estrutura de pessoal suficiente para fazer os contatos. Muitas vezes, parte dos contatos não estarão prontos para fazer um agendamento nesse momento.
Nesse momento, contar com um bom fluxo automatizado de captação de pacientes vai tornar seus investimentos em captação de pacientes não somente mais assertivos, como muito mais eficientes.
Mas, antes que tudo possa parecer muito confuso, observe a figura abaixo:
Foto (crédito): Personal comunicação
A automação de marketing na captação de paciente envolve todas as 5 fases, a saber:
01 - Atrair
Atrair pacientes qualificados para sua clínica através de um bom estudo do perfil das suas personas, ou seja, um detalhamento fino do seu público-alvo e segmentando esse público em campanhas patrocinadas (pagas) e conteúdo orgânico (gratuito) nos mais diversos canais digitais (Google, Facebook, Blogs, etc.).
02 - Converter
Direcionar o fluxo de potencias leads (ou interessados) impactados pelas campanhas patrocinadas ou pelo conteúdo orgânico para páginas específicas de captura de dados (Landing Pages), onde o potencial paciente deixará seus dados de contato, geralmente nome e email em troca de alguma informação útil para ele (como um ebook, participar de uma live, de um curso online para tirar suas dúvidas sobre um determinado tratamento, uma avaliação, etc.).
03 - Relacionar
Aqui é o ponto em que as ferramentas de automação de marketing mais ajudam na captação de pacientes.
Através de ferramentas com o email marketing é possível aumentar a percepção de valor do seu lead em relação ao seu trabalho agregando mais valor nesse relacionamento compartilhando com ele mais informações que o ajudem no seu processo de convencimento.
Geralmente, o relacionamento é um processo de "esquentar" o lead ate o momento em que ele esteja pronto para receber uma ligação de alguém da sua clínica (equipe comercial em clínicas maiores e secretárias em clínicas menores).
Esse processo de relacionamento visa aumentar a percepção de valor do paciente em relação ao seu serviço, ao mesmo tempo que ele sempre vai receber algo de valor em troca.
Por exemplo, uma clínica focada em procedimentos de harmonização facial pode disparar uma sequência de vídeos gravadas pelos profissionais de saúde com informações sobre os principais tipos de procedimentos, os riscos, intercorrências mais comuns, casos mais indicados, resultados esperados, bem como material que aumente sua autoridade, como depoimentos de ex-pacientes, vídeos institucionais, etc.
04 - Vender
Ao final de um ciclo de relacionamento, que pode ser mais curto ou mais longo, dependendo da natureza do seu tipo de serviço e do nível do paciente a ser abordado, chega o momento de fazer uma oferta do seu serviço ao paciente.
Você pode estar se perguntando: Por que simplesmente minha equipe não deve ligar no momento seguinte que o lead deixa seus dados de contato em uma landing page?
A resposta passa por uma questão de percepção de valor. Diferentemente de um lojista que tem uma oferta direta, digamos de um modelo de telefone em oferta, no caso de profissionais de saúde, o nível e complexidade de decisão do comprador atua em um nível muito mais profundo de decisão.
É preciso que o lead passe primeiro por um processo de "aquecimento" como descrito no item 03 para que aqueles que demonstrem estarem mais próximos do momento de compra sejam abordados pelo seu time comercial, reduzindo as perdas de tempo e dinheiro abordando pessoas que estão no começo da sua jornada de compras e estão "só pesquisando" sobre um serviço de saúde como o seu.
05 - Reter
O melhor paciente (cliente) é aquele que faz um tratamento e volta novamente, de preferência trazendo outras pessoas com o mesmo perfil dele.
Para que isso aconteça é preciso pensar que o final de um tratamento é o início de uma nova venda para os seus pacientes.
As ferramentas de automação são excelentes aliadas nesse processo uma vez que elas podem automatizar o envio contínuo de materiais que continuem mantendo sua marca viva e valorizada na mente dos seus pacientes.
Quem já fez um tratamento na sua clínica deve entrar em uma base diferente dentro do seu cadastro e receber notificações e informações que mantenham sua marca valorizada na mente deles, para que no momento adequado, definido de acordo com o perfil de cada cliente, voltem a entrar no ciclo de recebimento de novas ofertas de serviço.
Conclusão
Automatizar o marketing da sua clínica para a captação de pacientes é uma tarefa fundamental.
É preciso contar com uma empresa de marketing para saúde experiente que faça um bom plano de marketing customizado para a sua clínica de forma a atrair pacientes qualificados todos os dias.
Se você quer saber mais sobre como implantar processos de automação de marketing para atrair pacientes para sua clínica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para empresas de saúde.
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